Logo Passei Direto
Buscar
16. Considere as passagens:

(A) Imaginou os filhos que aguardavam-na e já deviam estar acordados. Lhes odiava! / Tratava ela bem.
(B) Imaginou os filhos que lhe aguardavam e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava bem.
(C) Imaginou os filhos que aguardavam-lhe e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava bem.
(D) Imaginou os filhos que aguardavam-na e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava bem.
(E) Imaginou os filhos que lhe aguardavam e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava bem.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Neste caso, a questão envolve a correção gramatical em relação ao uso dos pronomes "lhe" e "os" em relação aos filhos na passagem apresentada. Analisando as passagens: (A) Imaginou os filhos que aguardavam-na e já deviam estar acordados. Lhes odiava! / Tratava ela bem. (B) Imaginou os filhos que lhe aguardavam e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava bem. (C) Imaginou os filhos que aguardavam-lhe e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava bem. (D) Imaginou os filhos que aguardavam-na e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava bem. (E) Imaginou os filhos que lhe aguardavam e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava bem. A forma correta de acordo com a norma culta da língua portuguesa é a opção (B): (B) Imaginou os filhos que lhe aguardavam e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava bem. Nesta opção, os pronomes estão corretamente empregados em relação aos filhos, sendo "lhe" utilizado antes do verbo e "os" utilizado como objeto direto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

03. O editorial defende como medida benéfica para o Ocidente que

(A) os países ocidentais monitorem as ações entre a Coreia do Norte e a Rússia e não menosprezem as ameaças que essas nações representam.

(B) a China e a Coreia do Sul sejam capazes de empreender uma guerra contra a Coreia do Norte e a Rússia, limitando as ações do acordo estabelecido.

(C) a Coreia do Norte tire proveito da transferência de tecnologias militares russas previstas no acordo e compartilhe conhecimentos com países vizinhos.

(D) o isolamento imposto à Rússia seja estendido à Coreia do Norte e à China, para evitar novas dissensões entre países e guerras indesejadas.

(E) a Rússia fortaleça a parceria com a Coreia do Norte, com as exportações de combustíveis e alimentos, podendo superar, assim, as restrições que sofre.

A) os países ocidentais monitorem as ações entre a Coreia do Norte e a Rússia e não menosprezem as ameaças que essas nações representam.
B) a China e a Coreia do Sul sejam capazes de empreender uma guerra contra a Coreia do Norte e a Rússia, limitando as ações do acordo estabelecido.
C) a Coreia do Norte tire proveito da transferência de tecnologias militares russas previstas no acordo e compartilhe conhecimentos com países vizinhos.
D) o isolamento imposto à Rússia seja estendido à Coreia do Norte e à China, para evitar novas dissensões entre países e guerras indesejadas.
E) a Rússia fortaleça a parceria com a Coreia do Norte, com as exportações de combustíveis e alimentos, podendo superar, assim, as restrições que sofre.

Mais conteúdos dessa disciplina