Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE-2008) Na escola Novos Horizontes desejava-se implantar um currículo que partisse da concepção de conhecimentos em rede e que se aproximasse da vida cotidiana. Em uma reunião com o corpo docente, o diretor trouxe, para reflexão, os argumentos abaixo.
I. O conhecimento é, na dimensão das redes, uma propriedade ou uma característica do indivíduo.
II. Aprendemos que relevante no nosso fazer é 'o quê', possível de ser medido, quantificado, regulamentado e controlado.
III. Todas as atividades que desempenhamos em nossas vidas são aprendidas, mesmo que, em alguns casos, instintiva ou mecanicamente.
IV. Os currículos que criamos misturam elementos das propostas formais e organizadas com as possibilidades que temos de implantá-las.
Para a implantação pretendida, os argumentos coerentes são

a. III e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. II e III, apenas.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada argumento apresentado: I. O conhecimento é, na dimensão das redes, uma propriedade ou uma característica do indivíduo. Este argumento está relacionado à concepção de conhecimento em rede, onde o conhecimento é visto como algo distribuído e compartilhado, não apenas uma propriedade individual. Portanto, este argumento não é coerente com a implantação pretendida. II. Aprendemos que relevante no nosso fazer é 'o quê', possível de ser medido, quantificado, regulamentado e controlado. Este argumento parece se alinhar com a ideia de um currículo que se aproxima da vida cotidiana e parte da concepção de conhecimentos em rede. Portanto, este argumento é coerente com a implantação pretendida. III. Todas as atividades que desempenhamos em nossas vidas são aprendidas, mesmo que, em alguns casos, instintiva ou mecanicamente. Este argumento ressalta a importância do aprendizado em todas as atividades da vida, o que está alinhado com a ideia de um currículo que se aproxima da vida cotidiana. Portanto, este argumento é coerente com a implantação pretendida. IV. Os currículos que criamos misturam elementos das propostas formais e organizadas com as possibilidades que temos de implantá-las. Este argumento destaca a flexibilidade na criação de currículos, mesclando propostas formais com a realidade da implementação. Portanto, este argumento é coerente com a implantação pretendida. Com base na análise, os argumentos coerentes com a implantação pretendida são o II e o IV. Portanto, a alternativa correta que contém esses argumentos é: d) II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE-2005) A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz:

a. Promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista.
b. Organizar conteúdos, disciplinas, métodos, experiências e objetivos.
c. Estabelecer pautas de conduta visando à classificação de identidades.
d. Valorizar o enfoque prescritivo e autorreferenciado do conhecimento.
e. Privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.

A intervenção já nos primeiros meses de vida, feita pelos pais e pelos serviços de atendimento às crianças com deficiência, é o primeiro passo para que esta criança sinta-se realmente inclusa quando ingressar no ensino comum. Além disso, a estimulação essencial possibilita que:
o potencial de cada uma seja otimizado.
as crianças se sintam inferiorizadas em relação às outras crianças.
a criança cega consiga solucionar todos os problemas que surgirem.
a criança cega seja aprovada em todas as disciplinas.
as crianças cegas desistam de ir à escola, pelas dificuldades.
a. o potencial de cada uma seja otimizado.
b. as crianças se sintam inferiorizadas em relação às outras crianças.
c. a criança cega consiga solucionar todos os problemas que surgirem.
d. a criança cega seja aprovada em todas as disciplinas.
e. as crianças cegas desistam de ir à escola, pelas dificuldades.

É quase impossível pensarmos que uma pessoa conseguiria ocupar uma função de professor, por exemplo, sem ter consigo o hábito da leitura. Dessa forma, como um professor cego faria para realizar suas leituras e preparar suas aulas?
O deficiente visual, não pode ser tornar um professor, pois por não ter visão não pode ler livros e se alfabetizar.
Ele não precisa fazer leituras, pois já memorizou tudo o que precisa para dar aula.
O professor cego dependeria que alguém pudesse ser ledor para ele conseguir realizar práticas.
Somente usando o sistema braille de leitura e escrita para cegos, que possibilita ao deficiente ler com os dedos, identificando os códigos contidos no papel como números, letras, palavras, frases e textos.
Existem algumas maneiras que tornam viável a leitura a um individuo com dificuldades visuais consideráveis, tais como: livros em braille; o uso do computador; o auxílio do ledor etc.
a. O deficiente visual, não pode ser tornar um professor, pois por não ter visão não pode ler livros e se alfabetizar.
b. Ele não precisa fazer leituras, pois já memorizou tudo o que precisa para dar aula.
c. O professor cego dependeria que alguém pudesse ser ledor para ele conseguir realizar práticas.
d. Somente usando o sistema braille de leitura e escrita para cegos, que possibilita ao deficiente ler com os dedos, identificando os códigos contidos no papel como números, letras, palavras, frases e textos.
e. Existem algumas maneiras que tornam viável a leitura a um individuo com dificuldades visuais consideráveis, tais como: livros em braille; o uso do computador; o auxílio do ledor etc.

Mais conteúdos dessa disciplina