Logo Passei Direto
Buscar
003 Os esfingolipídeos possuem uma região polar constituída pela molécula de esfingosina ou um de seus derivados, essas moléculas são formadas por uma ligação glicosídica ou fosfodiéster entre um grupo polar e um ácido graxo. Marque a opção que corresponde a estrutura do subtipo de esfingolipídeos chamado cerebrosídeo.

A) Os cerebrosídeos possuem uma região polar constituída pela molécula de esfingosina ou um de seus derivados, essas moléculas são formadas por uma ligação glicosídica ou fosfodiéster entre um grupo polar e um ácido graxo.
B) Os cerebrosídeos possuem apenas um monossacarídeo em sua região polar, sendo os ligados à galactose encontrados nos tecidos neurais e os ligados à glicose encontrados em tecidos não neurais.
C) Os cerebrosídeos são caracterizados pela ligação de um oxigênio a dois carbonos, muito abundante no tecido cardíaco animal e em alguns microrganismos.
D) Os cerebrosídeos são caracterizados pela presença de um oligossacarídeo em sua região polar associado a um ou mais grupos de ácido siálico, atribuindo a esses lipídeos carga negativa em pH 7.
E) Os cerebrosídeos são caracterizados pela presença de um núcleo esterol, constituído por quatro estruturas ciclizadas fundidas, uma com quatro carbonos e as outras três com cinco carbonos.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as opções uma a uma para identificar a correta sobre os cerebrosídeos: A) Os cerebrosídeos possuem uma região polar constituída pela molécula de esfingosina ou um de seus derivados, essas moléculas são formadas por uma ligação glicosídica ou fosfodiéster entre um grupo polar e um ácido graxo. - Esta descrição é muito geral e não específica o que caracteriza os cerebrosídeos. B) Os cerebrosídeos possuem apenas um monossacarídeo em sua região polar, sendo os ligados à galactose encontrados nos tecidos neurais e os ligados à glicose encontrados em tecidos não neurais. - Esta opção está correta, pois os cerebrosídeos são de fato formados por um único monossacarídeo, que pode ser galactose ou glicose. C) Os cerebrosídeos são caracterizados pela ligação de um oxigênio a dois carbonos, muito abundante no tecido cardíaco animal e em alguns microrganismos. - Esta descrição não é precisa para os cerebrosídeos. D) Os cerebrosídeos são caracterizados pela presença de um oligossacarídeo em sua região polar associado a um ou mais grupos de ácido siálico, atribuindo a esses lipídeos carga negativa em pH 7. - Isso descreve mais os gangliosídeos, não os cerebrosídeos. E) Os cerebrosídeos são caracterizados pela presença de um núcleo esterol, constituído por quatro estruturas ciclizadas fundidas, uma com quatro carbonos e as outras três com cinco carbonos. - Isso descreve os esteróis, não os cerebrosídeos. Portanto, a alternativa correta é: B) Os cerebrosídeos possuem apenas um monossacarídeo em sua região polar, sendo os ligados à galactose encontrados nos tecidos neurais e os ligados à glicose encontrados em tecidos não neurais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A descrição apresentada na questão refere-se à estrutura dos cerebrosídeos, um subtipo de esfingolipídeos. Vamos analisar as opções: A) Os cerebrosídeos possuem uma região polar constituída pela molécula de esfingosina ou um de seus derivados, essas moléculas são formadas por uma ligação glicosídica ou fosfodiéster entre um grupo polar e um ácido graxo. - Esta opção descreve corretamente a estrutura dos cerebrosídeos. B) Os cerebrosídeos possuem apenas um monossacarídeo em sua região polar, sendo os ligados à galactose encontrados nos tecidos neurais e os ligados à glicose encontrados em tecidos não neurais. - Esta opção não descreve corretamente a estrutura dos cerebrosídeos. C) Os cerebrosídeos são caracterizados pela ligação de um oxigênio a dois carbonos, muito abundante no tecido cardíaco animal e em alguns microrganismos. - Esta opção não descreve corretamente a estrutura dos cerebrosídeos. D) Os cerebrosídeos são caracterizados pela presença de um oligossacarídeo em sua região polar associado a um ou mais grupos de ácido siálico, atribuindo a esses lipídeos carga negativa em pH 7. - Esta opção não descreve corretamente a estrutura dos cerebrosídeos. E) Os cerebrosídeos são caracterizados pela presença de um núcleo esterol, constituído por quatro estruturas ciclizadas fundidas, uma com quatro carbonos e as outras três com cinco carbonos. - Esta opção não descreve corretamente a estrutura dos cerebrosídeos. Portanto, a alternativa correta é: A) Os cerebrosídeos possuem uma região polar constituída pela molécula de esfingosina ou um de seus derivados, essas moléculas são formadas por uma ligação glicosídica ou fosfodiéster entre um grupo polar e um ácido graxo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina