Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros

QUestÃo 09 O ponto P está no lado AB do triângulo ABC e é tal que o segmento PC é perpendicular ao lado AB. O ponto Q é o ponto médio do segmen...

QUestÃo 09

O ponto P está no lado AB do triângulo ABC e é tal que o segmento PC é perpendicular ao lado AB. O ponto Q é o ponto médio do segmento AP, e o ponto R é o ponto médio do segmento PB. Os pontos T e S estão nos lados AC e BC, respectivamente, e são tais que os segmentos QT e RS são paralelos ao segmento PC, conforme a figura:

A B Q T P C R S

Sabendo-se que o triângulo ABC tem área 60 cm2, o pentágono QTCSR, destacado na figura, tem área

(A) 44 cm2.

(B) 46 cm2.

(C) 47 cm2.

(D) 48 cm2.

(E) 45 cm2.

User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a situação descrita no enunciado, podemos perceber que o pentágono QTCSR é formado pelos segmentos QT, RS e os lados AC, BC do triângulo ABC. Como QT e RS são paralelos ao segmento PC, podemos considerar que a área do pentágono é a diferença entre a área do triângulo ABC e a área dos triângulos QPC e RPC. Os triângulos QPC e RPC são semelhantes ao triângulo ABC, pois possuem ângulos iguais devido à perpendicularidade de PC em relação a AB. Além disso, como Q e R são pontos médios dos segmentos AP e PB, respectivamente, podemos dizer que a área de QPC é 1/4 da área de ABC e a área de RPC também é 1/4 da área de ABC. Portanto, a área do pentágono QTCSR é: Área do ABC - Área do QPC - Área do RPC = 60 - 1/4*60 - 1/4*60 = 60 - 15 - 15 = 30 cm² Assim, a alternativa correta é: (A) 44 cm².

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUestÃo 05

Na turma de uma escola, 11 estudantes apoiam o time azul. Sabe-se que, nessa turma, um terço dos meninos apoia o time azul e metade das meninas apoia o time azul. O número total de meninos somado a um sétimo do número de meninas excede em 1 a metade do tamanho da turma. Se cada menino da turma formar um par com uma menina, ficarão sem par

(A) 2 meninas.

(B) 5 meninas.

(C) 6 meninas.

(D) 3 meninas.

(E) 4 meninas.

QUestÃo 06

No plano cartesiano, a mediatriz do segmento de extremidades A(2,3) e B(1,5) corta o eixo 0x no ponto de abscissa

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

QUestÃo 16

No mundo, a poliomielite infectava cerca de 350 mil pessoas a cada ano até 1988; em 2018, o número de infectados passou a ser 33. A profilaxia que levou à queda do número de casos de infectados foi o emprego de

(A) soro terapêutico, que desencadeia uma imunização passiva.

(B) antibiótico, que desencadeia uma imunização ativa.

(C) antibiótico, que desencadeia uma imunização passiva.

(D) vacina, que desencadeia uma imunização passiva.

(E) vacina, que desencadeia uma imunização ativa.

Em um dia de inverno, alguns estudantes fizeram um estudo de campo e observaram a presença de alguns passarinhos e cotias, mas não viram lagartos nem sapos. Sobre a fisiologia desses grupos de vertebrados, os estudantes fizeram algumas afirmacoes:

Victor: os passarinhos e as cotias são homeotérmicos ou endotérmicos, conceitos que são sinônimos, e, por isso, esses animais conseguem manter a temperatura corpórea constante e não dependem do calor do meio.

Bárbara: os passarinhos e as cotias são endotérmicos e em ambiente frio conseguem manter o metabolismo elevado às custas do calor liberado pela oxidação dos alimentos.

Lorenzo: como os passarinhos e as cotias consomem, proporcionalmente à massa corpórea, menos alimentos que os lagartos e os sapos, os passarinhos e as cotias são ectotérmicos e conseguem se manter em ambientes frios.

Graziela: os sapos e os lagartos são ectotérmicos, ou seja, são animais que dependem do próprio metabolismo para elevar a temperatura corpórea.

Mariana: os passarinhos e as cotias, por serem pecilotérmicos, são mais ativos nos dias frios devido à camada espessa de gordura abaixo da pele que mantém o calor corpóreo.

A explicação correta sobre a fisiologia dos vertebrados analisados foi descrita por

(A) Graziela.

(B) Lorenzo.

(C) Bárbara.

(D) Victor.

(E) Mariana.

A) Graziela.
B) Lorenzo.
C) Bárbara.
D) Victor.
E) Mariana.

Trata-se de um micro-organismo com simetria icosaédrica, não envelopado e com DNA de fita dupla. Uma vez no interior de uma célula hospedeira, esse micro-organismo libera seu material genético, que atinge o núcleo celular e lá consegue comandar a síntese de moléculas de RNA mensageiro. Essas moléculas migram para o citosol e são traduzidas em proteínas, que serão utilizadas para montar novos micro-organismos inteiros. Ao final dessa replicação, a célula hospedeira, após sofrer lise, pode liberar vários novos micro-organismos.

O texto descreve de forma sucinta as características estruturais e de replicação que mais se assemelham às do micro-organismo

(A) HPV.

(B) vibrião colérico.

(C) bacilo de Koch.

(D) príon.

(E) plasmódio.

A) HPV.
B) vibrião colérico.
C) bacilo de Koch.
D) príon.
E) plasmódio.

As cobras-de-vidro são lagartos ápodes, isto é, não possuem membros ou os apresentam de forma vestigial. Essas “cobras” são parentes mais próximas dos atuais lagartos com patas e todos descendem de um grupo ancestral que possuía quatro membros locomoto

Segundo a teoria sintética de evolução, os lagartos ápodes surgiram porque
(A) ocorreram variações anatômicas e mutações como resposta a uma mudança ambiental, fazendo os ancestrais se adaptarem às galerias e tocas presentes no solo.
(B) a seleção natural atuou sobre a variabilidade fenotípica, favorecendo os indivíduos sem patas ou com patas menos desenvolvidas, os quais geraram descendentes com as mesmas características.
(C) seus ancestrais deixaram de usar as patas para entrar em tocas e galerias no solo; por falta de uso, essas patas atrofiaram e a característica adquirida foi transmitida aos descendentes.
(D) a pressão seletiva do ambiente provocou a transformação anatômica no corpo de seus ancestrais e a ausência das patas foi transmitida geneticamente aos descendentes.
(E) mudanças repentinas no ambiente favoreceram, por seleção natural, os animais que tinham a capacidade de reduzir o porte das patas com o tempo.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Ao longo deste século XXI, a economia brasileira tem passado pelo processo de reprimarização de suas exportações. Este processo está associado à demanda por
(A) matérias-primas em países emergentes.
(B) petróleo em países do Oriente Médio.
(C) prestação de serviços aos países do sudeste asiático.
(D) biocombustíveis em países da Europa.
(E) produtos tecnológicos em países africanos.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Configura uma característica que garante competitividade ao transporte ferroviário:
(A) a flexibilidade em sua estrutura de redes e de itinerários para melhor se adequar às necessidades de cada produto transportado.
(B) a capacidade de realizar entregas rápidas e diretas aos destinatários sem a necessidade de postos logísticos intermediários.
(C) a eficiência econômica ao transportar mercadorias pesadas e volumosas em trajetos de médias e grandes distâncias.
(D) o menor custo de implantação e de manutenção para o desenvolvimento de uma ampla rede de circulação no território.
(E) o uso dedicado ao transporte de mercadorias consideradas prioritárias e de elevado valor agregado em longas distâncias.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

No cenário internacional, a Índia é considerada uma potência em desenvolvimento, com destacado crescimento econômico. Colaboraram para esse cenário, entre outras medidas,
(A) a planificação estatal e a modernização do setor financeiro.
(B) a desregulamentação monetária e a elevação do protecionismo.
(C) a retração do setor primário e a privatização das indústrias de base.
(D) a entrada de investimentos estrangeiros e a redução de barreiras tarifárias.
(E) a saída de blocos multilaterais e os ajustes nas políticas fiscais.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Considerando o processo de circulação atmosférica, as áreas indicadas no mapa por X correspondem a
(A) zonas de alta pressão, dispersoras dos ventos.
(B) cotas batimétricas, emissoras de ventos em altitude.
(C) núcleos de condensação, dispersores de massas de ar seco.
(D) giros oceânicos, emissores de ventos carregados de umidade.
(E) zonas de baixa pressão, emissoras de massas de ar.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

A década de 1970 foi um marco na questão ambiental com a realização da primeira grande iniciativa da Organização da Nações Unidas para a preservação do meio ambiente, conhecida por
(A) Protocolo de Quioto.
(B) Declaração de Viena.
(C) Relatório Brundtland.
(D) Conferência de Estocolmo.
(E) Acordo de Copenhague.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

No estudo da questão agrária brasileira, a estrutura fundiária é um aspecto central, pois revela
(A) o grau de modernização da produção agrícola.
(B) o potencial do país para o cultivo de commodities.
(C) a fertilidade das terras nos diferentes estados do país.
(D) o predomínio das relações de trabalho firmadas no campo.
(E) a distribuição desigual de terras no país.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

A feição destacada na imagem corresponde
(A) ao canal fluvial que dispersa as águas das chuvas em um terreno.
(B) ao trecho de planalto que orienta a delimitação de fronteiras políticas.
(C) à elevação do terreno que caracteriza a porção inicial, jusante, de um rio.
(D) à faixa de maior altitude topográfica que separa duas bacias hidrográficas.
(E) ao meandro que determina as posições de barlavento e de sotavento em uma vertente.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Mais conteúdos dessa disciplina