Logo Passei Direto
Buscar
Na sua lírica, Camões dá muita importância ao soneto, por vezes, tornando-o uma composição perfeita. No que concerne ao soneto, geralmente, os seus versos apresentam rimas. A respeito do soneto, o quinto verso (o primeiro da segunda estrofe) é considerado 'chave de ouro'. No soneto, o último verso (décimo quarto) recebe a denominação de 'chave de ouro', pois ele traz a síntese do tema da composição. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I, II e IV estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
Somente a sentença III está correta.
As sentenças I e III estão corretas.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada sentença: I. Na lírica de Camões, o soneto é frequentemente destacado e considerado uma composição perfeita. Não há menção específica sobre isso no enunciado. Não podemos afirmar se está correta ou não. II. Geralmente, os versos do soneto apresentam rimas. Essa informação está presente no enunciado e é verdadeira. Está correta. III. O quinto verso, primeiro da segunda estrofe, é considerado a "chave de ouro" do soneto. Não há menção sobre isso no enunciado. Não podemos afirmar se está correta ou não. IV. O último verso, décimo quarto, é chamado de "chave de ouro" por trazer a síntese do tema da composição. Essa informação está presente no enunciado e é verdadeira. Está correta. Com base na análise, as sentenças corretas são a II e IV. Portanto, a alternativa correta é: b) As sentenças II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

5. O poema épico de Camões (Os Lusíadas) constitui-se de uma dezena de cantos, divididos, por sua vez, em um certo número de estrofes, as quais apresentam oito versos cada uma. Os versos do poema são todos decassílabos e rimados de forma emparelhada. Internamente, o poema constitui-se de quatro partes, a saber: a proposição, em que o autor apresenta o assunto, a invocação, na qual são invocadas as ninfas para inspirá-lo na elaboração do poema, a dedicatória, em que o poeta faz a dedicação da obra ao rei, e a narração, em cuja parte é contada a viagem e, do meio desta, a história de Portugal. Acerca do poema "Os Lusíadas", analise as seguintes sentenças: I- Na proposição, Luís de Camões faz o propósito de cantar as heroicidades dos soldados portugueses. II- Na invocação, o poeta pede para que as ninfas do Tejo lhe deem estilo e eloquência para poder elaborar sua obra. III- Na dedicatória, o poeta enaltece o rei da Espanha, Felipe IV. IV- Na narração, Camões desenvolve o tema, apresentando vários episódios que ocorrem no trajeto. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Na proposição, Luís de Camões faz o propósito de cantar as heroicidades dos soldados portugueses.
II- Na invocação, o poeta pede para que as ninfas do Tejo lhe deem estilo e eloquência para poder elaborar sua obra.
III- Na dedicatória, o poeta enaltece o rei da Espanha, Felipe IV.
IV- Na narração, Camões desenvolve o tema, apresentando vários episódios que ocorrem no trajeto.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

9. Ao compor as formas líricas, Camões teria recebido grande influência italiana, graças, talvez, a Sá de Miranda, que, da "velha bota", trouxe o novo estilo de compor em gênero lírico. Da escola renascentista italiana, o poeta português herdou a nova forma e a maneira de trabalhar com o tema do amor (seu sentido) e com o tema vida, temas que ele soube trabalhar de maneira poética e filosófica, talvez tomando muito de sua experiência de vida, graças às vivências amorosas que teve, às vezes, com muitas desavenças. Não há dúvidas de que Camões foi o maior poeta do seu tempo. Com variados temas, Camões compôs redondilhas, canções, elegias, odes, oitavas, éclogas e sonetos. Acerca das formas líricas trabalhadas por Camões, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Redondilhas. II- Canções. III- Elegias. IV- Odes. V- Sonetos. ( ) Poemas que trabalham com o tema da tristeza e da melancolia. ( ) Tipo de poema composto em dois quartetos e dois tercetos. ( ) Poesia que tratava geralmente do tema amoroso, com versos decassílabos ou hexassílabos. ( ) Poema de influência grega, composto por uma tonalidade alegre e entusiástica. ( ) Versos compostos de cinco ou sete sílabas poéticas. Também conhecidos por medida velha. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Poemas que trabalham com o tema da tristeza e da melancolia.
( ) Tipo de poema composto em dois quartetos e dois tercetos.
( ) Poesia que tratava geralmente do tema amoroso, com versos decassílabos ou hexassílabos.
( ) Poema de influência grega, composto por uma tonalidade alegre e entusiástica.
( ) Versos compostos de cinco ou sete sílabas poéticas. Também conhecidos por medida velha.
a) II - I - V - IV - III.
b) I - II - IV - III - V.
c) V - III - II - I - IV.
d) III - V - II - IV - I.

Nos textos comuns, não literários, o autor seleciona e combina as palavras geralmente pela sua significação. Na elaboração do texto literário, ocorre uma outra operação, tão importante quanto a primeira: a seleção e a combinação de palavras se fazem muitas vezes por parentesco sonoro. Por isso, se diz que o discurso literário é um discurso específico, em que a seleção e a combinação das palavras se fazem não apenas pela significação, mas também por outros critérios, um dos quais, o sonoro. Como resultado, o texto literário adquire certo grau de tensão ou ambiguidade, produzindo mais de um sentido. Daí a plurissignificação do texto literário. Os símbolos, as metáforas e outras figuras estilísticas, as inversões, os paralelismos e as repetições constituem outros tantos meios de o escritor transformar a linguagem usual em linguagem literária. Tomando isso como referência, avalie as afirmacoes que se seguem:
A plurissignificação de um texto literário é construída pela combinação de elementos que vão além da significação das palavras que o compõem.
A construção do texto literário envolve um processo de seleção e combinação de palavras baseados, necessariamente, no uso de metáforas.
A ambiguidade do texto literário resulta de um processo de seleção e combinação de palavras.
O texto literário se diferencia do não literário por não depender de significação, mas, sim, de outros recursos no processo de seleção e combinação das palavras.
a) II e IV
b) I e III.
c) I, III e IV.
d) I e II.

Leia a seguinte proposta de Paulo Freire ('A importância do ato de ler') sobre a função do professor: 'A questão da coerência entre a opção proclamada e a prática é uma das exigências que educadores críticos se fazem a si mesmos. É que sabem muito bem que não é o discurso que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso. Nem sempre, infelizmente, muitos de nós, educadoras e educadores que proclamamos uma opção democrática, temos uma prática em coerência com nosso discurso avançado. Daí que o nosso discurso, incoerente com a prática, vire puro palavreado'. Considere os trechos abaixo:
Perspectiva enciclopédica: de acordo com a concepção de ensino como transmissão de conteúdos da cultura e da aprendizagem como acumulação de conhecimentos; propõe a formação do professor como especialista num ou vários ramos do conhecimento, quanto mais conhecimento ele possua, melhor poderá desenvolver sua função de transmissão.
Perspectiva técnica: a qualidade do ensino é evidenciada na qualidade dos produtos e na eficácia e economia de sua realização; forma-se o professor como um técnico que domina as aplicações do conhecimento científico produzido por outros e transformado em regras de atuação.
Perspectiva de reconstrução social: o professor reflete criticamente sobre a prática cotidiana para compreender tanto as características dos processos de ensino-aprendizagem quanto as do contexto em que o ensino ocorre; a formação do professor pressupõe o ensino como uma prática social saturada de opções de caráter ético cujos valores se traduzem coerentemente em procedimentos que facilitem o desenvolvimento emancipador dos que participam do processo.
a) I e II.
b) III.

Mais conteúdos dessa disciplina