Logo Passei Direto
Buscar
O processo psicológico da imaginação se articula com a atividade criadora da criança, ou seja, de produzir o novo recombinando elementos da realidade, mesmo assim, devemos entender que a imaginação e a fantasia se criam do nada, se baseando apenas nos sonhos e desejos da criança. Escolha uma opção: Verdadeiro Falso
O processo psicológico da imaginação se articula com a atividade criadora da criança, ou seja, de produzir o novo recombinando elementos da realidade, mesmo assim, devemos entender que a imaginação e a fantasia se criam do nada, se baseando apenas nos sonhos e desejos da criança.
Verdadeiro
Falso
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A afirmação é Falsa. O processo psicológico da imaginação realmente se articula com a atividade criadora da criança, mas a imaginação e a fantasia não se criam do nada; elas são influenciadas por experiências, memórias e elementos da realidade que a criança já vivenciou.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Verdadeiro

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
A literatura exerce um papel fundamental na educação infantil pois, a linguagem literária organiza os fatos de forma similar da linguagem oral do cotidiano.
É a linguagem do jogo simbólico que aguça na criança a imaginação, fantasia, vontade de descobrir e compreender o mundo.
Trabalhar as múltiplas linguagens na educação infantil significa contribuir nos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais.
Através do jogo simbólico a criança inventa, imagina, representa e se expressa, podendo desempenhar vários papéis.
A brincadeira propicia a exploração da expressividade corpórea, social e afetiva da criança, já que em seu grupo ela pode fazer diversas manifestações.
a. A literatura exerce um papel fundamental na educação infantil pois, a linguagem literária organiza os fatos de forma similar da linguagem oral do cotidiano.
b. É a linguagem do jogo simbólico que aguça na criança a imaginação, fantasia, vontade de descobrir e compreender o mundo.
c. Trabalhar as múltiplas linguagens na educação infantil significa contribuir nos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais.
d. Através do jogo simbólico a criança inventa, imagina, representa e se expressa, podendo desempenhar vários papéis.
e. A brincadeira propicia a exploração da expressividade corpórea, social e afetiva da criança, já que em seu grupo ela pode fazer diversas manifestações.

Para Vygotsky: Brincar é uma fonte de aprendizagem, onde a criança pode impulsionar seu desenvolvimento. Escolha uma opção: Verdadeiro Falso
Brincar é uma fonte de aprendizagem, onde a criança pode impulsionar seu desenvolvimento.
Verdadeiro
Falso

(CETRO - 2006) Na educação infantil, pode-se afirmar que o brinquedo a. é um objeto que não traz risco para as crianças possibilitando usá-lo irrefletidamente. b. é um objeto que possibilita passar o tempo e distrair a criança no período que permanece afastada da mãe e da família. c. é coisa de pouca importância, cujo uso não causa dano, desagrado ou mal-estar. d. em si não é a brincadeira, mas sim, o suporte para que ela ocorra. É a criança que dá sentido aos objetos, recriando-os a partir de sua fantasia e criatividade. e. em si é a brincadeira; somente a sua existência já possibilita divertimento, passatempo, sobretudo entre as crianças. Sobre a interação lúdica entre crianças e adultos: a. Faz-de-conta é a brincadeira mais comum entre adultos e bebês, já que podemos estabelecermo-nos em um plano onde possamos nos dedicar ao cuidado de nós mesmos, sem interferência da exploração capitalista. b. É organizador, já que é uma boa ideia dentro do espaço doméstico que sejam utilizadas metodologias lúdicas para que possamos envolver crianças no trabalho da vida adulta. c. É sociológico, já que assim podemos estabelecer formações de opiniões acerca da realidade, evitando que as crianças entrem em um estado de anomia dentro de nossa realidade. d. É cultural, já que cada responsável tem uma forma própria de se envolver com crianças, porém é claro que esse envolvimento ajuda a estabelecer laços de confiança e de afetividades. e. É louvável, porém questionável. Não há motivos para adultos se envolverem em brincadeiras infantis. Vygotsky defende que as atividades realizadas pela criança por meio da colaboração são fundamentais para o seu desenvolvimento. Ele argumenta ainda que a imitação, se compreendida em sentido amplo, “é a forma principal em que se realiza a influência da aprendizagem sobre o desenvolvimento. A aprendizagem da fala, a aprendizagem na escola se organiza amplamente com base na imitação” Escolha uma opção: Verdadeiro Falso
Na educação infantil, pode-se afirmar que o brinquedo a. é um objeto que não traz risco para as crianças possibilitando usá-lo irrefletidamente. b. é um objeto que possibilita passar o tempo e distrair a criança no período que permanece afastada da mãe e da família. c. é coisa de pouca importância, cujo uso não causa dano, desagrado ou mal-estar. d. em si não é a brincadeira, mas sim, o suporte para que ela ocorra. É a criança que dá sentido aos objetos, recriando-os a partir de sua fantasia e criatividade. e. em si é a brincadeira; somente a sua existência já possibilita divertimento, passatempo, sobretudo entre as crianças.
Sobre a interação lúdica entre crianças e adultos: a. Faz-de-conta é a brincadeira mais comum entre adultos e bebês, já que podemos estabelecermo-nos em um plano onde possamos nos dedicar ao cuidado de nós mesmos, sem interferência da exploração capitalista. b. É organizador, já que é uma boa ideia dentro do espaço doméstico que sejam utilizadas metodologias lúdicas para que possamos envolver crianças no trabalho da vida adulta. c. É sociológico, já que assim podemos estabelecer formações de opiniões acerca da realidade, evitando que as crianças entrem em um estado de anomia dentro de nossa realidade. d. É cultural, já que cada responsável tem uma forma própria de se envolver com crianças, porém é claro que esse envolvimento ajuda a estabelecer laços de confiança e de afetividades. e. É louvável, porém questionável. Não há motivos para adultos se envolverem em brincadeiras infantis.
Vygotsky defende que as atividades realizadas pela criança por meio da colaboração são fundamentais para o seu desenvolvimento. Ele argumenta ainda que a imitação, se compreendida em sentido amplo, “é a forma principal em que se realiza a influência da aprendizagem sobre o desenvolvimento. A aprendizagem da fala, a aprendizagem na escola se organiza amplamente com base na imitação”
Verdadeiro
Falso

Mais conteúdos dessa disciplina