Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Reuven Feurstein, a aprendizagem na escola ou escola especial é:

“A aprendizagem é uma mudança social provocada pela experiência de outro ser humano, somente pela experiência própria e prática em si ou pela repetição ou associação automática de estímulos e respostas”.
“A aprendizagem é uma mudança de comportamento provocada pela experiência de outro ser humano, focada na repetição ou associação automática de estímulos e respostas”.
“A aprendizagem é uma mudança de comportamento provocada pela experiência de outro ser humano e não pela experiência própria e prática em si, ou pela repetição ou associação automática de estímulos e respostas”.
“A aprendizagem é uma mudança de cognitiva e social provocada pela experiência de outro ser humano e não pela experiência própria e prática em si, ou pela repetição ou associação automática de estímulos e respostas”.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Segundo Reuven Feurstein, a aprendizagem na escola ou escola especial é: “A aprendizagem é uma mudança social provocada pela experiência de outro ser humano, somente pela experiência própria e prática em si ou pela repetição ou associação automática de estímulos e respostas”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO – RESUMO GERAL Pergunta 1 O senso comum gera confusão e mal-entendidos quando se trata de definir e diferenciar a psicologia da psiquiatria. A definição de Psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Sobre o assunto, aponte a alternativa correta. Psiquiatria é ramo da medicina, é a ciência que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças mentais. O seu objetivo é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os distúrbios da mente. A psiquiatria inclui subespecialidades, como a psicopatologia (que estuda os processos que podem levar à insanidade mental), a psicofarmacologia (dedicada à análise dos efeitos dos fármacos nos tratamentos comportamentais, emocionais ou cognitivos) e a sexologia (o estudo esquemático da sexualidade humana). Todas as alternativas estão erradas. Uma pergunta não invasiva para um aluno, quando ele informa que irá a um psiquiatra, é que tipo de medicamento ele está usando. Uma pergunta não invasiva para um aluno, quando ele informa que irá a uma consulta psicológica, é qual a especialidade desse psicólogo. Todas as alternativas estão corretas.

a) Psiquiatria é ramo da medicina, é a ciência que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças mentais. O seu objetivo é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os distúrbios da mente.
b) Todas as alternativas estão erradas.
c) Uma pergunta não invasiva para um aluno, quando ele informa que irá a uma consulta psicológica, é qual a especialidade desse psicólogo.

Para definição da psicologia escolar, é preciso que o psicólogo compreenda que no cenário escolar, da mesma forma que outros técnicos presentes na escola, ele não é o protagonista da cena. Seu trabalho é nos bastidores, buscando promover o educador em suas necessidades de reflexão e de construção de conhecimento. Para isso, é fundamental que tenha uma visão integrada desse educador-sujeito, pois seu trabalho é ajudá-lo a se descobrir, a se desvelar, alcançando segurança, autonomia na sala de aula. E isso só é possível através do respeito – respeito por um conhecimento que o professor construiu referente ao cotidiano da sala de aula e que é o objetivo primeiro da escola; e respeito pela pessoa do educador, não lhe lançando interpretações que não está preparado para ouvir – a escola não é espaço para clínica psicológica. São possibilidades de intervenção: I) Acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos com dificuldades. II) Participar das reuniões e conselhos de classe, nas quais o psicólogo poderá estabelecer novas maneiras de perceber o processo educacional dos alunos, evitando rótulos, diagnósticos imprecisos e hipóteses únicas e fechadas. III) Diagnóstico e tratamento na escola de crianças com suspeita de dificuldades de aprendizagem para especialistas da área. IV) Receitar medicamentos para alunos com TDA ou TDAH. Estão corretas as alternativas: III e IV. II e III. II e IV. I e II. I e IV.

a) III e IV.
b) II e III.
c) II e IV.

Sobre a Hiperatividade, pode-se reconhecer a hiperatividade motora, frequentemente confundida com as características de uma criança levada, mas a diferença é que ela realmente não para quieta em nenhum momento e tem muito mais “pilha” do que as outras crianças levadas. É agitada demais. Algumas podem ter até dificuldade de dormir. Além disso, há a hiperatividade cerebral, que é caracterizada pela extrema agitação mental, falta de concentração e impossibilidade de focar-se em uma coisa só. Como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), pode-se dizer que: é um transtorno neurobiológico, de causas ambientais e de origem física que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de síndrome do pânico.

a) é um transtorno neurobiológico, de causas ambientais e de origem física que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de síndrome do pânico.
b) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de dislexia.
c) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).

Na relação da educação inclusiva e da deficiência física, os tipos e definições de deficiência física, refere-se à alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, monoplegia, tetraplegia. Entre as

Com relação à definição de liderança, pode-se afirmar que:

em algumas situações, os líderes são impostos ao grupo e assumem seu lugar, tal como acontece com representantes, capitães e técnicos de equipes e clubes.
liderança é considerada, de forma geral, “o processo comportamental de influenciar indivíduos e grupos na direção das metas estabelecidas”.
um líder desconhece para onde o grupo está indo e a direção e os recursos para chegar lá.
os líderes têm uma variedade de traços de personalidade. Existem traços específicos que tornem um líder bem-sucedido.

Mais conteúdos dessa disciplina