Logo Passei Direto
Buscar
A classificação os Direitos Humanos pode ser feita de forma temporal. Como ela se divide? A ) 1ª Geração; 2ª Geração e 3ª Geração. B ) 1ª Geração e 4ª Geração. C ) 1ª Geração e 2ª Geração. D ) 1ª Geração; 2ª Geração; 3ª Geração; 4ª Geração.
User badge image
Jadson Willi

ano passado

User badge image
Jadson Willi

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A classificação dos Direitos Humanos de forma temporal realmente se divide em gerações. A primeira geração refere-se aos direitos civis e políticos, a segunda geração abrange os direitos econômicos, sociais e culturais, e a terceira geração envolve os direitos coletivos e difusos, como o direito ao desenvolvimento e ao meio ambiente. Analisando as alternativas: A) 1ª Geração; 2ª Geração e 3ª Geração - Correta, pois abrange as três gerações clássicas de direitos humanos. B) 1ª Geração e 4ª Geração - Incorreta, pois não existe uma divisão clássica que inclua apenas a 4ª geração sem as anteriores. C) 1ª Geração e 2ª Geração - Incorreta, pois não menciona a 3ª geração. D) 1ª Geração; 2ª Geração; 3ª Geração; 4ª Geração - Embora mencione a 4ª geração, a classificação clássica não inclui essa divisão. Portanto, a alternativa correta é: A) 1ª Geração; 2ª Geração e 3ª Geração.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Constitucionalismo designa o movimento político-social de busca da limitação do poder estatal. Esse movimento não ocorreu de forma homogênea em todos os Estados, sendo possível destacar diversos movimentos constitucionais, como o constitucionalismo inglês, o constitucionalismo norte-americano e o constitucionalismo francês, cada um com suas especificidades. Fala-se em duas grandes fases de evolução do constitucionalismo: constitucionalismo antigo e constitucionalismo moderno.
Acerca do constitucionalismo antigo, assinale a alternativa CORRETA:
A Era como uma ferramenta do poder dos governantes.
B Era um tipo de montante de princípios que não podiam estar embutidos nos costumes.
C Era definido como o conjunto de princípios escritos ou costumeiros voltados à afirmação de direitos a serem confrontados perante o monarca, bem como à simultânea limitação dos poderes.
D Garantia todos os direitos das pessoas em relação aos seus governantes.

A Constituição Federal de 1988 consolida a separação dos Poderes, independentes e harmônicos entre si: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Com base nessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA:
A O exercício da função regulamentar e da função regimental decorrem de delegação de função legislativa; envolvem, portanto, derrogação do princípio da divisão dos Poderes.
B Compreende-se na esfera de autonomia dos Estados a anistia de infrações disciplinares de seus respectivos servidores, podendo concedê-la à assembleia constituinte local.
C Na Constituição Brasileira de 1824, havia previsão de quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário (que na época era chamado Poder Judicial) e o Moderador.
D As restrições prescritas ao exercício das competências constitucionais conferidas ao Poder Executivo, incluída a definição de políticas públicas, importam em contrariedade ao princípio da independência e harmonia entre os Poderes.

A teoria do poder constituinte está relacionada à legitimidade do poder, à soberania nacional e à soberania popular em um dado Estado. Existem duas espécies de poder constituinte identificados pela doutrina.
Sobre essas duas espécies, assinale a alternativa CORRETA:
a) Plural e concreto.
b) Rígido e derivado.
c) Originário e derivado.
d) Originário e flexível.

O poder constituinte derivado possui as seguintes características: instituído, constituído, secundário ou de segundo grau, é o poder que pode modificar a Constituição Federal. Alguns doutrinadores classificam o poder constituinte derivado em dois tipos.
Sobre os tipos de poder derivado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Poder constituinte reformador e poder constituinte decorrente.
( ) Poder constituinte deformador e poder constituinte recorrente.
( ) Poder constituinte conformador e poder constituinte corrente.
( ) Poder constituinte reformador e poder constituinte aparente.
a) V - F - F - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - V - F.

As expressões 'direitos humanos' e 'direitos fundamentais' são comumente utilizadas com idêntico significado, mas há um traço distintivo entre elas.
Sobre as características de direitos humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A expressão 'direitos humanos' é reservada para aquelas reivindicações de perene respeito a certas posições essenciais ao homem.
( ) São direitos postulados em bases jusnaturalistas, possuem índole filosófica e não têm como característica básica a positivação em uma ordem jurídica particular.
( ) Já a expressão 'direitos humanos' é utilizada para designar os direitos relacionados aos cidadãos, inscritos em textos normativos de cada Estado.
( ) São direitos que vigoram em uma ordem jurídica e garantidos e limitados no espaço e no tempo, pois são assegurados na medida em que cada Estado os estabelece.
A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - F.

A respeito do instituto da Intervenção, é correto afirmar que a União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma exceção:
A Garantir a autodeterminação dos povos.
B Garantir a solução pacífica dos conflitos.
C Garantir aplicabilidade dos direitos sociais e livre iniciativa.
D Garantir o livre exercício de qualquer um dos poderes nas unidades da Federação.

O poder constituinte originário é compreendido também como um poder de direito, que tem por fundamento o Direito Natural, que é anterior e superior ao Direito de Estado. No procedimento de elaboração de uma nova Constituição, podemos identificar dois momentos de atuação do poder constituinte originário.
Sobre o poder originário, analise as sentenças a seguir:
I- O poder constituinte originário designa os novos poderes que irão reger um determinado povo.
II- O poder constituinte originário (inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de primeiro grau ou inicial) é o poder de elaborar uma Constituição.
III- O poder constituinte originário (instituído, constituído, secundário ou de segundo grau) é o que pode modificar a Constituição Federal e, também, elaborar as Constituições de cada Estado.
IV- O poder tem como característica ser um poder jurídico, derivado, limitado (ou subordinado) e condicionado.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina