Logo Passei Direto
Buscar
Cada uma das figuras acima mostra uma bobina de 200 espiras e um ímã cujos polos estão alinhados com o eixo central da bobina. Sendo assim, assinale a opção correta.
a) Se na figura 1 o ímã se aproximar da bobina, surgirá uma corrente elétrica induzida na bobina e terá o sentido B.
b) Se na figura 2 o ímã se afastar da bobina, surgirá uma corrente elétrica induzida na bobina e terá o sentido B.
c) Se na figura 1 o ímã se aproximar ou se afastar da bobina, surgirá uma corrente elétrica na bobina e terá o sentido B.
d) Se na figura 2 a bobina se aproximar do ímã, surgirá uma corrente elétrica induzida na bobina e terá o sentido de B.
e) O movimento do ímã não pode induzir corrente elétrica na bobina. Só surgirá corrente elétrica na bobina se ela estiver ligada a uma fonte de energia elétrica.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas na questão, podemos aplicar a Lei de Faraday da indução eletromagnética para determinar a resposta correta. De acordo com a Lei de Faraday, a variação do fluxo magnético através de uma espira induz uma corrente elétrica na espira. Quando um ímã se move em relação a uma bobina, o fluxo magnético através da bobina muda, o que induz uma corrente elétrica na bobina. Analisando as opções: a) Na figura 1, se o ímã se aproximar da bobina, haverá uma variação do fluxo magnético e, portanto, uma corrente elétrica será induzida na bobina. O sentido da corrente induzida seguirá a regra da mão direita, que é representada pela letra B. b) Na figura 2, se o ímã se afastar da bobina, também haverá uma variação do fluxo magnético e, consequentemente, uma corrente elétrica será induzida na bobina. O sentido da corrente induzida seguirá a regra da mão direita, que é representada pela letra B. c) Esta opção está incorreta, pois o sentido da corrente induzida dependerá da variação do fluxo magnético, que pode ser causada pelo ímã se aproximando ou se afastando da bobina. d) Na figura 2, se a bobina se aproximar do ímã, não haverá variação do fluxo magnético e, portanto, não será induzida corrente elétrica na bobina. e) Esta opção está incorreta, pois o movimento do ímã em relação à bobina pode sim induzir corrente elétrica na bobina, de acordo com a Lei de Faraday. Portanto, as opções corretas são: a) Se na figura 1 o ímã se aproximar da bobina, surgirá uma corrente elétrica induzida na bobina e terá o sentido B. e b) Se na figura 2 o ímã se afastar da bobina, surgirá uma corrente elétrica induzida na bobina e terá o sentido B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina