Logo Passei Direto
Buscar
. Os fungos dimórficos são bastante estudados devido ao seu interesse clínico na manifestação de doenças sistêmicas. Sobre eles, marque a assertiva correta. a) O dimorfismo não é considerado uma característica de patogenicidade. b) O dimorfismo depende da temperatura e da concentração de O2 no meio. c) Os fungos dimórficos são leveduriformes a 25°C e filamentosos a 37°C. 16 Diagnóstico laboratorial de fungos filamentosos e dimórficos d) Criptococose, blastomicose e paracoccidioidomicose são algumas das doenças provocadas. e) Para a verificação do dimorfismo, os fungos devem ser cultivados à temperatura ambiente e a 37°C
User badge image
Estudante PD

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre os fungos dimórficos: a) O dimorfismo não é considerado uma característica de patogenicidade. - Esta afirmação é incorreta, pois o dimorfismo está relacionado à capacidade de alguns fungos de se adaptarem a diferentes ambientes, o que pode influenciar sua patogenicidade. b) O dimorfismo depende da temperatura e da concentração de O2 no meio. - Esta afirmação é parcialmente verdadeira, pois o dimorfismo é principalmente influenciado pela temperatura, mas a concentração de O2 não é um fator determinante. c) Os fungos dimórficos são leveduriformes a 25°C e filamentosos a 37°C. - Esta afirmação está incorreta. Na verdade, os fungos dimórficos são filamentosos a 25°C (forma ambiental) e leveduriformes a 37°C (forma patogênica). d) Criptococose, blastomicose e paracoccidioidomicose são algumas das doenças provocadas. - Esta afirmação é verdadeira, pois essas doenças estão associadas a fungos dimórficos. e) Para a verificação do dimorfismo, os fungos devem ser cultivados à temperatura ambiente e a 37°C. - Esta afirmação é verdadeira, mas não é a mais precisa em relação ao que se espera sobre a forma como os fungos dimórficos se manifestam. Dentre as opções analisadas, a alternativa que apresenta a assertiva correta é: d) Criptococose, blastomicose e paracoccidioidomicose são algumas das doenças provocadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as assertivas sobre os fungos dimórficos: a) O dimorfismo não é considerado uma característica de patogenicidade. - ERRADO. O dimorfismo é sim uma característica importante para a patogenicidade dos fungos dimórficos. b) O dimorfismo depende da temperatura e da concentração de O2 no meio. - CORRETO. O dimorfismo dos fungos depende da temperatura e da concentração de oxigênio no ambiente. c) Os fungos dimórficos são leveduriformes a 25°C e filamentosos a 37°C. - CORRETO. Os fungos dimórficos apresentam essa característica de mudança de forma conforme a temperatura. d) Criptococose, blastomicose e paracoccidioidomicose são algumas das doenças provocadas. - CORRETO. Essas são algumas das doenças causadas por fungos dimórficos. e) Para a verificação do dimorfismo, os fungos devem ser cultivados à temperatura ambiente e a 37°C - ERRADO. Para verificar o dimorfismo, os fungos devem ser cultivados em temperaturas específicas que induzam a mudança de forma. Portanto, as assertivas corretas são: b) O dimorfismo depende da temperatura e da concentração de O2 no meio. e c) Os fungos dimórficos são leveduriformes a 25°C e filamentosos a 37°C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina