Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

ESTÁCIO
Uma socióloga está atuando em uma consultoria para uma organização internacional que analisa a estrutura social de diferentes países. Durante uma análise, ela precisa explicar como as normas e padrões sociais influenciam o comportamento dos indivíduos e como isso caracteriza a singularidade de cada sociedade. Baseando-se nos conceitos de Émile Durkheim sobre solidariedade social, como a consciência coletiva é formada e como ela se manifesta nas diferentes formas de socialização que ele propôs? A Nas sociedades ditas orgânicas, as crenças e os valores seriam mais rígidos e qualquer tipo de infração geraria uma violenta sanção. B Tanto na solidariedade mecânica quanto na solidariedade orgânica, a especialização do trabalho é fraca diante das desigualdades sociais. C Segundo o autor, as primeiras sociedades teriam sido marcadas pela solidariedade orgânica, ou seja, com um processo de diferenciação mais intenso. D Nas sociedades mais simples, a solidariedade mecânica seria predominante, pois essas se caracterizam, entre outras coisas, por um baixo nível de divisão de trabalho. E Os laços de solidariedade orgânica representariam um modelo de sociedade primitivo.
User badge image
Renata Wanny

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas com base nos conceitos de Émile Durkheim sobre solidariedade social: A) Nas sociedades ditas orgânicas, as crenças e os valores seriam mais rígidos e qualquer tipo de infração geraria uma violenta sanção. - Incorreto. Nas sociedades orgânicas, as crenças e valores são mais flexíveis, refletindo a interdependência. B) Tanto na solidariedade mecânica quanto na solidariedade orgânica, a especialização do trabalho é fraca diante das desigualdades sociais. - Incorreto. A solidariedade orgânica é caracterizada por uma maior especialização do trabalho. C) Segundo o autor, as primeiras sociedades teriam sido marcadas pela solidariedade orgânica, ou seja, com um processo de diferenciação mais intenso. - Incorreto. As primeiras sociedades eram marcadas pela solidariedade mecânica, não orgânica. D) Nas sociedades mais simples, a solidariedade mecânica seria predominante, pois essas se caracterizam, entre outras coisas, por um baixo nível de divisão de trabalho. - Correto. A solidariedade mecânica é típica de sociedades simples, onde há pouca divisão do trabalho e forte coesão social. E) Os laços de solidariedade orgânica representariam um modelo de sociedade primitivo. - Incorreto. A solidariedade orgânica é característica de sociedades mais complexas e desenvolvidas. Portanto, a alternativa correta é: D) Nas sociedades mais simples, a solidariedade mecânica seria predominante, pois essas se caracterizam, entre outras coisas, por um baixo nível de divisão de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Renata Wanny

há 11 meses

D - Nas sociedades mais simples, a solidariedade mecânica seria predominante, pois essas se caracterizam, entre outras coisas, por um baixo nível de divisão de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como sociólogo em formação, um estudante foi convidado para apresentar uma palestra sobre as raízes históricas da sociologia. A tarefa dele é identificar os principais autores que influenciaram a criação das primeiras escolas de sociologia, destacando suas contribuições e a importância de seus trabalhos no desenvolvimento desta disciplina.
A - Augusto Comte, Max Weber, Platão.
B - Augusto Comte, Max Weber, Karl Marx.
C - Augusto Comte, Karl Marx, Caio Prado.
D - Augusto Comte, Max Weber, Florestan Fernandes.
E - Locke, Descartes e Maquiavel.

Imagine que uma consultora de uma empresa de pesquisa social foi contratada para explicar aos novos funcionários o que é sociologia e qual o seu objetivo. A tarefa dela é ajudar a equipe a entender como a sociologia pode ser uma ferramenta valiosa para analisar e resolver problemas sociais e organizacionais:
A - Ciência que estuda a relação do homem com a natureza e visa analisar como a sociedade se relaciona com a natureza.
B - Ciência que estuda o meio ambiente e busca identificar as mudanças do meio ambiente.
C - Ciência que estuda os grupos, sua organização e sua influência sobre a vida dos indivíduos para compreender a estrutura básica da sociedade humana.
D - Ciência que estuda os homens para avaliar como estes evoluíram com o tempo.
E - Ciência que estuda a mecânica das sociedades.

Uma pesquisadora de sociologia está encarregada de conduzir um seminário sobre a história da disciplina. A tarefa dela é discutir como a sociologia emergiu como uma ciência formal e quais condições sociais e econômicas foram fundamentais para esse desenvolvimento.
A - A gênese da sociologia está intimamente relacionada com as grandes navegações.
B - A gênese da sociologia está vinculada à Revolução Russa de 1917.
C - A gênese da sociologia está atrelada aos processos de expansão do capitalismo.
D - A gênese da sociologia foi criada pelos gregos e não sofreu alteração desde então.
E - A gênese da sociologia foi criada pelos iluministas para legitimar a superioridade europeia.

A gênese da sociologia está atrelada aos processos de expansão do capitalismo: Correta. A sociologia surgiu como uma resposta à transformação da sociedade com o advento do capitalismo industrial. As profundas mudanças sociais e econômicas, como a urbanização, a nova organização do trabalho e a emergência de novas classes sociais, criaram a necessidade de uma ciência que pudesse estudar essas novas dinâmicas.
Qual a importância da observação participante?
A - Compreender de dentro o significado das lógicas de cada cultura.
B - Participar das atividades e festas dos povos primitivos.
C - Conhecer as gírias locais.
D - Saber como se comportar de acordo com cada cultura.
E - Aprender coisas novas e diferentes.

Uma consultora foi contratada por uma organização que desenvolve políticas culturais inclusivas e precisa explicar como as sociedades podem ser comparadas e compreendidas usando a abordagem estruturalista. O desafio é demonstrar a importância de identificar e analisar as estruturas sociais e culturais que são comuns e diferentes entre diversas sociedades.
A visão estruturalista de Lévi-Strauss traz importantes contribuições para a antropologia ao fundamentar:
A - Que todas as sociedades são complexas e possuem seu próprio sistema de códigos que deve ser estudado.
B - Que as estruturas sociais e culturais humanas se repetem e por isso podem ser comparadas.
C - Que o local é determinante para uma cultura e sua relação com o material, marcando as linhas de sua evolução.
D - Que culturas que não trocam são frágeis e fadadas à absorção de outras culturas.
E - Que as batalhas são travadas no campo da cultura, na necessidade de imposição da cultura de um sobre o outro.

A natureza da _________ muda quando se adentra ao campo do capital consolidado, isto é, em contextos urbanos. A urbanização altera as relações sociais, e o mundo começa a ser visto como um lugar de objetos que podem ser __________, incluindo o corpo humano.
Selecione a alternativa cuja sequência preenche corretamente as lacunas.
A - Antropologia, comprados, multiplicidade.
B - Sociologia, inventados, dualidade.
C - Etnografia, usados, unidade.
D - Psicologia, desenvolvidos, variedade.
E - História, produzidos, singularidade.

Mais conteúdos dessa disciplina