Logo Passei Direto
Buscar
04ª Questão: Maicon, na condução de veículo automotor, causou lesão corporal de natureza leve em Marta, desconhecida que dirigia outro automóvel, que inicialmente disse ter interesse em representar em face do autor dos fatos, diante da prática do crime do Art. 303, caput, do Código de Trânsito Brasileiro. Em audiência preliminar, com a presença de Maicon e Marta acompanhados por seus advogados e pelo Ministério Público, houve composição dos danos civis, reduzida a termo e homologada pelo juiz em sentença. No dia seguinte, Marta se arrepende, procura seu advogado e afirma não ter interesse na execução do acordo celebrado. Considerando apenas as informações narradas, o advogado de Marta deverá (a) interpor recurso de apelação da sentença que homologou a composição dos danos civis. (b) esclarecer que o acordo homologado acarretou renúncia ao direito de representação. (c) interpor recurso em sentido estrito da sentença que homologou composição dos danos civis. (d) esclarecer que, sendo crime de ação penal de natureza pública, não caberia composição dos danos civis, mas sim transação penal, de modo que a sentença é nula.

(a) interpor recurso de apelação da sentença que homologou a composição dos danos civis.
(b) esclarecer que o acordo homologado acarretou renúncia ao direito de representação.
(c) interpor recurso em sentido estrito da sentença que homologou composição dos danos civis.
(d) esclarecer que, sendo crime de ação penal de natureza pública, não caberia composição dos danos civis, mas sim transação penal, de modo que a sentença é nula.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas: (a) Interpor recurso de apelação da sentença que homologou a composição dos danos civis. - A apelação é um recurso cabível contra sentenças que põem fim ao processo, mas a homologação de um acordo de danos civis não é uma sentença que encerra a ação penal. (b) Esclarecer que o acordo homologado acarretou renúncia ao direito de representação. - A homologação do acordo pode ser interpretada como uma renúncia ao direito de representação, mas isso não é suficiente para reverter a situação. (c) Interpor recurso em sentido estrito da sentença que homologou composição dos danos civis. - O recurso em sentido estrito é cabível em situações específicas, mas a homologação de um acordo de danos civis não se enquadra nas hipóteses. (d) Esclarecer que, sendo crime de ação penal de natureza pública, não caberia composição dos danos civis, mas sim transação penal, de modo que a sentença é nula. - Esta alternativa está correta, pois a lesão corporal leve é um crime de ação penal pública, e a composição de danos civis não é adequada nesse contexto. A transação penal seria o meio correto. Portanto, a alternativa correta é: (d) esclarecer que, sendo crime de ação penal de natureza pública, não caberia composição dos danos civis, mas sim transação penal, de modo que a sentença é nula.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

01ª Questão: Em regra, o número de testemunhas que a acusação pode arrolar é de: (a) até cinco no procedimento comum ordinário (art. 401 do CPP); até três no procedimento comum sumário (art. 532 do CPP) e até cinco no plenário do Júri (arts. 422 do CPP); (b) até seis no procedimento comum ordinário (art. 401 do CPP); até cinco no procedimento comum sumário (art. 532 do CPP) e até seis no plenário do Júri (arts. 422 do CPP); (c) até oito no procedimento comum ordinário (art. 401 do CPP); até cinco no procedimento comum sumário (art. 532 do CPP) e até cinco no plenário do Júri (art. 422 do CPP); (d) até oito no procedimento comum ordinário (art. 401 do CPP); até cinco no procedimento comum sumário (art. 532 do CPP) e até oito no plenário do Júri (art. 422 do CPP).

(a) até cinco no procedimento comum ordinário (art. 401 do CPP); até três no procedimento comum sumário (art. 532 do CPP) e até cinco no plenário do Júri (arts. 422 do CPP);
(b) até seis no procedimento comum ordinário (art. 401 do CPP); até cinco no procedimento comum sumário (art. 532 do CPP) e até seis no plenário do Júri (arts. 422 do CPP);
(c) até oito no procedimento comum ordinário (art. 401 do CPP); até cinco no procedimento comum sumário (art. 532 do CPP) e até cinco no plenário do Júri (art. 422 do CPP);
(d) até oito no procedimento comum ordinário (art. 401 do CPP); até cinco no procedimento comum sumário (art. 532 do CPP) e até oito no plenário do Júri (art. 422 do CPP).

07ª Questão: Fred foi denunciado e condenado, em primeira instância, pela prática de crime de corrupção ativa, sendo ele e seu advogado intimados do teor da sentença no dia 05 de junho de 2018, terça-feira. A juntada do mandado de intimação do réu ao processo, todavia, somente ocorreu em 11 de junho de 2018, segunda-feira. Considerando as informações narradas, o prazo para interposição de recurso de apelação pelo advogado de Fred, de acordo com a jurisprudência dos Tribunais Superiores, será iniciado (a) no dia seguinte à juntada do mandado de intimação (12/06/18), devendo a data final do prazo ser prorrogada para o primeiro dia útil seguinte, caso se encerre no final de semana. (b) no dia da juntada do mandado de intimação (11/06/18), devendo ser cumprido até o final do prazo de 05 dias previsto em lei, ainda que este ocorra no final de semana. (c) no dia da intimação (05/06/18), independentemente da data da juntada do mandado, devendo ser cumprido até o final do prazo de 05 dias previsto em lei, ainda que este ocorra no final de semana. (d) no dia seguinte à intimação (06/06/18), independentemente da data da juntada do mandado, devendo a data final do prazo ser prorrogada para o primeiro dia útil seguinte, caso se encerre no final de semana.

(a) no dia seguinte à juntada do mandado de intimação (12/06/18), devendo a data final do prazo ser prorrogada para o primeiro dia útil seguinte, caso se encerre no final de semana.
(b) no dia da juntada do mandado de intimação (11/06/18), devendo ser cumprido até o final do prazo de 05 dias previsto em lei, ainda que este ocorra no final de semana.
(c) no dia da intimação (05/06/18), independentemente da data da juntada do mandado, devendo ser cumprido até o final do prazo de 05 dias previsto em lei, ainda que este ocorra no final de semana.
(d) no dia seguinte à intimação (06/06/18), independentemente da data da juntada do mandado, devendo a data final do prazo ser prorrogada para o primeiro dia útil seguinte, caso se encerre no final de semana.

Mais conteúdos dessa disciplina