Logo Passei Direto
Buscar

Direito

ESTÁCIO
2ª) "A concepção centrada no texto jurídico é, a meu ver, muito restrita porque não estipula nada a respeito do conteúdo das regras que podem ser colocadas no texto jurídico. Enfatiza que, sejam quais forem as regras colocadas no "livro de regras" que elas devem ser seguidas até serem modificadas. Os que têm essa concepção do Estado de Direito realmente se importam com o conteúdo das normas jurídicas, mas dizem que isso é uma questão de justiça substantiva, e que a justiça substantiva, por sua vez, é um ideal diverso que não é, em nenhum sentido, parte do ideal do Estado de Direito". DWORKIN, Ronald. Uma questão de princípio. Trad. Luis Carlos Borges Rev. téc. Gildo Sá Leitão Rios; rev. trad. Silvana Vieira). 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 7. O trecho de Ronald Dworkin se refere ao:
User badge image
Igor Barbosa

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que Ronald Dworkin critica na concepção centrada no texto jurídico. Ele argumenta que essa visão é restrita porque não considera o conteúdo das normas e se limita a seguir as regras estabelecidas, sem questionar sua justiça ou substância. Analisando as alternativas que você não forneceu, mas que normalmente estão relacionadas a Dworkin, podemos inferir que ele se refere à crítica ao positivismo jurídico, que enfatiza a importância do texto legal em detrimento de considerações sobre a justiça substantiva. Portanto, o trecho de Ronald Dworkin se refere à crítica ao positivismo jurídico e à defesa de uma abordagem que considere a justiça substantiva como parte do ideal do Estado de Direito. Se você puder fornecer as alternativas, ficarei feliz em ajudá-lo a identificar a correta!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O trecho de Ronald Dworkin se refere à crítica que ele faz à concepção centrada apenas no texto jurídico, que ele considera muito restrita por não abordar o conteúdo das regras que podem ser inseridas nesse texto. Dworkin destaca a importância do conteúdo das normas jurídicas e argumenta que a justiça substantiva não deve ser separada do ideal do Estado de Direito. Portanto, o trecho de Ronald Dworkin se refere à crítica à concepção centrada apenas no texto jurídico e à valorização do conteúdo das normas jurídicas, relacionando-as à justiça substantiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina