Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à importância das mulheres para a manutenção de alianças dinásticas nas sociedades andinas e da mesoamérica, analise as sentenças a seguir: I- Na sociedade maia, assim como nas sociedades inca e asteca, era comum que líderes políticos casassem suas filhas com governantes de outras cidades-estados. Desse modo, nessas sociedades, o casamento dos membros das elites políticas esteve mais ligado ao poder do que a sentimentos amorosos. II- Embora o casamento tivesse importância para alguns povos para a manutenção de alianças entre reinos, não foi uma questão central para todas as civilizações pré-colombianas. Dizemos isso porque a sociedade maia, por exemplo, permitia o casamento entre parentes, sem se preocupar com a criação de linhagens reais. III- Podemos observar que em muitas civilizações pré-colombianas era comum o casamento tardio. Isso porque, após a puberdade, os meninos eram treinados para a guerra, para a submissão de outros povos. Sendo assim, por longos períodos, eram as meninas que ficavam responsáveis pela subsistência do grupo, portanto, precisavam se dedicar ao cultivo da terra, ao pastoreio de lhamas e à tecelagem, o que explica o casamento tardio e uma taxa de natalidade baixa. IV- Conforme a historiografia vigente, nas civilizações pré-colombianas a poligamia era um traço marcante e comum entre homens e mulheres que faziam parte da elite. Essas sociedades adotavam essa prática como uma forma de manter a população em crescimento e garantir mão de obra para a agricultura e pastoreio. V- Na sociedade asteca, as leis que regulavam as práticas sexuais eram muito mais duras para as mulheres. Por exemplo, a punição para uma mulher que cometesse o adultério era a morte. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e V estão corretas.
C As sentenças I e V estão corretas.
D As sentenças II, III e V estão corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Na sociedade maia, assim como nas sociedades inca e asteca, era comum que líderes políticos casassem suas filhas com governantes de outras cidades-estados. Desse modo, nessas sociedades, o casamento dos membros das elites políticas esteve mais ligado ao poder do que a sentimentos amorosos. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o casamento era uma estratégia política importante. II- Embora o casamento tivesse importância para alguns povos para a manutenção de alianças entre reinos, não foi uma questão central para todas as civilizações pré-colombianas. Dizemos isso porque a sociedade maia, por exemplo, permitia o casamento entre parentes, sem se preocupar com a criação de linhagens reais. Falso, o casamento era uma questão central em muitas civilizações, incluindo a maia, que valorizava a criação de linhagens reais. III- Podemos observar que em muitas civilizações pré-colombianas era comum o casamento tardio. Isso porque, após a puberdade, os meninos eram treinados para a guerra, para a submissão de outros povos. Sendo assim, por longos períodos, eram as meninas que ficavam responsáveis pela subsistência do grupo, portanto, precisavam se dedicar ao cultivo da terra, ao pastoreio de lhamas e à tecelagem, o que explica o casamento tardio e uma taxa de natalidade baixa. Verdadeiro, essa afirmação é coerente com a dinâmica social de algumas civilizações. IV- Conforme a historiografia vigente, nas civilizações pré-colombianas a poligamia era um traço marcante e comum entre homens e mulheres que faziam parte da elite. Essas sociedades adotavam essa prática como uma forma de manter a população em crescimento e garantir mão de obra para a agricultura e pastoreio. Verdadeiro, a poligamia era uma prática comum entre as elites em várias sociedades pré-colombianas. V- Na sociedade asteca, as leis que regulavam as práticas sexuais eram muito mais duras para as mulheres. Por exemplo, a punição para uma mulher que cometesse o adultério era a morte. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois as leis astecas eram rigorosas em relação ao adultério feminino. Agora, vamos compilar as informações: - I: Correto - II: Falso - III: Correto - IV: Correto - V: Correto Com isso, as sentenças corretas são I, III, IV e V. Portanto, a alternativa correta que contém todas as sentenças verdadeiras é: A As sentenças I, II e IV estão corretas. Entretanto, como a II é falsa, a alternativa correta não está listada. Você pode revisar as opções ou a formulação das sentenças.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o movimento da terceira onda do feminismo, analise as sentenças a seguir: I- Na terceira onda do feminismo, que teve início na década de 1970, podemos afirmar que não houve a conquista de novos direitos. Naquele momento histórico, identificamos a aglomeração de mulheres nas ruas em grandes manifestações e, sobretudo, nos espaços das redes sociais, com o propósito de não perder os direitos duramente conquistados na primeira e na segunda onda do feminismo. II- A terceira onda do feminismo tem início na década de 1990, envolta pelos impasses da segunda onda, e se estende até os dias atuais. O marco fundante dessa terceira onda é o lançamento do livro 'Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade', da filósofa estadunidense Judith Butler. III- Na terceira onda do feminismo, há um movimento de aproximação das teorias feministas com pesquisadoras e pesquisadores dos estudos de gênero, culturas e, ainda, de diferentes grupos étnicos. Identificamos uma preocupação naquele contexto com as minorias que viviam nas periferias e, ainda, acerca de questões ecológicas, teológicas e do terceiro mundo. IV- As feministas da década de 1990 evidenciavam a instabilidade de noções como feminino e masculino e homem e mulher, buscando, principalmente nas formações discursivas, revelar o caráter social dos elementos que constituem os padrões atuais de gênero. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Observe a imagem referente ao modelo de educação nos séculos XIX e XX e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A imagem representa a organização interna das salas de aula, com carteiras em fileiras, em que os alunos deveriam permanecer parados, em silêncio, olhando para frente e ouvindo o professor, para não sofrer castigos, o que corresponde ao modelo de organização racional e positivista. ( ) No século XIX, o Estado se amparava nas teses propostas por estudiosos escolanovistas para justificar o regime de vigilância, controle e intervenções autoritárias no espaço escolar, inclusive de castigos físicos, dentre os quais citamos o uso da palmatória. ( ) O ensino público americano do século XX teve como um de seus principais idealizadores o filósofo e teórico educacional John Dewey. Uma das principais contribuições de John Dewey para a educação foi a de pensar a educação não ligada a valores filosóficos ou religiosos, mas ligada à vida prática e cotidiana dos indivíduos. Assim, a sua filosofia educacional foi denominada 'pragmatismo'. ( ) Após a Segunda Revolução Industrial, devido a diferentes fatores, dentre eles as ondas do feminismo, as mulheres ocuparam espaços no mercado de trabalho e as escolas públicas estadunidenses passaram a ofertar a educação em período integral. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - F - V - V.
B V - F - F - V.
C V - F - V - F.
D F - V - V - F.

Sobre o pensamento escolástico, analise as sentenças a seguir: I- O termo escolástica provém do substantivo 'escola' e é como se nomeia a filosofia e a teologia da segunda metade da Idade Média, que tem como uma de suas principais características uma junção do pensamento de Aristóteles com os ensinamentos cristãos, sendo o principal nome da escolástica o dominicano São Tomás de Aquino (1225-1274). II- Para estudiosos, a escolástica pode ser compreendida como um método de pensamento e ensino utilizado nas escolas monásticas cristãs, que se sustenta na racionalização da fé cristã. Em outros termos, a teologia cristã se amparava em conceitos filosóficos e na lógica para fazer a defesa da existência de um único Deus, onipotente. III- O pensamento escolástico defendia que a educação deveria ter papéis e funções sociais diferenciadas, sendo divididas por duas classes sociais: a dos governantes e dos subalternos. Além disso, o método da escolástica considerava como centro de socialização a família, dando ênfase às virtudes guerreiras. IV- As congregações religiosas adeptas do Método Escolástico se amparavam teoricamente no racionalismo e no empirismo, que se tornaram as bases para o desenvolvimento da educação dos povos originários no Continente Americano. V- Conforme explicamos no enunciado da questão, os jesuítas, assim como os franciscanos e os dominicanos, utilizaram o Método Escolástico para a catequização dos povos originários. A Escolástica era uma proposta que envolvia os mestres, alunos e familiares, pois considerava a educação um processo cooperativo e em construção. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e V estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina