Logo Passei Direto
Buscar
Em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) temos vários tipos de usuários, classificados por suas necessidades ou papéis que desempenham. Sobre esses usuários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O projetista ou analista de dados tem, entre outras atribuições, a de gerenciar o acesso dos usuários na base de dados.
( ) O programador tem como principal atribuição mapear os dados e, em seguida, definir onde eles serão organizados.
( ) O usuário comum é responsável por construir o sistema que acessará o banco de dados.
( ) O administrador do banco de dados (DBA ? Database Administrator) é o profissional responsável por instalar, configurar e garantir uma boa performance do sistema.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - F - F - V.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação sobre os tipos de usuários em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD): ( ) O projetista ou analista de dados tem, entre outras atribuições, a de gerenciar o acesso dos usuários na base de dados. Verdadeiro (V). O projetista ou analista de dados é responsável por definir a estrutura do banco de dados, incluindo a segurança e o controle de acesso dos usuários. ( ) O programador tem como principal atribuição mapear os dados e, em seguida, definir onde eles serão organizados. Verdadeiro (V). O programador trabalha na implementação do sistema, incluindo a definição de como os dados serão manipulados e organizados no banco de dados. ( ) O usuário comum é responsável por construir o sistema que acessará o banco de dados. Falso (F). O usuário comum é aquele que utiliza o sistema para realizar suas atividades, não sendo responsável pela construção do sistema em si. ( ) O administrador do banco de dados (DBA - Database Administrator) é o profissional responsável por instalar, configurar e garantir uma boa performance do sistema. Verdadeiro (V). O DBA é o responsável por garantir que o banco de dados funcione corretamente, realizando tarefas como instalação, configuração, backup, segurança e otimização de desempenho. Portanto, a sequência correta é: a) V - F - F - V.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As organizações recentemente vêm demonstrando uma capacidade extrema em capturar, organizar e armazenar grandes quantidades de dados, os quais são obtidos por meio de suas operações diárias. Entretanto, a maioria delas ainda não faz o uso adequado dessa gigantesca massa de dados para transformá-la em conhecimentos que possam ser utilizados em suas próprias atividades. Com a geração de um volume cada vez maior de informação, é essencial tentar aproveitar o máximo possível desse investimento, razão pela qual se torna imprescindível a utilização de algumas ferramentas, tais como Data Mining, Data Warehouse, Data Mart e Data Marketing. Acerca das referidas ferramentas, analise as sentenças a seguir:
I- Sobre o Data Mining, pode-se afirmar que se refere à busca de informações relevantes a partir de um grande volume de dados.
II- As ferramentas de Data Warehouse possuem tipicamente uma visão multidimensional, ou seja, pode-se obter uma informação a partir do cruzamento de diversas tabelas.
III- O Data Mart refere-se a um subconjunto de dados da organização, como, por exemplo, os dados de um departamento, os quais apresentam um foco restrito para análise e descoberta de informações úteis à tomada de decisões.
IV- No ambiente organizacional, devido à grande quantidade de dados, não é recomendado o emprego de Data Mining para atividades ligadas ao marketing.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina