Logo Passei Direto
Buscar
03. Dentre as afirmações abaixo, selecione a alternativa incorreta sobre os mecanismos de controle do governo:
O chefe do CGU é indicado pelo presidente da república
O TCU tem ministros escolhidos pelo Congresso Nacional e pelo presidente da república
A Polícia Federal tem como uma de suas funções punir irregularidades praticadas por funcionários públicos
O procurador-geral da república é o responsável pelo MPF e pelo MPU
TCU é responsável por fiscalizar se o governo está cumprindo a LRF
a) O chefe do CGU é indicado pelo presidente da república
b) O TCU tem ministros escolhidos pelo Congresso Nacional e pelo presidente da república
c) A Polícia Federal tem como uma de suas funções punir irregularidades praticadas por funcionários públicos
d) O procurador-geral da república é o responsável pelo MPF e pelo MPU
e) TCU é responsável por fiscalizar se o governo está cumprindo a LRF
User badge image
PublicoGestor

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações sobre os mecanismos de controle do governo: a) O chefe do CGU é indicado pelo presidente da república - Correto. b) O TCU tem ministros escolhidos pelo Congresso Nacional e pelo presidente da república - Correto. c) A Polícia Federal tem como uma de suas funções punir irregularidades praticadas por funcionários públicos - Correto. d) O procurador-geral da república é o responsável pelo MPF e pelo MPU - Correto. e) TCU é responsável por fiscalizar se o governo está cumprindo a LRF - Correto. Portanto, todas as afirmações estão corretas. Não há uma alternativa incorreta sobre os mecanismos de controle do governo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

05. (Fernando Rezende. Finanças públicas. 2. ed. SP: Atlas, 2001, p. 17, com adaptações). As funções do governo expandiram-se de forma considerável nos últimos anos, refletindo a necessidade de intervenção governamental no sistema econômico, assim como as modificações nas preferências da coletividade quanto à intervenção do governo em atividades relacionadas à distribuição de renda. Tendo como referência o texto acima, assinale a opção correta.
A chamada função estabilizadora exercida pelo governo visa o provimento de bens públicos para todos os consumidores, em face das imperfeições inerentes à própria lógica de mercado, que determina o tipo e a quantidade de bens públicos a serem ofertados à população.
A oferta do serviço público de justiça eleitoral é um exemplo de um bem semipúblico, inerente à função estabilizadora exercida pelo governo de assegurar condições democráticas no país e estabilidade política.
A atividade do Estado na alocação de recursos justifica-se naquelas situações em que são utilizadas as receitas orçamentárias para provisão de bens que tenham as características de bens privados, mas que momentaneamente não estão sendo produzidos pelo mercado.
O governo pode realizar ajustamento na redistribuição da renda e da riqueza do país utilizando instrumentos como transferências, impostos e subsídios. Por exemplo, o Estado pode tributar indivíduos de alta renda e utilizar os recursos captados para o financiamento de programas para a parcela de baixa renda da população.
O orçamento público é um importante instrumento da política de estabilização econômica. Por isso, não se recomenda a realização de mudanças nas receitas e nas despesas públicas, visando o controle da inflação e do crescimento econômico.
a) A chamada função estabilizadora exercida pelo governo visa o provimento de bens públicos para todos os consumidores, em face das imperfeições inerentes à própria lógica de mercado, que determina o tipo e a quantidade de bens públicos a serem ofertados à população.
b) A oferta do serviço público de justiça eleitoral é um exemplo de um bem semipúblico, inerente à função estabilizadora exercida pelo governo de assegurar condições democráticas no país e estabilidade política.
c) A atividade do Estado na alocação de recursos justifica-se naquelas situações em que são utilizadas as receitas orçamentárias para provisão de bens que tenham as características de bens privados, mas que momentaneamente não estão sendo produzidos pelo mercado.
d) O governo pode realizar ajustamento na redistribuição da renda e da riqueza do país utilizando instrumentos como transferências, impostos e subsídios. Por exemplo, o Estado pode tributar indivíduos de alta renda e utilizar os recursos captados para o financiamento de programas para a parcela de baixa renda da população.
e) O orçamento público é um importante instrumento da política de estabilização econômica. Por isso, não se recomenda a realização de mudanças nas receitas e nas despesas públicas, visando o controle da inflação e do crescimento econômico.

Mais conteúdos dessa disciplina