Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre os tipos de predicados, indique a alternativa que apresenta um predicado verbo-nominal.
Pedro corre pensativo.
A Maria trouxe o livro.
B Nós somos professores.
C Pedro corre pensativo.
D O cachorro late muito.
E Roubaram nossa casa.
User badge image
GramáticaEmFoco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar um predicado verbo-nominal, precisamos entender que esse tipo de predicado combina um verbo (que pode ser intransitivo ou transitivo) com um núcleo nominal que expressa uma característica ou estado do sujeito. Vamos analisar as alternativas: A) "A Maria trouxe o livro." - Este é um predicado verbal, pois o verbo "trouxe" é transitivo e não há um núcleo nominal. B) "Nós somos professores." - Este é um predicado nominal, pois o verbo "somos" (do verbo ser) liga o sujeito a um predicativo (professores). C) "Pedro corre pensativo." - Aqui temos um verbo ("corre") e um adjetivo que caracteriza o estado do sujeito ("pensativo"). Portanto, é um predicado verbo-nominal. D) "O cachorro late muito." - Este é um predicado verbal, pois o verbo "late" é intransitivo e não há um núcleo nominal. E) "Roubaram nossa casa." - Este é um predicado verbal, pois o verbo "roubaram" é transitivo. A alternativa que apresenta um predicado verbo-nominal é: C) Pedro corre pensativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para identificar um predicado verbo-nominal, é importante lembrar que esse tipo de predicado é aquele que possui tanto um verbo de ligação quanto um verbo significativo, atribuindo características ao sujeito da oração. Analisando as opções fornecidas: a) Pedro corre pensativo. - Neste caso, temos o verbo "corre" como verbo significativo e o adjetivo "pensativo" atribuindo uma característica ao sujeito "Pedro". Portanto, este é um predicado verbo-nominal. b) A Maria trouxe o livro. - Aqui temos apenas o verbo "trouxe" como verbo significativo, não sendo um predicado verbo-nominal. c) Nós somos professores. - Temos o verbo de ligação "somos" e o predicativo do sujeito "professores", mas não há um verbo significativo, portanto não é um predicado verbo-nominal. d) O cachorro late muito. - Neste caso, temos apenas o verbo "late" como verbo significativo, não sendo um predicado verbo-nominal. e) Roubaram nossa casa. - Aqui temos apenas o verbo "roubaram" como verbo significativo, não sendo um predicado verbo-nominal. Portanto, a alternativa que apresenta um predicado verbo-nominal é: a) Pedro corre pensativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte slogan: "Skol, a cerveja que desce redondo". Tendo em vista os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre as classes das palavras na concepção da gramática tradicional, no que diz respeito à palavra 'redondo' no dado slogan, analise as afirmativas a seguir, colocando V para as proposições verdadeiras, e F para as proposições falsas:
I. ( ) No slogan, 'redondo' cumpre a função de adjetivo, por isso, fica invariável, ou seja, não sofre flexão para concordar com o substantivo ao qual se refere, no caso, 'cerveja'.
II. ( ) No slogan, 'redondo', não cumpre a função de um adjetivo, o que obrigaria a palavra a concordar com o gênero feminino do substantivo 'cerveja'.
III. ( ) No slogan, para 'redondo' exercer a função de adjetivo, o enunciado deveria ser escrito 'A cerveja que desce redonda'.
A F – F – V
B V – F – V
C V – F – F
D F – V – V
E F – V – F

à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a classificação do predicado das orações para a gramática tradicional, é possível afirmar que na sentença destacada no dado trecho de texto:
O predicado é verbal, visto que seu núcleo é um verbo de ligação.
A O predicado é verbal, visto que seu núcleo é um verbo de ligação.
B O predicado é nominal, uma vez que seu núcleo é um verbo pleno.
C O predicado é verbo-nominal, já que seu núcleo (um verbo pleno) vem seguido por um predicativo.
D O predicado é nominal, uma vez que seu núcleo é um verbo de ligação.
E O predicado é verbal, pois tem como núcleo um verbo pleno.

De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre as pessoas do discurso, o sujeito gramatical do dado fragmento de texto...
A está na primeira pessoa do discurso.
B está na terceira pessoa do discurso.
C está na quarta pessoa do discurso.
D está na quinta pessoa do discurso.
E está na sexta pessoa do discurso.
A
B
C
D
E

De acordo com os conteúdos livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a classificação do predicado das orações para a gramática tradicional, ordene as sentenças a seguir ao respectivo predicado que as constitui:
( ) Um predicado verbo-nominal.
( ) Um predicado verbal.
( ) Um predicado nominal.
A 1 – 2 – 3
B 1 – 3 – 2
C 3 – 2 – 1
D 2 – 1 – 3
E 2 – 3 – 1

Segundo os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a estrutura funcional da sentença, uma análise funcional da sentença 'Alunos protestam contra a falta de merenda e o fechamento de salas de aula' afirmaria que:
I. Na sentença em questão, a função de sujeito é desempenhada pelo sintagma [Alunos].
II. [protestam contra a falta de merenda e fechamento de salas de aula] corresponde ao predicado.
III. O sujeito presente é do tipo composto.
A I, apenas.
B I e II, apenas.
C II, apenas.
D III, apenas.
E I e III, apenas.

Assinale a alternativa correta:
( ) Essa oração exerce a função sintática de sujeito do verbo da oração principal.
( ) Essa oração é aquela que exerce função de objeto direto do verbo da oração principal.
( ) Como o nome indica, essa oração atua como objeto indireto do verbo da oração principal e, como todo objeto indireto, é precedido de preposição.
A 1 - 2 - 3
B 3 - 2 - 1
C 1 - 3 - 2
D 2 - 3 - 1
E 3 - 1 - 2

Tendo em vista a sentença destacada no dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a estrutura sintagmática das proposições, analise as afirmacoes a seguir, colocando V para proposições verdadeiras, e F para as proposições falsas:
I. ( ) [O diretor] é um sintagma nominal que, na sentença, exerce a função de sujeito.
II. ( ) [um e-mail] é um sintagma nominal que, na sentença, atua como objeto direto.
III. ( ) [para os professores] é um sintagma nominal que, na sentença, é um objeto indireto.
IV. ( ) “enviou um e-mail para os professores” é o predicado.
A V – V – V –V
B V – V – F – F
C V – F – V – F
D V – F – V – V
E V – V – F – V

Considerando o fragmento de texto anterior e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema – Como se dá a coordenação? da disciplina Língua Portuguesa: Processos Sintáticos, assinale a alternativa que apresenta oração coordenada sindética.

A E eu vim, e vi e venci.
B O tempo corria, ela crescia.
C Estivemos lá, foi muito legal!
D Cheguei em casa, cai no sono.
E Cheguei, comi, assistir, dormir.