Logo Passei Direto
Buscar
Vygotsky tinha uma visão que entendia a criança não sendo ditada apenas por leis da natureza, mas também por determinações divinas. Escolha uma opção: Verdadeiro Falso Ano: 2016 Banca: IDECAN Órgão: SEARH - RN Prova: IDECAN - 2016 - SEARH - RN - Professor - Pedagogia - Anos Iniciais.
Vygotsky tinha uma visão que entendia a criança não sendo ditada apenas por leis da natureza, mas também por determinações divinas.
Verdadeiro
Falso
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A afirmação é Falsa. Vygotsky enfatizava a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento da criança, mas não atribuía esse desenvolvimento a determinações divinas. Ele focava nas interações sociais e na mediação cultural como fatores fundamentais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Verdadeiro. Vygotsky acreditava que o desenvolvimento da criança não era determinado apenas por leis naturais, mas também por influências sociais, culturais e históricas, o que inclui determinações divinas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
A literatura exerce um papel fundamental na educação infantil pois, a linguagem literária organiza os fatos de forma similar da linguagem oral do cotidiano.
É a linguagem do jogo simbólico que aguça na criança a imaginação, fantasia, vontade de descobrir e compreender o mundo.
Trabalhar as múltiplas linguagens na educação infantil significa contribuir nos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais.
Através do jogo simbólico a criança inventa, imagina, representa e se expressa, podendo desempenhar vários papéis.
A brincadeira propicia a exploração da expressividade corpórea, social e afetiva da criança, já que em seu grupo ela pode fazer diversas manifestações.
a. A literatura exerce um papel fundamental na educação infantil pois, a linguagem literária organiza os fatos de forma similar da linguagem oral do cotidiano.
b. É a linguagem do jogo simbólico que aguça na criança a imaginação, fantasia, vontade de descobrir e compreender o mundo.
c. Trabalhar as múltiplas linguagens na educação infantil significa contribuir nos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais.
d. Através do jogo simbólico a criança inventa, imagina, representa e se expressa, podendo desempenhar vários papéis.
e. A brincadeira propicia a exploração da expressividade corpórea, social e afetiva da criança, já que em seu grupo ela pode fazer diversas manifestações.

Para Vygotsky: Brincar é uma fonte de aprendizagem, onde a criança pode impulsionar seu desenvolvimento. Escolha uma opção: Verdadeiro Falso
Brincar é uma fonte de aprendizagem, onde a criança pode impulsionar seu desenvolvimento.
Verdadeiro
Falso

(CETRO - 2006) Na educação infantil, pode-se afirmar que o brinquedo a. é um objeto que não traz risco para as crianças possibilitando usá-lo irrefletidamente. b. é um objeto que possibilita passar o tempo e distrair a criança no período que permanece afastada da mãe e da família. c. é coisa de pouca importância, cujo uso não causa dano, desagrado ou mal-estar. d. em si não é a brincadeira, mas sim, o suporte para que ela ocorra. É a criança que dá sentido aos objetos, recriando-os a partir de sua fantasia e criatividade. e. em si é a brincadeira; somente a sua existência já possibilita divertimento, passatempo, sobretudo entre as crianças. Sobre a interação lúdica entre crianças e adultos: a. Faz-de-conta é a brincadeira mais comum entre adultos e bebês, já que podemos estabelecermo-nos em um plano onde possamos nos dedicar ao cuidado de nós mesmos, sem interferência da exploração capitalista. b. É organizador, já que é uma boa ideia dentro do espaço doméstico que sejam utilizadas metodologias lúdicas para que possamos envolver crianças no trabalho da vida adulta. c. É sociológico, já que assim podemos estabelecer formações de opiniões acerca da realidade, evitando que as crianças entrem em um estado de anomia dentro de nossa realidade. d. É cultural, já que cada responsável tem uma forma própria de se envolver com crianças, porém é claro que esse envolvimento ajuda a estabelecer laços de confiança e de afetividades. e. É louvável, porém questionável. Não há motivos para adultos se envolverem em brincadeiras infantis. Vygotsky defende que as atividades realizadas pela criança por meio da colaboração são fundamentais para o seu desenvolvimento. Ele argumenta ainda que a imitação, se compreendida em sentido amplo, “é a forma principal em que se realiza a influência da aprendizagem sobre o desenvolvimento. A aprendizagem da fala, a aprendizagem na escola se organiza amplamente com base na imitação” Escolha uma opção: Verdadeiro Falso
Na educação infantil, pode-se afirmar que o brinquedo a. é um objeto que não traz risco para as crianças possibilitando usá-lo irrefletidamente. b. é um objeto que possibilita passar o tempo e distrair a criança no período que permanece afastada da mãe e da família. c. é coisa de pouca importância, cujo uso não causa dano, desagrado ou mal-estar. d. em si não é a brincadeira, mas sim, o suporte para que ela ocorra. É a criança que dá sentido aos objetos, recriando-os a partir de sua fantasia e criatividade. e. em si é a brincadeira; somente a sua existência já possibilita divertimento, passatempo, sobretudo entre as crianças.
Sobre a interação lúdica entre crianças e adultos: a. Faz-de-conta é a brincadeira mais comum entre adultos e bebês, já que podemos estabelecermo-nos em um plano onde possamos nos dedicar ao cuidado de nós mesmos, sem interferência da exploração capitalista. b. É organizador, já que é uma boa ideia dentro do espaço doméstico que sejam utilizadas metodologias lúdicas para que possamos envolver crianças no trabalho da vida adulta. c. É sociológico, já que assim podemos estabelecer formações de opiniões acerca da realidade, evitando que as crianças entrem em um estado de anomia dentro de nossa realidade. d. É cultural, já que cada responsável tem uma forma própria de se envolver com crianças, porém é claro que esse envolvimento ajuda a estabelecer laços de confiança e de afetividades. e. É louvável, porém questionável. Não há motivos para adultos se envolverem em brincadeiras infantis.
Vygotsky defende que as atividades realizadas pela criança por meio da colaboração são fundamentais para o seu desenvolvimento. Ele argumenta ainda que a imitação, se compreendida em sentido amplo, “é a forma principal em que se realiza a influência da aprendizagem sobre o desenvolvimento. A aprendizagem da fala, a aprendizagem na escola se organiza amplamente com base na imitação”
Verdadeiro
Falso

Mais conteúdos dessa disciplina