Logo Passei Direto
Buscar
Durante a disciplina Estratégia Saúde da Família e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família vimos que a Atenção Básica (AB), que é a personificação brasileira da Atenção Primária à Saúde (APS), tem como estratégia operacional a Estratégia Saúde da Família (ESF). Considerando os itens do Programa à Estratégia Saúde da Família: evolução histórica e Estratégia Saúde da Família: princípios e diretrizes, analise as seguintes afirmativas: I- O Programa Saúde da Família (PSF) foi a primeira estratégia nacional de mudança da assistência à saúde, sendo um braço auxiliar na implementação do SUS, tornando-se a política central de expansão da Atenção Básica (AB), caracterizando-se como a porta de entrada prioritária do sistema de saúde. II- Dentre os princípios da ESF temos o princípio do vínculo e continuidade, o qual está intrinsicamente relacionado com a participação social, tendo em vista que o vínculo formado entre os profissionais e usuários, além de facilitar uma maior participação, assegura permanência no atendimento. III- A documentação disponibilizada pelo Ministério da Saúde referente às diretrizes do PSF/ESF traz subsídios para que os profissionais que integram as equipes de Saúde Família tenham total suporte e conhecimentos para que possam atender e compreender as diferentes tipologias familiares. IV- Devido à proximidade dos profissionais de saúde com a população e às interações no território de abrangência, a ESF atua como uma nova base para as articulações intersetoriais, possibilitando a constatação dos problemas que incidem sobre o processo saúde/doença. Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Programa Saúde da Família (PSF) foi a primeira estratégia nacional de mudança da assistência à saúde, sendo um braço auxiliar na implementação do SUS, tornando-se a política central de expansão da Atenção Básica (AB), caracterizando-se como a porta de entrada prioritária do sistema de saúde.
II- Dentre os princípios da ESF temos o princípio do vínculo e continuidade, o qual está intrinsicamente relacionado com a participação social, tendo em vista que o vínculo formado entre os profissionais e usuários, além de facilitar uma maior participação, assegura permanência no atendimento.
III- A documentação disponibilizada pelo Ministério da Saúde referente às diretrizes do PSF/ESF traz subsídios para que os profissionais que integram as equipes de Saúde Família tenham total suporte e conhecimentos para que possam atender e compreender as diferentes tipologias familiares.
IV- Devido à proximidade dos profissionais de saúde com a população e às interações no território de abrangência, a ESF atua como uma nova base para as articulações intersetoriais, possibilitando a constatação dos problemas que incidem sobre o processo saúde/doença.
A) As afirmativas II e III estão corretas.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) As afirmativas II e IV estão corretas.
D) As afirmativas III e IV estão corretas.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- O Programa Saúde da Família (PSF) foi a primeira estratégia nacional de mudança da assistência à saúde, sendo um braço auxiliar na implementação do SUS, tornando-se a política central de expansão da Atenção Básica (AB), caracterizando-se como a porta de entrada prioritária do sistema de saúde. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o PSF realmente foi uma estratégia fundamental na implementação do SUS e na expansão da Atenção Básica. II- Dentre os princípios da ESF temos o princípio do vínculo e continuidade, o qual está intrinsicamente relacionado com a participação social, tendo em vista que o vínculo formado entre os profissionais e usuários, além de facilitar uma maior participação, assegura permanência no atendimento. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o vínculo é um dos princípios fundamentais da ESF. III- A documentação disponibilizada pelo Ministério da Saúde referente às diretrizes do PSF/ESF traz subsídios para que os profissionais que integram as equipes de Saúde Família tenham total suporte e conhecimentos para que possam atender e compreender as diferentes tipologias familiares. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as diretrizes do PSF/ESF realmente fornecem suporte aos profissionais. IV- Devido à proximidade dos profissionais de saúde com a população e às interações no território de abrangência, a ESF atua como uma nova base para as articulações intersetoriais, possibilitando a constatação dos problemas que incidem sobre o processo saúde/doença. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a ESF realmente facilita a articulação intersetorial e a identificação de problemas de saúde. Agora, vamos verificar as alternativas: A) As afirmativas II e III estão corretas. (Incorreta, pois I e IV também estão corretas) B) As afirmativas I e II estão corretas. (Incorreta, pois III e IV também estão corretas) C) As afirmativas II e IV estão corretas. (Incorreta, pois I e III também estão corretas) D) As afirmativas III e IV estão corretas. (Incorreta, pois I e II também estão corretas) Como todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas, nenhuma das alternativas apresentadas é totalmente correta. Portanto, você deve considerar que todas as afirmativas são verdadeiras, mas não há uma alternativa que contenha todas as verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: I- O Programa Saúde da Família (PSF) foi a primeira estratégia nacional de mudança da assistência à saúde, sendo um braço auxiliar na implementação do SUS, tornando-se a política central de expansão da Atenção Básica (AB), caracterizando-se como a porta de entrada prioritária do sistema de saúde. Esta afirmativa está correta, pois o PSF foi de fato uma estratégia importante na implementação do SUS e na expansão da Atenção Básica. II- Dentre os princípios da ESF temos o princípio do vínculo e continuidade, o qual está intrinsicamente relacionado com a participação social, tendo em vista que o vínculo formado entre os profissionais e usuários, além de facilitar uma maior participação, assegura permanência no atendimento. Esta afirmativa está correta, pois o vínculo e a continuidade são princípios fundamentais da Estratégia Saúde da Família. III- A documentação disponibilizada pelo Ministério da Saúde referente às diretrizes do PSF/ESF traz subsídios para que os profissionais que integram as equipes de Saúde Família tenham total suporte e conhecimentos para que possam atender e compreender as diferentes tipologias familiares. Esta afirmativa está correta, pois a documentação do Ministério da Saúde é uma fonte importante de orientação para as equipes de Saúde da Família. IV- Devido à proximidade dos profissionais de saúde com a população e às interações no território de abrangência, a ESF atua como uma nova base para as articulações intersetoriais, possibilitando a constatação dos problemas que incidem sobre o processo saúde/doença. Esta afirmativa está correta, pois a ESF atua de fato como uma base para a integração e articulação entre diferentes setores em prol da saúde da população. Portanto, as afirmativas corretas são as afirmativas I, II, III e IV. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: D) As afirmativas III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Dentro do plano de negócios, na etapa que trata da análise do mercado, definir os objetivos relacionados aos concorrentes é um dos segredos para tornar o empreendimento vitorioso. Acerca dos objetivos que devem ser definidos com base nos concorrentes, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas que seguem: ( ) Identificar os concorrentes. ( ) Unir-se aos concorrentes. ( ) Superar os concorrentes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
( ) Identificar os concorrentes.
( ) Unir-se aos concorrentes.
( ) Superar os concorrentes.
A) V – V – F.
B) V – F – V.
C) V – V – V.
D) V – F – F.

Conforme o que foi visto, classifique em V as sentenças verdadeiras e F para as falsas. ( ) A crise sanitária provocada pela pandemia amplificou as debilidades do sistema de saúde brasileiro, mas ao mesmo tempo enalteceu as equipes Saúde da Família, Atenção Primária e do NASF-AB, reconhecendo a importância da ESF e do SUS. ( ) Devido à integralidade da assistência, responsabilidade territorial, vínculo com os usuários e orientação comunitária, a ESF é o modelo mais adequado para mobilizar a comunidade a participar das medidas preventivas para a contenção da pandemia. ( ) A reorganização da ESF, durante a pandemia, se fez necessária tanto para dar continuidade ao cuidando integral à saúde dos cidadãos como para atuar em casos de COVID-19, alterando a rotina de atendimentos, contando com a valiosa contribuição do NASF-AB e dos ACS. ( ) No Brasil, diante dos primeiros casos de COVID-19, o Ministério da Saúde lançou mão, imediatamente, da abordagem comunitária, via ESF, para refrear a disseminação da doença, em detrimento aos atendimentos hospitalares. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A crise sanitária provocada pela pandemia amplificou as debilidades do sistema de saúde brasileiro, mas ao mesmo tempo enalteceu as equipes Saúde da Família, Atenção Primária e do NASF-AB, reconhecendo a importância da ESF e do SUS.
( ) Devido à integralidade da assistência, responsabilidade territorial, vínculo com os usuários e orientação comunitária, a ESF é o modelo mais adequado para mobilizar a comunidade a participar das medidas preventivas para a contenção da pandemia.
( ) A reorganização da ESF, durante a pandemia, se fez necessária tanto para dar continuidade ao cuidando integral à saúde dos cidadãos como para atuar em casos de COVID-19, alterando a rotina de atendimentos, contando com a valiosa contribuição do NASF-AB e dos ACS.
( ) No Brasil, diante dos primeiros casos de COVID-19, o Ministério da Saúde lançou mão, imediatamente, da abordagem comunitária, via ESF, para refrear a disseminação da doença, em detrimento aos atendimentos hospitalares.
A) F – V – V – F.
B) V – V – V – V.
C) V – V – V – F.
D) V – F – F – V.

De acordo com os períodos acima citados, associe-os com algumas das suas principais características utilizando o código a seguir:
O modelo de saúde vigente era hospitalocêntrico, voltado para a cura das doenças, com foco no setor privado, privilegiando a indústria farmacêutica.
O modelo de saúde foi marcado pelo modelo campanhista sanitarista e pela dicotomia entre a saúde pública e a previdência social.
O modelo de saúde era inexistente, com enorme carência área da saúde, ausência de serviços de saúde e de um modelo sanitário.
O modelo de saúde era campanhista e curativista, com assistência voltada unicamente aos trabalhadores de determinadas categorias profissionais.
O modelo de saúde era quase inexistente com ações específicas para o combate das epidemias, com condições sanitárias deficientes.
O modelo de saúde foi reformulado para atender à Constituição Federal, sendo que a assistência à saúde estava sob a responsabilidade do INAMPS.
O modelo de saúde era centrado na doença, voltado para a ampliação hospitalar e favorecendo a inserção das primeiras empresas de saúde.
A) VI – III – I – IV – II – VII – V.
B) V – III – IV – I – II – VI – VII.
C) III – VII – IV – I – V – VI – II.
D) I – II – IV – III – V – VII – VI.

sistema de atenção à saúde fragmentado.
I- Na qualidade de política nacional de saúde na Atenção Básica e coordenadora do cuidado, a Estratégia Saúde da Família, ao ser implementada, impactou significativamente os mecanismos de gestão da saúde no Brasil.
III- A Estratégia Saúde da Família (ESF) está inserida nas redes de serviços de saúde e as ações das equipes de Atenção Básica e da Saúde da Família ocorrem de forma independentes.
IV- A ESF é resultado das conquistas evocadas na Constituição Federal, tornando-se a principal política de cuidado integral à saúde da população carente e vulnerável, apresentando princípios e diretrizes que estão em assimetria com o SUS.
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) As afirmativas II e III estão corretas.
D) As afirmativas III e IV estão corretas.

No item “Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde e Política Nacional de Atenção: reflexões históricas para a compreensão da Saúde da Família”, do Capítulo 1 do material didático, você teve a oportunidade de revisitar esses três componentes importantes que norteiam a assistência à saúde da população brasileira.
I- Podemos dizer que a Rede de Atenção à Saúde (RAS) é quando se tem uma interligação de todos os níveis da assistência para atender determinada especialidade, havendo a integração entre a UBS, UPAS e hospitais, por exemplo, a fim de superar a fragmentação da assistência.
III- A primeira versão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi instituída em 2006, pelo governo federal, a fim de estabelecer diretrizes organizacionais, considerando os princípios propostos pelo Pacto da Saúde e a expansão nacional da ESF.
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C) As afirmativas I, II e III estão corretas.
D) As afirmativas I e IV estão corretas.

A elaboração do plano de negócios visa criar uma oportunidade para o empreendedor analisar todas as facetas da nova empresa e refletir sobre elas.

A) F – V – F.
B) F – V – V.
C) V – V – V.
D) V – F – V.

, em especial no que se refere à extinção do Programa Mais Médicos.

A) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B) As afirmativas I e IV estão corretas.
C) As afirmativas III e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Acerca do SUS, classifique em V as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O SUS é ao mesmo tempo uma política e um serviço de saúde pública, sem ordem hierárquica, consolidado em todo o território nacional, resultado da luta pela redemocratização do País.
( ) O SUS deve prover assistência à saúde da população de forma abrangente, universal, preventiva e curativa, mediante uma prestação de serviços de saúde descentralizada, em todos os níveis de atenção.
( ) O SUS foi erigido e alicerçado no princípio primordial da universalização, assegurando atendimento obrigatório a qualquer cidadão, objetivando a alteração da situação de desigualdade na assistência à saúde da população brasileira.
( ) O SUS, que foi concebido por meio da Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90, tem como responsabilidade formular políticas de saúde que sejam destinadas a promover condições essenciais ao pleno exercício da saúde.
A) F – V – V – F.
B) V – V – V – F.
C) F – F – V – V.
D) V – F – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina