Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
De acordo com a LEI Nº 20.756, DE 28 DE JANEIRO DE 2020, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás, das autarquias e fundações públicas estaduais, é incorreto afirmar:

a. Aos candidatos aprovados em concurso público, no limite das vagas anunciadas no edital e consoante obediência rigorosa à ordem de classificação, é assegurado o direito de nomeação no período de validade do concurso, compreendida eventual prorrogação de prazo, conforme cronograma previamente elaborado pela Administração.
b. Não é assegurado ao candidato, o direito de ser reclassificado para o final da lista de aprovados do concurso, devendo o candidato tomar posse assim que nomeado.
c. É vedada a convocação de candidato aprovado em novo concurso público para cujos cargos existam outros aprovados e remanescentes de concurso anterior com prazo de validade ainda não expirado.
d. O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado, dentro desse prazo, uma única vez, por igual período, a critério da Administração.
e. A nomeação para cargo de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos e deve observar a ordem de classificação e o prazo de validade do concurso público.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar a afirmação incorreta de acordo com a LEI Nº 20.756, DE 28 DE JANEIRO DE 2020, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Esta afirmação está correta, pois garante o direito de nomeação aos candidatos aprovados dentro do limite das vagas e respeitando a ordem de classificação. b) Esta afirmação é incorreta, pois, em geral, o candidato tem o direito de ser reclassificado, caso não tome posse imediatamente, podendo ser chamado posteriormente. c) Esta afirmação está correta, pois a lei realmente veda a convocação de candidatos aprovados em novo concurso se houver candidatos remanescentes de concursos anteriores. d) Esta afirmação está correta, pois a lei estabelece que o concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez. e) Esta afirmação está correta, pois a nomeação para cargo efetivo deve observar a ordem de classificação e o prazo de validade do concurso. Portanto, a alternativa incorreta é: b. Não é assegurado ao candidato, o direito de ser reclassificado para o final da lista de aprovados do concurso, devendo o candidato tomar posse assim que nomeado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas em relação à Lei Nº 20.756, DE 28 DE JANEIRO DE 2020, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás, das autarquias e fundações públicas estaduais, podemos identificar a alternativa incorreta: b. Não é assegurado ao candidato, o direito de ser reclassificado para o final da lista de aprovados do concurso, devendo o candidato tomar posse assim que nomeado. Essa afirmativa está incorreta, pois, de acordo com a lei, aos candidatos aprovados em concurso público, no limite das vagas anunciadas no edital e obedecendo à ordem de classificação, é assegurado o direito de nomeação no período de validade do concurso, incluindo eventuais prorrogações. Portanto, a reclassificação para o final da lista de aprovados não é um direito negado ao candidato. Assim, a alternativa correta é: b. Não é assegurado ao candidato, o direito de ser reclassificado para o final da lista de aprovados do concurso, devendo o candidato tomar posse assim que nomeado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para a realização do processo seletivo o órgão ou a entidade deve:

a. Por meio de processo a ser enviado para o Órgão Central de Gestão de Pessoal requerer interesse no processo seletivo e entrar na fila da Superintendência de Recrutamento e Seleção que realizará todo o processo baseado em sua experiência com as necessidades de cada órgão.
b. Por meio de processo administrativo a ser enviado para o Órgão Central de Gestão de Pessoal, comprovar o disposto no § 4º do Art 4 da Lei 20.918/2020, não sendo necessário apresentar a relação das funções temporárias e respectivas vagas, atribuições, requisitos, carga horária, além da declaração de adequação orçamentária expedida por seu ordenador de despesas, no entanto sendo necessário, seguir as orientações e as normativas complementares instituídas pelo Órgão Central de Gestão de Pessoal.
c. Executar o processo seletivo de acordo com suas necessidades, solicitando ao Órgão Central de Gestão de Pessoal auxílio caso seja necessário.
d. Por meio de processo administrativo a ser enviado para o Órgão Central de Gestão de Pessoal, comprovar o disposto no § 4º do Art 4 da Lei 20.918/2020, assim como apresentar a relação das funções temporárias e respectivas vagas, atribuições, requisitos, carga horária, além da declaração de adequação orçamentária expedida por seu ordenador de despesas, e precisará, ainda, seguir as orientações e as normativas complementares instituídas pelo Órgão Central de Gestão de Pessoal.

Mais conteúdos dessa disciplina