Logo Passei Direto
Buscar
27. As recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes tratam da captura em imagem de documentos planos e encadernados, como
A) impressos, manuscritos, vestimentas e cartazes.
B) mapas, plantas, desenhos e documentos audiovisuais.
C) manuscritos, plantas, gravuras e ampliações fotográficas.
D) desenhos, maquetes, diapositivos e negativos.
E) microformas, quadros, estatuetas e cópias.
User badge image
AdmComigo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes, é importante considerar que a captura em imagem deve ser feita de forma adequada para preservar a integridade e autenticidade dos documentos. Analisando as opções apresentadas: A) impressos, manuscritos, vestimentas e cartazes - Esses itens podem ser digitalizados, mas não são os mais comuns em recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. B) mapas, plantas, desenhos e documentos audiovisuais - Mapas, plantas e desenhos são comuns em recomendações de digitalização de documentos arquivísticos permanentes, mas documentos audiovisuais geralmente requerem técnicas específicas de digitalização. C) manuscritos, plantas, gravuras e ampliações fotográficas - Manuscritos, plantas e gravuras são comuns em recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes, sendo uma opção mais adequada. D) desenhos, maquetes, diapositivos e negativos - Embora desenhos e negativos possam ser digitalizados, maquetes e diapositivos geralmente requerem técnicas específicas de digitalização. E) microformas, quadros, estatuetas e cópias - Microformas e cópias podem ser digitalizadas, mas quadros e estatuetas não são documentos planos e encadernados. Assim, a opção que melhor representa a captura em imagem de documentos arquivísticos permanentes é: C) manuscritos, plantas, gravuras e ampliações fotográficas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à classificação de documentos, é correto afirmar que

(A) compreender o contexto de produção de um documento de arquivo exige conhecer a história do organismo produtor, abordando-a, principalmente, na perspectiva das funções e atividades por ele desenvolvidas – na perspectiva da estrutura e funcionamento do organismo produtor.
(B) se o organismo produtor de um arquivo for uma entidade, muito provavelmente fontes de informação não estarão no próprio arquivo e sim na Câmara Municipal, correspondendo a documentos relacionados à criação e à instalação da entidade e aos principais momentos de reformulação ou redirecionamento administrativo.
(C) no caso de instituições particulares, assim como ocorre com as instituições públicas, além da legislação, outros documentos de constituição são decisivos (como os estatutos sociais), mas o estudo da estrutura e do funcionamento do organismo também costuma se apoiar em atas de reuniões, relatórios de atividades, planos de metas e projetos institucionais.
(D) se o organismo produtor de arquivo for uma pessoa jurídica, as fontes de informação privilegiadas para a realização do estudo de sua trajetória serão os documentos que concentram informações gerais sobre suas atividades econômicas e sociais.
(E) a localização e a consulta das fontes de informação, em geral, podem resultar na reunião mínima de dados que, se sistematizados, permitirão compreender o contexto específico da produção e da avaliação dos documentos do arquivo em tratamento.

Sobre arquivos pessoais, é correto afirmar que são constituídos por documentos

(A) produzidos por uma pessoa física (cidadão, profissional, membro de uma família ou elemento integrante de uma sociedade) ou jurídica que, preservados para além da vida dessa pessoa, constituem seu testemunho, como uma coleção, podendo ser abertos à pesquisa pública.
(B) produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física (cidadão, profissional, membro de uma família ou elemento integrante de uma sociedade) que, preservados para além da vida dessa pessoa, constituem seu testemunho, como um conjunto orgânico, podendo ser abertos à pesquisa pública.
(C) produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física (cidadão, profissional, membro de uma família ou elemento integrante de uma sociedade) que não são preservados integralmente para além da vida dessa pessoa; constituem seu testemunho, mas não podem ser abertos à pesquisa pública.
(D) colecionados por uma pessoa física (cidadão, profissional, membro de uma família ou elemento integrante de uma sociedade) que, preservados para além da vida dessa pessoa, constituem o testemunho de parte de sua vida, uma vez que são preservados apenas seus livros, fotos e documentos gravados em vídeo.
(E) produzidos e/ou recebidos por funcionários de uma pessoa jurídica (cidadão, profissional, membro de uma família ou elemento integrante de uma sociedade) que são preservados por tempo determinado pela tabela de temporalidade, não excedendo 20 anos de duração.

Mais conteúdos dessa disciplina