Logo Passei Direto
Buscar
Os elementos que compõem o fogo são:
1. Combustível: essencialmente é o material que queima, entram nesta classe os materiais de natureza sólida, gasosa ou líquida e que em função da própria natureza físico-química, são capazes de gerar gases secundários decorrentes de sua combustão, e contribuem para a reação em cadeia.
2. Comburente: O oxigênio presente na atmosfera é de 21% sendo que para que exista a alimentação do fogo, basta 16%, e nesta quantidade já é capaz de se combinar com outros gases inflamáveis dos combustíveis, possibilitando a expansão do fogo. Podem ser entendidos também outros tipos de gases com mesmo potencial comburente.
3. Calor ou fonte de ignição: é em essência uma forma de energia, que dá início ao fogo ao mesmo tempo que o faz propagar. Pode ser decorrente de uma faísca, chama ou mesmo superaquecimento de um equipamento ou natureza parecida. O calor é assim motivador de uma possível reação em cadeia a depender das condições do ambiente.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Os elementos que compõem o fogo são: combustível, comburente e fonte de ignição. O combustível é o material que queima, podendo ser sólido, gasoso ou líquido. O comburente, geralmente o oxigênio do ar, alimenta o fogo ao combinar-se com os gases inflamáveis do combustível. A fonte de ignição é a energia que inicia e propaga o fogo, podendo ser uma faísca, chama ou superaquecimento. Esses elementos são essenciais para a ocorrência e propagação do fogo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

profundidade, geralmente seus resíduos são brasas e cinzas;
A extinção do incêndio acontece pelo método do resfriamento e/ou abafamento.
Sim Sim Não Não Sim Sim Não Não
CLASSE B
Óleo, Querosene, Gasolina, Solventes, GLP
O fogo se manifesta por meio de combustíveis líquidos inflamáveis que tem por característica Queima em superfície, não deixando resíduos posteriores, e é extinto pelo método do abafamento.
Não Sim Sim Sim Sim Sim Não Não
CLASSE C
Equipamentos Elétricos, e Instalações Prediais Elétricas (energizados)
O fogo manifesta-se por meio de materiais/equipamentos energizados, ou alimentados por energia elétrica, e cuja extinção somente pode ser realizada após cessar a corrente elétrica e com agente não condutor de eletricidade, e hipótese alguma pode ser usada extintores de espuma ou água.
Após a cessão da corrente elétrica o incêndio pode ser classificado com A ou B podendo usar os agentes extintores de referência anteriores.
Conduz eletricidade
Conduz eletricidade
Sim Sim Sim Sim Não Não
CLASSE D
Magnésio Pó de alumínio Potássio Titânio Zircônio
É o fogo causado por metais pirofóricos (alumínio, antimônio, magnésio, etc.), e pela própria condição de ignição são materiais de difícil combate, sendo o método de abafamento o mais indicado, não sendo possível a utilização de extintores de água ou espuma.
provoca explosão
provoca explosão
não não não Não não Sim
CLASSE K
Óleo, Gordura
Seu comportamento se equivale ao dos combustíveis, quando a queima superficial e ao método do abafamento, mas tem a situação de deixar vestígios pela penetração que pode ocasionar em função do material que entram em contato.
Não Não Não Não Não Não sim Não
Compatível Incompatível Não Usar em hipótese alguma
Fonte: O autor (2022).

Mais conteúdos dessa disciplina