Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o TDAH, é correto afirmar: a. Inquietação e fala excessiva não são sinais do TDAH. b. A criança é capaz de seguir os enunciados e completar as atividades sem maiores dificuldades. c. O diagnóstico é facilmente identificado na fase adulta. d. O diagnóstico é feito através de análise comportamental e exames de imagem. e. A criança apresenta agitação excessiva, não conseguindo manter a atenção em algo por muito tempo.
User badge image
TUCANO hs

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações sobre o TDAH: a. Inquietação e fala excessiva não são sinais do TDAH - Esta afirmação está incorreta, pois a agitação e a dificuldade de manter a atenção são sintomas comuns do TDAH. b. A criança é capaz de seguir os enunciados e completar as atividades sem maiores dificuldades - Esta afirmação está incorreta, pois uma das características do TDAH é a dificuldade de concentração e de completar tarefas. c. O diagnóstico é facilmente identificado na fase adulta - Esta afirmação está incorreta, pois o TDAH geralmente é diagnosticado na infância, embora possa persistir na fase adulta. d. O diagnóstico é feito através de análise comportamental e exames de imagem - Esta afirmação está parcialmente correta, pois o diagnóstico do TDAH geralmente envolve uma avaliação comportamental, mas não é feito exclusivamente por exames de imagem. e. A criança apresenta agitação excessiva, não conseguindo manter a atenção em algo por muito tempo - Esta afirmação está correta, pois a agitação e a dificuldade de concentração são características comuns do TDAH. Portanto, a alternativa correta é: e. A criança apresenta agitação excessiva, não conseguindo manter a atenção em algo por muito tempo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os indivíduos com TEA desenvolvem aspectos comportamentais bastante marcantes, sendo o diagnóstico feito, principalmente, através de análise do comportamento. É importante que pais, cuidadores, professores e médicos que acompanham a criança estejam atentos a comportamentos típicos, para que sejam feitos a identificação do transtorno e o diagnóstico precoce. São comportamentos passíveis de observação mais cuidadosa:
Escolha uma:
A. A criança é quieta, tranquila e gosta de atividades individuais.
B. A criança chora com frequência e quer permanecer no colo.
C. A criança reage quando chamada e demonstra resposta afetiva esperada.
D. Ausência de contato visual e linguagem limitada ou ausente.
E. A criança apresenta dificuldades na pronúncia de determinados sons.

Existem evidências de que o TEA tem base biológica e forte componente genético. Observe as alternativas e aponte a que apresenta os possíveis fatores ambientais que podem interagir com os fatores genéticos e dar origem a este transtorno.
Escolha uma:
a. Doenças e tabagismo durante a gravidez, doenças na infância e disfunções glandulares.
b. Doenças durante a gestação, doenças na infância, intolerância a alimentos e reação a vacinas e poluentes.
c. Exposição a produtos tóxicos, fumo, álcool e drogas durante a gestação.
d. Incompatibilidade do fator Rh entre os pais, malformações congênitas e uso de antibióticos na gestação.
e. Condições psicoemocionais da mãe durante a gravidez, falta de nutrientes essenciais para o feto e uso de antibióticos.

Sobre o TEA, assinale a alternativa CORRETA:
a. Cerca de 10 a 20% dos indivíduos autistas têm a capacidade intelectual comprometida (apresentam algum grau de deficiência mental).
b. Os fatores de predisposição ao TEA estão ligados à ingestão de álcool e ao consumo de drogas durante a gestação.
c. O diagnóstico realizado cedo torna possível iniciar o tratamento precoce e, como consequência, a criança poderá ter melhor desenvolvimento.
d. O TEA tem origem na predisposição genética e está ligado a uma trissomia do cromossomo 21.
e. O TEA é classificado como de grau médio ou grave.

Sobre as quarto funções da atenção (Sternberg, 2000), assinale a alternativa que apresenta uma delas.
Escolha uma:
a. Atenção espontânea.
b. Capacidade atencional.
c. Atenção devolutiva.
d. Atenção seletiva.
e. Atenção voluntária.

Sobre o TEA, marque a alternativa CORRETA:
A. O TEA pode ser classificado com os graus 1 e 2, conforme a intensidade dos sintomas.
B. O transtorno semântico-pragmático é um transtorno do desenvolvimento envolvendo o significado e a função da linguagem. A criança, na maioria dos casos, não desenvolve os mecanismos da fala.
C. O transtorno desintegrativo da infância se torna evidente logo nos primeiros meses. As habilidades da criança se deterioram e há comprometimento cognitivo, motor e social. A condição afeta os meninos com mais frequência do que as meninas.
D. O transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação também é chamado de autismo atípico e, às vezes, é visto como uma forma mais branda de autismo. Por exemplo, uma criança com transtorno global de desenvolvimento sem outra especificação pode apresentar transtornos na comunicação ou insistência na repetição/comportamentos restritos, mas não necessariamente ambos.
E. É uma síndrome que afeta apenas as meninas e, em geral, se torna evidente após um período de desenvolvimento normal de aproximadamente seis meses. A capacidade de interação social se deteriora, o cérebro para de se desenvolver em seu ritmo normal de crescimento, e as habilidades cognitivas, motoras e de fala ficam comprometidas. Uma característica típica são os gestos persistentes de torcer ou bater uma mão na outra. A menina costuma ter dificuldades profundas de aprendizagem.

É consenso entre as pesquisas sobre o assunto que o diagnóstico precoce é benéfico para a criança, pois, quanto mais cedo o TEA é identificado e diagnosticado, mas cedo se pode iniciar o tratamento e proporcionar a ela um melhor desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida. Isto ocorre porque:
Escolha uma:
a. O diagnóstico precoce proporciona a melhora do quadro em curto prazo.
b. O diagnóstico precoce proporcionará à família e aos cuidadores da criança a visão das suas limitações e a resignação sobre a sua condição.
c. Com o diagnóstico precoce, são feitas intervenções para que a criança desenvolva suas habilidades cognitivas e esteja apta a frequentar a escola regular.
d. Com o diagnóstico precoce, é possível fazer intervenções para melhorar ou iniciar o desenvolvimento das linguagens não verbal e verbal, assim como incentivar a habilidade de imitar os movimentos dos outros e tratar as dificuldades sensoriais e motoras da criança.
e. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais e de imagem, os quais são extremamente confiáveis.

Representa um sintoma de desatenção: a. Dificuldade em se concentrar nas tarefas quando na presença de barulho intenso, quantidades grandes de pessoas e outros estímulos externos. b. Esquecimento de atividades que não fazem parte da rotina. c. Dificuldade de concentração em atividades por período de tempo considerado normal para a sua faixa etária. d. Apresentar resistência em fazer as tarefas propostas em sala de aula. e. Seguir facilmente instruções e terminar atividades e/ou deveres de na sala de aula ou em casa.

Mais conteúdos dessa disciplina