Logo Passei Direto
Buscar
Sabendo que a criança com deficiência visual pode ter um sucesso no programa de reabilitação realizado pela atuação conjunta de equipes da saúde e da educação com a família da criança, qual é o momento mais adequado para o início desse processo de reabilitação?
Assinale a alternativa correta.

a. Ao final do tratamento.
b. Desde o momento do diagnóstico.
c. Não existe um processo de reabilitação para esse quadro de deficiência.
d. A partir dos atendimentos educacionais especializados.
e. Não há um período específico.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

No caso da criança com deficiência visual, é fundamental que o processo de reabilitação seja iniciado o mais cedo possível para garantir um desenvolvimento adequado e maximizar as potencialidades da criança. A atuação conjunta das equipes da saúde e da educação, juntamente com a família, desde o momento do diagnóstico, é essencial para o sucesso desse processo. Portanto, a alternativa correta é: b. Desde o momento do diagnóstico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação ao que se dispõe na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 sobre a Educação Especial, assinale a alternativa correta.

a. Nos artigos 205 e 206, afirma-se somente que “a Educação como um direito de todos, garantindo apenas o pleno desenvolvimento da pessoa ” e “a igualdade de condições de acesso e permanência na escola”.
b. O objetivo principal é assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no “contexto socioeconômico e cultural” do País. Sobre o acesso à Educação, o texto afirma que a Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino e a destaca como complemento do ensino regular.
c. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em vigor tem um capítulo específico para a Educação Especial. Nele, afirma-se que “haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de Educação Especial”. Também afirma que “o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a integração nas classes comuns de ensino regular”, entre outras decisões.
d. Em termos de inclusão escolar, o texto é considerado um atraso, pois propõe a chamada “integração instrucional”, um processo que permite que ingressem em classes regulares de ensino apenas as crianças com deficiência.
e. Documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Justiça, Unesco e Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Entre as metas está a inclusão de temas relacionados às pessoas com deficiência nos currículos das escolas.

Além do Estatuto da Pessoa com Deficiência, do PNE, da BNCC, existem decretos, portarias, resoluções, notas técnicas e leis que dispõem sobre o assunto. Sobre a Política Nacional de Educação Especial, assinale a alternativa correta.

a. O texto dispõe sobre a integração social das pessoas com deficiência. Na área da Educação, por exemplo, obriga a inserção de escolas especiais, privadas e públicas, no sistema educacional e a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino.
b. Garante, entre outras coisas, o atendimento educacional especializado às crianças com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino; trabalho protegido ao adolescente com deficiência e prioridade de atendimento nas ações e políticas públicas de prevenção e proteção para famílias com crianças e adolescentes nessa condição.
c. Em termos de inclusão escolar, o texto é considerado um atraso, pois propõe a chamada “integração instrucional”, um processo que permite que ingressem em classes regulares de ensino apenas as crianças com deficiência, ou seja, a política excluía grande parte dos alunos com deficiência do sistema regular de ensino, “empurrando-os” para a Educação Especial.
d. O texto afirma que os alunos com “deficiências físicas ou mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial.
e. O objetivo principal é assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no “contexto socioeconômico e cultural” do País. Sobre o acesso à Educação, o texto afirma que a Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino e a destaca como complemento do ensino regular.

Mais conteúdos dessa disciplina