Logo Passei Direto
Buscar
/conhecimento-era-extremos-442671.shtml. Acesso em: 24 mar. 2012) Considerando os textos apresentados, analise as afirmativas: I. A ciência tem pouco a avançar, se levarmos em conta a sua história e sua evolução. II. Os cientistas só podem fazer a ciência avançar se investigarem algo nunca antes investigado. III. O trabalho de pesquisa requer conhecimento e domínio técnico: esses são requisitos básicos para que novas perguntas possam ser feitas e para que a ciência possa se desenvolver. Está correto apenas o que se afirma em:

e. III.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas apresentadas: I. A ciência tem pouco a avançar, se levarmos em conta a sua história e sua evolução. Esta afirmativa está incorreta, pois a ciência é um campo em constante evolução e sempre há espaço para avanços e descobertas. II. Os cientistas só podem fazer a ciência avançar se investigarem algo nunca antes investigado. Esta afirmativa também está incorreta, pois os cientistas podem contribuir para o avanço da ciência de diversas formas, não necessariamente investigando algo completamente novo. III. O trabalho de pesquisa requer conhecimento e domínio técnico: esses são requisitos básicos para que novas perguntas possam ser feitas e para que a ciência possa se desenvolver. Esta afirmativa está correta, pois o conhecimento e domínio técnico são fundamentais para a realização de pesquisas e para o avanço da ciência. Portanto, a única afirmativa correta é a III. Sendo assim, a alternativa correta é: e) III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
“Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma ‘Eu acho que’ e ‘Eu sei que’” (JR., Heitor Matallo. “A problemática do conhecimento”, 2000).
Sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir.
I) A expressão “eu acho que” exprime opinião; por isso, não é necessário que ela seja acompanhada por uma argumentação sólida que a comprove.
II) A expressão “eu acho que” exprime opinião e sua negação pode ocorrer apenas por intermédio de outra opinião. Em outras palavras, não há como negar a expressão “eu acho que” por meio de provas empíricas.
III) O emitir opiniões, da forma como denota a expressão “eu acho que”, representa um processo espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada. Por isso, é um saber assistemático.
IV) A expressão “eu acho que” refere-se ao senso comum, valorado por crenças, ações e comportamentos cotidianos.
Está correto apenas o que se afirma em:
I) A expressão “eu acho que” exprime opinião; por isso, não é necessário que ela seja acompanhada por uma argumentação sólida que a comprove.
III) O emitir opiniões, da forma como denota a expressão “eu acho que”, representa um processo espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada. Por isso, é um saber assistemático.
IV) A expressão “eu acho que” refere-se ao senso comum, valorado por crenças, ações e comportamentos cotidianos.
a) I e III são corretas.
b) II e IV são corretas.
c) I, II e III são corretas.
d) II, III e IV são corretas.
e) I, III e IV são corretas.

Está correto apenas o que se afirma em:
I. Nas citações indiretas, o aluno resume as ideias de outro autor com suas próprias palavras, não realizando, entretanto, qualquer modificação quanto ao conteúdo apresentado por este autor. As citações indiretas, ainda, não devem ser acompanhadas de aspas; este é um recurso utilizado apenas no caso de citações diretas.
II. O texto acadêmico requer racionalidade e lógica. É fundamental que se realize um rascunho antes da elaboração do texto final. As ilustrações e outros recursos gráficos não se prestam a preencher lacunas na comunicação escrita; ao contrário, possuem funções específicas, em especial a de facilitar a visualização de dados e de informações já incluídas no texto.
III. Cabe à ciência investigar tanto objetos já estudados anteriormente quanto objetos que jamais foram alvo de reflexão e estudo. Não é o ineditismo do objeto de pesquisa que determina o grau de cientificidade do estudo.
IV. A assertiva III está incorreta. As normas expedidas pela ABNT não precisam ser memorizadas, já que o aluno sempre pode contar com os guias de normalização da Universidade, bem como com outros materiais de apoio.
V. Para que resultados de experiências possam ser comparados, é necessário utilizar os mesmos procedimentos anteriormente já realizados. É possível utilizar novas fontes bibliográficas e novos métodos em pesquisas experimentais ou não experimentais, mas, nesses casos, as possibilidades de comparação são mais limitadas.
a. I.
b. II.
c. III.
d. IV.
e. V.

Mais conteúdos dessa disciplina