Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O gênero do escravizado influenciou diretamente na destinação prevista para ele em solo americano. Os homens eram direcionados, em sua maioria, às zonas urbanas. II- Nas cidades, as mulheres escravizadas trabalhavam, em maior número, nos afazeres domésticos, limpando, cozinhando, lavando e costurando para suas senhoras e seus senhores. III- Mulheres da elite, sinhás ou sinhás-moças, costumavam ter duas ou três mucamas como damas de companhia em seus passeios pela cidade, idas aos mercados e às missas, o que era um símbolo de status social, até mesmo para as escravizadas escolhidas para serem as damas de companhia. IV- Nas cidades da América Latina, o número de homens era significativamente maior do que o de mulheres. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O gênero do escravizado influenciou diretamente na destinação prevista para ele em solo americano. Os homens eram direcionados, em sua maioria, às zonas urbanas. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois, embora os homens fossem frequentemente direcionados para o trabalho urbano, a afirmação não é totalmente precisa, já que muitos homens também trabalhavam em áreas rurais. II- Nas cidades, as mulheres escravizadas trabalhavam, em maior número, nos afazeres domésticos, limpando, cozinhando, lavando e costurando para suas senhoras e seus senhores. Essa afirmativa é verdadeira, pois reflete a realidade do trabalho das mulheres escravizadas nas cidades. III- Mulheres da elite, sinhás ou sinhás-moças, costumavam ter duas ou três mucamas como damas de companhia em seus passeios pela cidade, idas aos mercados e às missas, o que era um símbolo de status social, até mesmo para as escravizadas escolhidas para serem as damas de companhia. Essa afirmativa é verdadeira e reflete a dinâmica social da época. IV- Nas cidades da América Latina, o número de homens era significativamente maior do que o de mulheres. Essa afirmativa é geralmente considerada falsa, pois em muitas áreas urbanas, especialmente nas cidades com grande população escravizada, o número de mulheres escravizadas era significativo e, em alguns casos, até maior. Com base nessa análise, as sentenças corretas são II e III. Portanto, a alternativa correta é: B As sentenças II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a importância dos estudos de gênero como categoria de análise histórica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As análises históricas com base nas relações de gênero são um objeto exclusivo das historiadoras feministas. Por esse motivo, as produções acadêmicas em geral continuam utilizando para análise de dados o método quantitativo. Como resultado, as identidades de homem e mulher continuam sendo as identidades tradicionalmente atribuídas aos sujeitos. ( ) Na historiografia, o gênero como categoria de análise histórica abriu o caminho para uma profusão de pesquisas que ampliaram o saber histórico. Novas abordagens e olhares revelaram o caráter arbitrário de diversos conceitos e categorias tidas até então como naturais, como homem e mulher e masculino e feminino. ( ) Os estudos de gênero realizados na América Latina não se relacionam com os de outros locais do mundo em decorrência de suas especificidades e, sobretudo, pela historiografia latina ser majoritariamente masculina. Historicamente, a tônica desses estudos são as identidades binárias. ( ) Tanto nas Américas como em outras regiões, os estudos de gênero passaram a figurar nas universidades com maior notoriedade a partir da década de 1970. E historicamente, a tônica desses estudos é a reivindicação de direitos para grupos que estiveram à margem das decisões e práticas políticas, econômicas, religiosas, científicas e nos assuntos relacionados à sexualidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - F - F - V.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - V - F.

Sobre a segunda onda do feminismo e suas principais reivindicações, analise as sentenças a seguir: I- Na segunda onda do feminismo, as mulheres estavam dispostas a ingressar na academia e, dentre os temas de teorização do movimento, citamos a sexualidade feminina e a maternidade, temas que receberam destaque após o surgimento da pílula contraceptiva. II- A segunda onda se estendeu até a década de 1970 e foi composta, principalmente, por três teorias: o feminismo liberal, o feminismo socialista e o feminismo radical. Essas teorias defendiam as causas feministas, mas divergiam quanto às causas da dominação masculina. III- A segunda onda do feminismo teve início na década de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente após o Maio de 1950, com o interesse e com as práticas de mulheres dispostas a ingressarem tanto na academia como participar das formulações teóricas. O marco fundante dessa segunda onda é o lançamento do livro 'Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade', da filósofa Judith Butler. IV- No contexto de meados do século XX, as feministas queriam substituir os homens nas universidades e rivalizavam com os seus pares na vida pública e privada. Inclusive, após a democratização do uso da pílula anticoncepcional, as feministas disseminaram a ideia que as mulheres poderiam decidir unilateralmente sobre o planejamento familiar, reduzindo drasticamente a taxa de natalidade na Europa. V- A segunda onda, diferentemente da primeira, foi marcada por uma única teoria sexista que defendia as causas femininas e contrapunha-se à dominação masculina e à subordinação das mulheres. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças III e V estão corretas.
B As sentenças I e V estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina