Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Humanas / Sociais
Atente para a afirmação: “[...] a Confissão de Belhar, que, inspirada pela Declaração Teológica de Barmen [...] rejeitou ‘qualquer ideologia que legitime formas de injustiça e qualquer doutrina que não esteja disposta a resistir a tal ideologia em nome do evangelho’.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SINNER, Rudolf Von. Teologia Pública: Novas Abordagens numa Perspectiva Global. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 13, n. 1 e 2, p. 325-357, jan.-jun./jul.-dez. 2010. p. 344. Considerando a citação e o texto-base Teologia Pública: Novas Abordagens numa Perspectiva Global, assinale a alternativa que apresenta corretamente a atuação da Igreja Reformada Holandesa sul-africana em relação à teologia do apartheid: A O apartheid foi reconhecido como legítimo em seus conceitos e práticas, pela Aliança Reformada Mundial em 1982. B A convivência racial mútua e os direitos humanos eram promovidos como conceito e prática de teologia pública no apartheid. C Por base teológica da Igreja Holandesa sul-africana, surge o apartheid, que separa o povo segundo a cor da pele. D A comunidade etnocêntrica, um conceito ideológico do apartheid, é definido como fundamento ideal da teologia pública. E Como critério teológico adotado pelo apartheid, a igualdade racial é fundamental e deve ser praticada pelas religiões.
User badge image
Ailton jr

ano passado

User badge image
Ailton jr

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a atuação da Igreja Reformada Holandesa sul-africana em relação à teologia do apartheid: A) O apartheid foi reconhecido como legítimo em seus conceitos e práticas, pela Aliança Reformada Mundial em 1982. - Esta afirmação é incorreta, pois a Aliança Reformada Mundial, na verdade, condenou o apartheid. B) A convivência racial mútua e os direitos humanos eram promovidos como conceito e prática de teologia pública no apartheid. - Esta afirmação é contraditória, já que o apartheid era um sistema de segregação racial, e não promovia a convivência racial mútua. C) Por base teológica da Igreja Holandesa sul-africana, surge o apartheid, que separa o povo segundo a cor da pele. - Esta afirmação é verdadeira, pois a teologia utilizada por algumas igrejas, incluindo a Igreja Reformada Holandesa, foi usada para justificar o apartheid. D) A comunidade etnocêntrica, um conceito ideológico do apartheid, é definido como fundamento ideal da teologia pública. - Embora o etnocentrismo tenha sido uma parte do apartheid, essa afirmação não reflete a posição da Igreja Reformada em relação ao apartheid. E) Como critério teológico adotado pelo apartheid, a igualdade racial é fundamental e deve ser praticada pelas religiões. - Esta afirmação é incorreta, pois o apartheid não promovia a igualdade racial. Após essa análise, a alternativa correta é: C) Por base teológica da Igreja Holandesa sul-africana, surge o apartheid, que separa o povo segundo a cor da pele.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a afirmação e o contexto apresentado, podemos concluir que a atuação da Igreja Reformada Holandesa sul-africana em relação à teologia do apartheid foi de apoio e legitimação desse sistema de segregação racial. Dessa forma, a alternativa que apresenta corretamente essa atuação é: C) Por base teológica da Igreja Holandesa sul-africana, surge o apartheid, que separa o povo segundo a cor da pele.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina