Logo Passei Direto
Buscar

Música

Outros
Considerando que a escola deve ser o espaço que propicia e incentiva a socialização entre as crianças e adultos, alunos (as) e professores (as), a comunicação gerada é maior que em ambientes onde se tem pouco contato com outras pessoas, ou que o contato gerado é sempre entre os mesmos indivíduos. Ainda, há de se considerar que a criança tende a passar mais tempo na escola do que em sua casa, e a escola enquanto espaço formal da aprendizagem, o docente deve procurar métodos e atividades que propiciem um desenvolvimento direcionado das competências linguísticas na educação infantil.
I. A roda de conversa deve ser uma atividade permanente e diária, se construindo ao decorrer do ano letivo como um momento de interação e diálogo entre os alunos, o professor agirá como mediador das conversas, realizando propostas de situações para que as crianças possam se expressar por meio dessa atividade, desenvolvendo de forma direcionada, a oralidade.
II. O exercício de imaginar, criar, relatar e trocar experiências, é o início da vida da criança como indivíduo dotado da capacidade de comunicar-se. Pode-se dizer, portanto, que quanto mais situações o sujeito vivenciar em que esteja na condição de uso da oralidade, mais desenvolverá sua capacidade de se comunicar.
III. Para a aquisição da oralidade, a criança precisa começar com situações informais de comunicação.
IV. Quando a criança é colocada perante seus colegas, e ambos estão prestando atenção no discurso de oralidade que fará uso, a criança está numa situação de comunicadora, e precisará esquematizar e colocar em ordem os acontecimentos para relatar, posteriormente.
a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I está correta
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas
e. Apenas I e II estão corretas.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A roda de conversa deve ser uma atividade permanente e diária, se construindo ao decorrer do ano letivo como um momento de interação e diálogo entre os alunos, o professor agirá como mediador das conversas, realizando propostas de situações para que as crianças possam se expressar por meio dessa atividade, desenvolvendo de forma direcionada, a oralidade. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a roda de conversa é uma prática importante para o desenvolvimento da oralidade. II. O exercício de imaginar, criar, relatar e trocar experiências, é o início da vida da criança como indivíduo dotado da capacidade de comunicar-se. Pode-se dizer, portanto, que quanto mais situações o sujeito vivenciar em que esteja na condição de uso da oralidade, mais desenvolverá sua capacidade de se comunicar. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois enfatiza a importância da prática da oralidade para o desenvolvimento da comunicação. III. Para a aquisição da oralidade, a criança precisa começar com situações informais de comunicação. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a oralidade se desenvolve em contextos informais antes de se formalizar. IV. Quando a criança é colocada perante seus colegas, e ambos estão prestando atenção no discurso de oralidade que fará uso, a criança está numa situação de comunicadora, e precisará esquematizar e colocar em ordem os acontecimentos para relatar, posteriormente. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois descreve uma situação em que a criança precisa organizar suas ideias para se comunicar. Com base na análise, todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A roda de conversa deve ser uma atividade permanente e diária, se construindo ao decorrer do ano letivo como um momento de interação e diálogo entre os alunos, o professor agirá como mediador das conversas, realizando propostas de situações para que as crianças possam se expressar por meio dessa atividade, desenvolvendo de forma direcionada, a oralidade. Correta. A roda de conversa é uma prática pedagógica importante para estimular a comunicação e a oralidade nas crianças. II. O exercício de imaginar, criar, relatar e trocar experiências, é o início da vida da criança como indivíduo dotado da capacidade de comunicar-se. Pode-se dizer, portanto, que quanto mais situações o sujeito vivenciar em que esteja na condição de uso da oralidade, mais desenvolverá sua capacidade de se comunicar. Correta. Estimular a imaginação e a troca de experiências contribui para o desenvolvimento da capacidade de comunicação. III. Para a aquisição da oralidade, a criança precisa começar com situações informais de comunicação. Correta. O desenvolvimento da oralidade nas crianças muitas vezes se inicia de forma informal, em situações do cotidiano. IV. Quando a criança é colocada perante seus colegas, e ambos estão prestando atenção no discurso de oralidade que fará uso, a criança está numa situação de comunicadora, e precisará esquematizar e colocar em ordem os acontecimentos para relatar, posteriormente. Correta. Essa situação de comunicação em público pode ser um estímulo importante para o desenvolvimento da capacidade de se expressar oralmente. Portanto, todas as alternativas estão corretas. A alternativa correta é: a) As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que a ludicidade esteja presente no brincar, o espaço em que a criança se encontra inserida será um fator influenciador. E para que essa brincadeira faça sentido para a criança, deve estar relacionada às suas vivências e /ou desejos e fantasias irrealizáveis no momento. Nesse sentido, o espaço da brinquedoteca propicia o enriquecimento dos contextos imaginativos das brincadeiras.

a) Ligado ao termo biblioteca, do qual herdou as características, brinquedoteca ou ludoteca, são espaços criados e organizados para a criança brincar. Podem ser públicos ou privados, podem ser inseridos somente em espaços com fins pedagógicos educacionais.
b) Qualquer espaço, desde que seja disponibilizado alguns brinquedos, pode ser nomeado e utilizado como brinquedoteca.
c) O enriquecimento deste espaço não é relevante para a ludicidade e aprendizagem, pois se haver muitos brinquedos a criança não irá trabalhar seu imaginário, podendo se perder na exploração desses materiais
d) As brinquedotecas são espaços públicos criados e organizados para a criança brincar, podendo se estabelecer em diferentes tipos de instituições como escolas, hospitais, supermercados, centros de lazer, bibliotecas, shoppings, consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, universidades.
e) Podendo ser públicos ou privados e criados em diferentes instituições, a brinquedoteca não deve ser definida apenas como um conjunto organizado de brinquedos, pois deve propiciar tanto o divertimento e a socialização entre crianças e adultos, quanto o desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, quanto mais simplificado é esse espaço, menos possibilidades a criança tem de explorar os materiais e realizar suas explorações e descobertas.

(a) ter consciência dos objetivos que necessitam ser alcançados, as competências que devem ser desenvolvidas e os conteúdos que devem ser trabalhados, pois a criança não participa dos momentos de musicalização de forma neutra, conhecimentos são passados e opiniões são formadas, deve-se questionar sempre, a história que desejamos transmitir e permanecer vivas para as novas gerações.
I. Resgatar jogos e brincadeiras, como cantigas de roda e músicas típicas do folclore brasileiro é uma forma muito eficaz de valorizar a cultura regional, ensinar história e geografia na perspectiva sociocultural, além de ser uma forma lúdica de ensinar e inserir as crianças numa atividade de socialização.
II. As músicas sempre estiveram presentes em rituais indígenas, no folclore, no carnaval, nas cantigas de roda, nos esportes, etc. No entanto, com o advento da globalização e a ascensão da tecnologia, houve uma imensa desvalorização de tais manifestações culturais brasileiras.
III. As cantigas de roda cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis devem ser constituídas de textos fáceis e ritmados, para que possam colaborar com a aprendizagem por meio da repetição.
IV. As cantigas de roda podem ser utilizadas para mudar as histórias clássicas e de folclore, criando novos personagens e pensando em novas histórias, de acordo com o que faz mais sentido para o professor (a) regente da sala.
a. Apenas I e II estão corretas
b. Apenas I está correta.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas

Aprendemos que a musicalização propicia inúmeros benefícios no âmbito educacional e pedagógico das crianças, mas além desse âmbito, o contato com a música também oferece melhorias nos aspectos fisiológicos das crianças. Sendo necessário compreender que a fisiologia se refere a todas as funções orgânicas de um organismo, processos esses responsáveis por manter a vida desse organismo. Em nosso estudo, tratamos sobre a criança.
a. Quando cantamos, a respiração mais profunda (abdominal) é ativada, o que traz uma mudança fisiológica positiva aos movimentos respiratórios, trazendo efeitos positivos sobre o intestino e o coração
b. Quando cantam, as crianças se expressam mais, podendo aprender novas coreografias para as apresentações comemorativas da escola.
c. Como consequência positiva do hábito de cantar, a criança se sentirá mais relaxada e desta forma, aprenderá melhor, mesmo os conteúdos que não são do seu interesse.
d. Não há indícios científicos que comprovem os benefícios da musicalização para crianças.
e. Ao cantar, a respiração mais profunda (abdominal) é ativada, o que traz uma mudança fisiológica positiva aos movimentos respiratórios, trazendo efeitos positivos sobre o cérebro e o pulmão
a. Quando cantamos, a respiração mais profunda (abdominal) é ativada, o que traz uma mudança fisiológica positiva aos movimentos respiratórios, trazendo efeitos positivos sobre o intestino e o coração
b. Quando cantam, as crianças se expressam mais, podendo aprender novas coreografias para as apresentações comemorativas da escola.
c. Como consequência positiva do hábito de cantar, a criança se sentirá mais relaxada e desta forma, aprenderá melhor, mesmo os conteúdos que não são do seu interesse.
d. Não há indícios científicos que comprovem os benefícios da musicalização para crianças.
e. Ao cantar, a respiração mais profunda (abdominal) é ativada, o que traz uma mudança fisiológica positiva aos movimentos respiratórios, trazendo efeitos positivos sobre o cérebro e o pulmão

Mais conteúdos dessa disciplina