Logo Passei Direto
Buscar
02. Na crônica, é possível identificar uma intenção expressiva do autor por meio de recursos como
(A) a ironia, por meio da qual ele comenta de um cego capaz de enxergar mais do que os demais participantes da reunião.
(B) a reiteração do verbo “creio”, por meio da qual ele reforça sua opinião de que a cor azul está ligada a diversas sensações.
(C) a ambiguidade, por meio da qual ele mantém a indiferenciação que existe entre os dias cinzentos e os dias de céu azul.
(D) a descrição, por meio da qual ele apresenta a perspectiva do cego sobre os incômodos presentes em uma grande cidade.
(E) o exagero, por meio do qual ele afirma incorretamente que o cego desejava que todos os dias fossem de céu azul.

User badge image
Perguntas sobre Projetos de Ensino

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para identificar a intenção expressiva do autor em uma crônica, é importante analisar os recursos utilizados e como eles contribuem para a mensagem ou o efeito desejado. Vamos analisar as alternativas: (A) A ironia, por meio da qual ele comenta de um cego capaz de enxergar mais do que os demais participantes da reunião. - A ironia pode ser um recurso expressivo interessante, pois sugere uma crítica ou uma reflexão mais profunda. (B) A reiteração do verbo “creio”, por meio da qual ele reforça sua opinião de que a cor azul está ligada a diversas sensações. - A reiteração pode ser um recurso expressivo, mas não é tão forte quanto a ironia em termos de impacto. (C) A ambiguidade, por meio da qual ele mantém a indiferenciação que existe entre os dias cinzentos e os dias de céu azul. - A ambiguidade pode criar um efeito interessante, mas não necessariamente expressa uma intenção clara. (D) A descrição, por meio da qual ele apresenta a perspectiva do cego sobre os incômodos presentes em uma grande cidade. - A descrição é um recurso importante, mas pode não ser tão expressivo quanto a ironia. (E) O exagero, por meio do qual ele afirma incorretamente que o cego desejava que todos os dias fossem de céu azul. - O exagero pode ser um recurso expressivo, mas pode não ter a mesma profundidade que a ironia. Dentre as opções, a que melhor representa uma intenção expressiva do autor, utilizando um recurso que provoca reflexão e crítica, é a alternativa (A) a ironia. Portanto, a resposta correta é: (A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: (A) a ironia, por meio da qual ele comenta de um cego capaz de enxergar mais do que os demais participantes da reunião - A ironia é um recurso comum na crônica para transmitir mensagens de forma indireta e muitas vezes sarcástica. (B) a reiteração do verbo “creio”, por meio da qual ele reforça sua opinião de que a cor azul está ligada a diversas sensações - A reiteração de palavras pode ser um recurso estilístico, mas não necessariamente expressa uma intenção expressiva do autor. (C) a ambiguidade, por meio da qual ele mantém a indiferenciação que existe entre os dias cinzentos e os dias de céu azul - A ambiguidade pode ser um recurso utilizado para gerar múltiplas interpretações, mas não necessariamente expressar uma intenção expressiva clara do autor. (D) a descrição, por meio da qual ele apresenta a perspectiva do cego sobre os incômodos presentes em uma grande cidade - A descrição é um recurso comum na crônica para detalhar cenários e personagens, mas não necessariamente expressa uma intenção expressiva do autor. (E) o exagero, por meio do qual ele afirma incorretamente que o cego desejava que todos os dias fossem de céu azul - O exagero é um recurso utilizado para enfatizar aspectos e gerar impacto, podendo expressar uma intenção expressiva do autor. Dessa forma, a opção que melhor representa uma intenção expressiva do autor por meio de recursos é: (E) o exagero, por meio do qual ele afirma incorretamente que o cego desejava que todos os dias fossem de céu azul.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina