Logo Passei Direto
Buscar
1- João, juiz de direito, possui, em seu acervo, dois processos sujeitos ao procedimento comum. A primeira relação processual tem, por objeto, um crime cuja sanção máxima cominada é igual a cinco anos de pena privativa de liberdade. Por sua vez, o segundo processo está atrelado a um delito cuja sanção máxima cominada é igual a três anos de pena privativa de liberdade. Nesse cenário, considerando as disposições do Código de Processo Penal sobre o procedimento comum, é correto afirmar que:

A) a primeira relação processual está sujeita ao procedimento comum sumaríssimo. Por sua vez, o segundo processo observará o procedimento comum ordinário;
B) a primeira relação processual está sujeita ao procedimento comum sumário. Por sua vez, o segundo processo observará o procedimento comum ordinário;
C) a primeira relação processual está sujeita ao procedimento comum ordinário. Por sua vez, o segundo processo observará o procedimento comum sumário;
D) os dois processos estão sujeitos ao procedimento comum ordinário;
E) os dois processos estão sujeitos ao procedimento comum sumário.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender como o Código de Processo Penal brasileiro classifica os procedimentos de acordo com a gravidade dos crimes e as penas máximas. 1. Procedimento Comum Ordinário: Geralmente aplicado a crimes com pena superior a 4 anos. 2. Procedimento Comum Sumário: Aplicável a crimes cuja pena máxima é de até 4 anos. 3. Procedimento Comum Sumaríssimo: Utilizado para infrações de menor potencial ofensivo, como contravenções e crimes com pena máxima de até 1 ano. No caso apresentado: - O primeiro processo tem uma pena máxima de 5 anos, o que o sujeita ao procedimento comum ordinário. - O segundo processo tem uma pena máxima de 3 anos, o que o sujeita ao procedimento comum sumário. Analisando as alternativas: A) Incorreta, pois a primeira relação processual não está sujeita ao procedimento comum sumaríssimo. B) Incorreta, pois a primeira relação processual não está sujeita ao procedimento comum sumário. C) Correta, pois a primeira relação processual está sujeita ao procedimento comum ordinário e a segunda ao procedimento comum sumário. D) Incorreta, pois o primeiro processo não está sujeito ao procedimento comum ordinário. E) Incorreta, pois o primeiro processo não está sujeito ao procedimento comum sumário. Portanto, a alternativa correta é: C) a primeira relação processual está sujeita ao procedimento comum ordinário. Por sua vez, o segundo processo observará o procedimento comum sumário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Neste caso, é importante analisar as disposições do Código de Processo Penal em relação aos procedimentos comuns para crimes com diferentes sanções máximas cominadas. De acordo com o Código de Processo Penal, crimes com sanção máxima igual ou inferior a 4 anos de pena privativa de liberdade estão sujeitos ao procedimento comum sumaríssimo, enquanto crimes com sanção máxima superior a 4 anos seguem o procedimento comum ordinário. Analisando as informações fornecidas na questão: - O primeiro processo tem uma sanção máxima de 5 anos, portanto está sujeito ao procedimento comum ordinário. - O segundo processo tem uma sanção máxima de 3 anos, então está sujeito ao procedimento comum sumaríssimo. Portanto, a alternativa correta é: A) a primeira relação processual está sujeita ao procedimento comum ordinário. Por sua vez, o segundo processo observará o procedimento comum sumaríssimo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina