Logo Passei Direto
Buscar

Direito Administrativo

Colégio Objetivo
Segundo Carvalho Filho (2019), a “Administração Direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas”, sendo que a atuação dos órgãos se dá por meio dos agentes públicos. Existem diversas teorias que explicam como a atuação do agente público é conferida ao Estado, dentre elas a teoria do órgão público. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a. Na teoria do órgão público, o agente representa a instituição, exercendo uma espécie de curatela dos interesses governamentais.
b. Na teoria do órgão público, o agente atua como um veículo da expressão do Estado.
c. Na teoria do órgão, também conhecida como teoria da imputação, os agentes públicos são verdadeiros veículos da expressão do Estado. Toda a conduta praticada pelos agentes é imputada ao órgão, o qual, por sua vez, encontra-se ligado a entidade possuidora de personalidade jurídica. É na teoria do mandato que o agente atua como mandatário da pessoa jurídica a qual estaria ligado, e é na teoria da representação que o agente exerce a curatela dos interesses governamentais.
d. Na teoria do órgão público, o agente atua como mandatário da pessoa jurídica a qual estaria ligado.
e. A teoria do órgão entende que a atuação ou o comportamento do agente no exercício da função pública não pode ser juridicamente imputado ao Estado
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à teoria do órgão público, que é uma das teorias que explicam a atuação dos agentes públicos e sua relação com o Estado. a) Na teoria do órgão público, o agente representa a instituição, exercendo uma espécie de curatela dos interesses governamentais. - Essa afirmação não é precisa, pois a teoria do órgão não fala em curatela, mas sim na atuação do agente como parte do órgão. b) Na teoria do órgão público, o agente atua como um veículo da expressão do Estado. - Essa alternativa é mais próxima do conceito, pois a teoria do órgão realmente considera que o agente atua em nome do órgão e, consequentemente, do Estado. c) Na teoria do órgão, também conhecida como teoria da imputação, os agentes públicos são verdadeiros veículos da expressão do Estado. Toda a conduta praticada pelos agentes é imputada ao órgão, o qual, por sua vez, encontra-se ligado a entidade possuidora de personalidade jurídica. É na teoria do mandato que o agente atua como mandatário da pessoa jurídica a qual estaria ligado, e é na teoria da representação que o agente exerce a curatela dos interesses governamentais. - Essa alternativa é muito longa e mistura conceitos, mas a parte que fala sobre a imputação da conduta ao órgão está correta. d) Na teoria do órgão público, o agente atua como mandatário da pessoa jurídica a qual estaria ligado. - Essa afirmação não é correta, pois a teoria do órgão não considera o agente como mandatário, mas sim como parte do órgão. e) A teoria do órgão entende que a atuação ou o comportamento do agente no exercício da função pública não pode ser juridicamente imputado ao Estado. - Essa afirmação é incorreta, pois a teoria do órgão justamente permite a imputação das ações do agente ao Estado. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a teoria do órgão público é a c), pois aborda a imputação das condutas ao órgão e faz uma distinção correta em relação a outras teorias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a) Na teoria do órgão público, o agente representa a instituição, exercendo uma espécie de curatela dos interesses governamentais - Esta opção não está correta, pois não reflete corretamente a teoria do órgão público. b) Na teoria do órgão público, o agente atua como um veículo da expressão do Estado - Esta opção está mais alinhada com a teoria do órgão público, que considera o agente como um instrumento de expressão do Estado. c) Na teoria do órgão, também conhecida como teoria da imputação, os agentes públicos são verdadeiros veículos da expressão do Estado. Toda a conduta praticada pelos agentes é imputada ao órgão, o qual, por sua vez, encontra-se ligado a entidade possuidora de personalidade jurídica. É na teoria do mandato que o agente atua como mandatário da pessoa jurídica a qual estaria ligado, e é na teoria da representação que o agente exerce a curatela dos interesses governamentais - Esta opção apresenta uma explicação detalhada sobre a teoria do órgão, abordando diferentes aspectos, mas não está totalmente correta. d) Na teoria do órgão público, o agente atua como mandatário da pessoa jurídica a qual estaria ligado - Esta opção não está correta, pois não representa adequadamente a teoria do órgão público. e) A teoria do órgão entende que a atuação ou o comportamento do agente no exercício da função pública não pode ser juridicamente imputado ao Estado - Esta opção não está correta, pois a teoria do órgão justamente estabelece a imputação das condutas dos agentes ao órgão e, por consequência, ao Estado. Assim, a alternativa correta é: b) Na teoria do órgão público, o agente atua como um veículo da expressão do Estado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os requisitos de validade do ato administrativo são entendidos com os elementos que o ato deve ter para que exista no mundo jurídico. Assim, o ato administrativo está sujeito a três planos lógicos distintos: o plano existência, o plano da validade e o plano da eficácia. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
a. No plano existência estão contidos os elementos de estruturação do ato; no plano da validade, verifica-se a compatibilidade do ato com o ordenamento jurídico; e no plano da eficácia, determina-se a aptidão do ato para a produção de efeitos jurídicos.
b. No plano da validade, verifica-se se o ato administrativo está em conformidade com os requisitos fixados no ordenamento jurídico para a sua produção.
c. Os atos jurídicos podem ser existentes, válidos e eficazes; existentes inválidos e eficazes; existentes, válidos e ineficazes; existentes, inválidos e ineficazes; porém nunca inexistentes.
d. São considerados atos perfeitos aqueles que já completaram todas as etapas de sua criação, ou seja, são perfeitamente formados.
e. Alguns atos são de eficácia imediata e passam a produzir efeito logo após a publicação.
a) a servidão será instituída por lei e é formalizada através de um ato administrativo; c) é possível averbar a servidão na matrícula do imóvel, porém não é necessário; d) algumas espécies de servidões, devido a sua extensão, podem gerar um direito a indenização, e não todas; e) na servidão podem ser instituídas obrigações de não fazer e de suportar.

Mais conteúdos dessa disciplina