Logo Passei Direto
Buscar
117. Resposta correta: B C 4 H 15
(F) A formação do lactato e do NAD+ ocorre de forma anaeróbica durante a fermentação, processo diferente da fosforilação oxidativa e que, considerando os resultados e o contexto, não tem relação com os níveis intracelulares de cálcio.
(V) Níveis adequados de cálcio irão intensificar a ocorrência de eventos da fosforilação oxidativa. Durante esse processo, há a transferência de H+ da matriz mitocondrial para o espaço entre membranas, criando um gradiente eletroquímico. Conforme os íons H+ fluem de volta para o espaço da matriz, ocorre a produção de moléculas de ATP.
(F) Durante a fosforilação oxidativa ocorre o contrário: o NADH doa seu elétron para a cadeia respiratória, levando à formação de NAD+. Portanto, as quantidades de íons de cálcio não levam ao processo descrito.
(F) A quebra da glicose em piruvato ocorre durante a glicólise, e não durante a fosforilação oxidativa, processo em que as quantidades de cálcio interferem de fato.
(F) Os níveis adequados de cálcio na célula não interferem na passagem de íons pelas membranas mitocondriais, já que esse fluxo é constante na fosforilação oxidativa, pois não depende do fluxo de cálcio, e sim da diferença no gradiente de concentração desses íons entre a matriz e a região intermembranar.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações apresentadas: (F) A formação do lactato e do NAD+ ocorre de forma anaeróbica durante a fermentação, processo diferente da fosforilação oxidativa e que, considerando os resultados e o contexto, não tem relação com os níveis intracelulares de cálcio. - Falsa. Durante a fermentação, o lactato é formado de forma anaeróbica, mas não há formação de NAD+ nesse processo. (V) Níveis adequados de cálcio irão intensificar a ocorrência de eventos da fosforilação oxidativa. Durante esse processo, há a transferência de H+ da matriz mitocondrial para o espaço entre membranas, criando um gradiente eletroquímico. Conforme os íons H+ fluem de volta para o espaço da matriz, ocorre a produção de moléculas de ATP. - Verdadeira. O cálcio pode influenciar a fosforilação oxidativa ao intensificar a ocorrência de eventos relacionados à produção de ATP. (F) Durante a fosforilação oxidativa ocorre o contrário: o NADH doa seu elétron para a cadeia respiratória, levando à formação de NAD+. Portanto, as quantidades de íons de cálcio não levam ao processo descrito. - Falsa. Durante a fosforilação oxidativa, o NADH doa elétrons para a cadeia respiratória, mas não há formação de NAD+ nesse processo. (F) A quebra da glicose em piruvato ocorre durante a glicólise, e não durante a fosforilação oxidativa, processo em que as quantidades de cálcio interferem de fato. - Falsa. A quebra da glicose em piruvato ocorre na glicólise, não na fosforilação oxidativa. (F) Os níveis adequados de cálcio na célula não interferem na passagem de íons pelas membranas mitocondriais, já que esse fluxo é constante na fosforilação oxidativa, pois não depende do fluxo de cálcio, e sim da diferença no gradiente de concentração desses íons entre a matriz e a região intermembranar. - Falsa. Os níveis de cálcio podem sim influenciar a passagem de íons pelas membranas mitocondriais e, consequentemente, afetar a fosforilação oxidativa. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a) V - F - V - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina