Logo Passei Direto
Buscar
As doses dos anestésicos locais são apresentadas em termos de miligramas da substância por unidade do peso corporal, como miligramas por quilogramas (mg/kg). Assim como aqueles apresentados para a duração, esses números refletem valores estimados, porque há uma variação ampla na resposta dos pacientes aos níveis sanguíneos do anestésico local (ou de qualquer substância). Considerando a literatura mundial, vários autores concordam que as doses máximas sugeridas para indivíduos normais e saudáveis (ASA 1), com peso de 70kg, de Lidocaína a 2% com Adrenalina a 1:100.000, em tubetes de 1,8 ml, são de:

A 6 tubetes.
B 6 a 7,5 tubetes.
C 7 a 8 tubetes.
D 10 a 11 tubetes.
E 15 tubetes.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para determinar a dose máxima segura de Lidocaína a 2% com Adrenalina a 1:100.000, precisamos considerar a dose máxima recomendada para adultos saudáveis. A Lidocaína a 2% contém 20 mg de Lidocaína por ml. Portanto, em um tubete de 1,8 ml, temos: \[ 20 \, \text{mg/ml} \times 1,8 \, \text{ml} = 36 \, \text{mg} \] A dose máxima recomendada de Lidocaína para um adulto saudável (ASA 1) é geralmente em torno de 5 mg/kg. Para um paciente de 70 kg, isso seria: \[ 5 \, \text{mg/kg} \times 70 \, \text{kg} = 350 \, \text{mg} \] Agora, para saber quantos tubetes podem ser utilizados: \[ \frac{350 \, \text{mg}}{36 \, \text{mg/tubete}} \approx 9,72 \, \text{tubetes} \] Portanto, a dose máxima segura seria em torno de 10 tubetes. Assim, a alternativa correta é: D 10 a 11 tubetes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A assistência ao pré-natal integral busca assegurar o desenvolvimento da gestação e manter a saúde materno-infantil, considerando os aspectos de promoção e prevenção em saúde, rastreio e diagnóstico de doenças. Sabe-se que, implementado oportunamente com práticas baseadas em evidências apropriadas, o pré-natal pode salvar vidas. Em decorrência desse aspecto, a Nota Técnica nº 15/2022-SAPS/MS estabeleceu como um dos Indicadores Previne Brasil para o ano 2022 a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado na Atenção Primária à Saúde. A respeito da atenção à saúde bucal à gestante na Atenção Primária, assinale a alternativa INCORRETA.

A Sempre que possível, deve ser postergada a intervenção odontológica para o segundo trimestre. Realizar profilaxia, tratamento periodontal, eliminar focos infecciosos e tratamentos restauradores.
B As gestações consideradas de alto risco (pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e hipertensão descontrolada) devem ser referenciadas para o CEO ou para a Atenção Especializada Hospitalar.
C A equipe de saúde poderá organizar atividades educativas com a gestante, como grupos operativos. Eles podem auxiliar na desmistificação de alguns mitos quanto ao atendimento odontológico e esclarecer dúvidas, o que pode influenciar uma maior adesão das gestantes à consulta odontológica.
D Anestésicos locais com vasoconstritores são considerados seguros, sendo o mais indicado prilocaína 3% (30 mg/ml) com felipressina 0,03 Ul/mL – limite de 3,6 ml (2 tubetes) por sessão de atendimento.
E O processo de trabalho da equipe deve ser organizado de forma a favorecer o acesso da gestante à consulta odontológica, como a agenda compartilhada ou interconsulta.

Mais conteúdos dessa disciplina