Logo Passei Direto
Buscar
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: TCE-GO Prova: FGV - 2024 - TCE-GO Analista de Controle Externo Jurídica A jurisdição é a atividade estatal de solução de conflitos de interesse e tutela de direitos. Ao lado da ação e do processo, a jurisdição constitui o tripé fundamental da teoria geral do processo. Sobre os princípios aplicáveis à jurisdição, assinale a afirmativa correta.

a) o da inevitabilidade aduz que ao juiz não é dado deixar de julgar, ainda que haja lacuna ou obscuridade no ordenamento jurídico.
b) A improrrogabilidade é absolutamente incompatível com a prorrogação da competência, ainda que se trate de competência relativa.
c) A indelegabilidade veda peremptoriamente a delegação de atos de instrução a outros juízes, como é caso das cartas de ordem e precatórias instrutórias, as quais são inadmissíveis.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas sobre os princípios aplicáveis à jurisdição: a) O da inevitabilidade aduz que ao juiz não é dado deixar de julgar, ainda que haja lacuna ou obscuridade no ordenamento jurídico. - Esta afirmativa está incorreta, pois o juiz pode, em certas situações, não julgar, como em casos de ausência de norma aplicável. b) A improrrogabilidade é absolutamente incompatível com a prorrogação da competência, ainda que se trate de competência relativa. - Esta afirmativa é correta. A improrrogabilidade da competência significa que a competência não pode ser alterada por vontade das partes, mesmo que se trate de competência relativa. c) A indelegabilidade veda peremptoriamente a delegação de atos de instrução a outros juízes, como é o caso das cartas de ordem e precatórias instrutórias, as quais são inadmissíveis. - Esta afirmativa está incorreta, pois a indelegabilidade se refere à impossibilidade de delegar a função jurisdicional, mas atos de instrução podem ser delegados em certas circunstâncias. Portanto, a alternativa correta é: b) A improrrogabilidade é absolutamente incompatível com a prorrogação da competência, ainda que se trate de competência relativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina