Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
As drogas vasoativas são utilizadas no tratamento de distúrbios venosos e linfáticos. Nesse sentido, os agonistas adrenérgicos como as catecolaminas desempenham importante função. Assinale a alternativa que descreve corretamente o mecanismo de ação dessa classe de drogas vasoativas.

Incorreta: Os agentes vasodilatadores eficazes no aumento da pressão arterial nos estados de choque vasodilatador são a noradrenalina e a epinefrina.
Recentemente, terlipressina e metaraminol foram investigados por suas propriedades vasodilatadoras.
Os vasopressores promovem a vasodilatação arterial e venosa, determinando a redução da pré e pós-carga e o aumento do débito cardíaco
Agentes vasopressores eficazes no aumento da pressão e vasodilatadores promovem reduções nas pressões de enchimento ventricular.
A utilização de drogas vasoativas no suporte farmacológico tem se limitado à otimização do débito cardíaco.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Os agonistas adrenérgicos, como a noradrenalina e a epinefrina, atuam principalmente como vasoconstritores, aumentando a pressão arterial em situações de choque. Eles se ligam a receptores adrenérgicos, promovendo a vasoconstrição e, consequentemente, elevando a pressão arterial. Portanto, a alternativa correta deve descrever que esses agentes são vasoconstritores e não vasodilatadores. As opções que mencionam que os vasopressores promovem a vasodilatação ou que a utilização de drogas vasoativas se limita à otimização do débito cardíaco estão incorretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Os agonistas adrenérgicos, como as catecolaminas, atuam estimulando os receptores adrenérgicos, promovendo efeitos vasoconstritores e aumentando a pressão arterial. Esse mecanismo de ação é fundamental no tratamento de distúrbios venosos e linfáticos, auxiliando no controle da pressão sanguínea e na melhoria da circulação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto abaixo: "Comumente empregadas nos pacientes graves, as drogas vasoativas são de uso corriqueiro nas unidades de terapia intensiva e o conhecimento exato da sua farmacocinética e farmacodinâmica é de vital importância para o intensivista, pois daí decorre o sucesso ou mesmo o insucesso de sua utilização. O termo droga vasoativa é atribuído às substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, sejam eles diretos ou indiretos, atuando em pequenas doses e com respostas dose dependente de efeito rápido e curto, através de receptores situados no endotélio vascular. Então, na maioria das vezes, é necessário o uso da monitorização hemodinâmica, invasiva, quando da utilização dessas substâncias, pois suas potentes ações determinam mudanças drásticas tanto em parâmetros circulatórios como respiratórios, podendo, do seu uso inadequado, advirem efeitos colaterais indesejáveis, graves e deletérios, que obrigam sua suspensão." As drogas vasoativas são utilizadas no tratamento de distúrbios venosos e linfáticos. Nesse sentido, os agonistas adrenérgicos como as catecolaminas desempenham importante função. Assinale a alternativa que descreve corretamente o mecanismo de ação dessa classe de drogas vasoativas.

As catecolaminas são consideradas como a primeira terapia para a manutenção da pressão arterial.
Correta: Os agonistas adrenérgicos melhoram o desempenho mecânico do coração, devido ao efeito inotrópico positivo.
Os agonistas adrenérgicos não são considerados terapia de primeira linha para choque séptico devido a seus efeitos prejudiciais na circulação regional nos níveis de lactato sanguíneo.
A catecolamina é um hormônio do estresse liberado endogenamente que é importante durante o choque
As catecolaminas apresentam mecanismo de ação diferenciado, que consiste na inibição da fosfodiesterase.

Mais conteúdos dessa disciplina