Logo Passei Direto
Buscar
A Didática é um ramo de estudo da Pedagogia que: a. investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. b. nenhuma alternativa está correta. c. estuda a dinâmica das relações sociais e o processo do desenvolvimento humano. d. investiga a natureza das finalidades da educação numa sociedade. e. busca em outras ciências os conhecimentos que esclarecem o fenômeno educativo.
User badge image
Laura Souza Luiz

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas sobre o que é a Didática: a) Investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. - Esta definição está correta, pois a Didática realmente se concentra em como o ensino é realizado. b) Nenhuma alternativa está correta. - Como a alternativa (a) está correta, esta não pode ser a resposta. c) Estuda a dinâmica das relações sociais e o processo do desenvolvimento humano. - Embora a Didática possa considerar aspectos sociais, essa definição é mais ampla e não se restringe apenas à Didática. d) Investiga a natureza das finalidades da educação numa sociedade. - Essa é uma abordagem mais filosófica e não é o foco principal da Didática. e) Busca em outras ciências os conhecimentos que esclarecem o fenômeno educativo. - Embora a Didática possa se apoiar em outras ciências, essa definição não é específica o suficiente. Portanto, a alternativa correta é: a) investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A Didática é de fato um ramo de estudo da Pedagogia que se dedica a investigar os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Portanto, a alternativa correta é: a. investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Libâneo (1985), os enfoques sobre o papel da didática na atividade escolar variam de acordo com as tendências pedagógicas. Uma dessas tendências refere-se à didática assentada na transmissão cultural, concebendo o aluno como um ser receptivo/passivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos e métodos da educação.
Assinale a alternativa correta da tendência pedagógica descrita.
b) Sociopolítico.
c) Escolanovista.
d) Renovado-tecnicista.
e) Tradicional.

A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino. Nessa perspectiva, sobre a didática e a formação profissional do professor, assinale (C) para alternativa CORRETA e (I) para alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
( ) O processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino.
( ) A didática pode constituir-se em teoria da educação.
( ) A didática descreve e explica os nexos, relações e ligações entre ensino e a aprendizagem; investiga os fatores co-determinantes desses processos; indica princípios, condições e meios de direção do ensino, tendo em vista a aprendizagem, que são comuns ao ensino das diferentes disciplinas de conteúdos específicos.
( ) A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.
a) C, I, C, C.
b) C, C, I, C.
c) I, I, C, C.
d) C, C, C, C.
e) C, C, C, I.

O objeto da Didática diz respeito ao processo de compreensão, problematização e proposição acerca do ensino, sendo este entendido como o processo de fazer aprender alguma coisa a alguém, marcado pela mediação e pela dupla transitividade. Dessa forma, o processo de ensinar incorpora em si mesmo o processo de aprender, constituindo-se como um único processo com movimentos distintos (ensinagem e aprendizagem), porém indissociáveis. Trata-se de favorecer ao professor em formação e em atuação condições de propor formas de mediação da prática pedagógica, fundamentadas por concepções que permitam situar a função social de tais mediações. Não se trata, pois, de enfatizar o como fazer, porém o como fazer (mediação) em articulação ao por que fazer (intencionalidade pedagógica), condição intrínseca da Didática fundamental.
Na situação exposta pelo texto,
a) concepções que permitam situar a função social de tais mediações (linhas 5 e 6) é equivalente à intencionalidade pedagógica implicada na didática.
b) como fazer e por que fazer constituem dois movimentos dissociados na aprendizagem de um conteúdo.
c) propor formas de medição da prática pedagógica (linha 5) significa que o professor mediador é aquele que propõe formas de mediação de conflitos no ambiente pedagógico.
d) dupla transitividade corresponde à definição didática de que o professor ensina e o aluno aprende.
e) o professor em formação deve aprender técnicas de mediação eficientes em qualquer situação de aprendizagem.

Na história da educação brasileira, muitas foram as transformações pelas quais passaram as escolas e a prática didática.
Considerando a Pedagogia Progressista, as três Tendências Pedagógicas que se manifestam são:
A) Libertária, Tradicional e Crítico-Social dos Conteúdos.
B) Tradicional, Renovada Progressista e Crítico-Social dos Conteúdos.
C) Libertária, Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos.
D) Tradicional, Tecnicista e Renovada Progressista.
E) Libertária, Libertadora e Tecnicista.

É característica da didática ativa:
a) não dar considerável importância aos métodos e técnicas de ensino.
b) valorizar mais os processos de aprendizagem do que os conhecimentos sistematizados.
c) ser a direção do ensino, a sistematização e o controle do processo de aprendizagem.
d) não utilizar em sua prática o método científico de descoberta de conhecimento.
e) considerar o aluno coadjuvante da aprendizagem.

Sobre a didática está CORRETA a frase:
a. Estuda a finalidade da educação na sociedade.
b. Não generaliza o que é comum no processo educativo.
c. Ocupa-se dos métodos de cada matéria.
d. Estuda a educação a instrução e o ensino.
e. Ocupa-se da teoria geral do ensino.

Em relação à Didática, é incorreto afirmar que:
a) NDA
b) sua finalidade é converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
c) Realiza-se por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
d) não compete refletir acerca dos objetivos sócio -políticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
e) contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.

São elementos estruturantes da Didática:
a) objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
b) objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
c) objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.
d) objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
e) objetivos, metodologias, técnicas, comunidade, formação e estrutura.

Mais conteúdos dessa disciplina