Logo Passei Direto
Buscar
A provisão de um controle efetivo da dor é um dos aspectos mais importantes do cuidado dentário. Existem vários métodos para se obter o controle da dor com anestésicos locais. O local de infiltração do fármaco em relação à área de intervenção operatória determina o tipo de injeção administrada. Há três tipos principais de injeção de anestésico local: infiltração local, bloqueio do campo e bloqueio de nervo. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito das técnicas de anestesias locais utilizadas na Odontologia.

A O nervo Alveolar Superior Médio (ASM) está presente apenas em cerca de 28% da população, limitando, portanto, a utilidade clínica desse bloqueio. Porém, a taxa de sucesso do bloqueio do nervo ASM é alta.
B A injeção lenta de anestésico local é importante em todas as técnicas, não apenas como um aspecto de segurança, mas também como um meio de efetuar uma injeção atraumática. Porém, na técnica de anestesia do palato, devido à densidade dos tecidos moles e à sua aderência firme ao osso subjacente, a velocidade da injeção não influencia.
C O Bloqueio Mandibular de Vazirani-Akinosi é uma abordagem realizada com a boca aberta e pode ser usada quando for desejada a anestesia mandibular. Essa técnica abrange as mesmas áreas anestesiadas que o bloqueio do nervo alveolar inferior.
D O bloqueio do nervo alveolar inferior é a segunda técnica de injeção mais frequentemente usada (depois da infiltração) e provavelmente a mais importante na Odontologia. As áreas anestesiadas com essa técnica são todos os dentes mandibulares e membrana mucosa (mucoperiósteo vestibular) até a linha média, corpo da mandíbula, parte inferior do ramo da mandíbula, dois terços anteriores da língua e assoalho da cavidade oral e periósteo e tecidos moles linguais.
E A injeção intrapulpar é a primeira opção nos tratamentos endodônticos e extrações de terceiros molares quando houver odontossecção.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as técnicas de anestesia local na Odontologia: A) O nervo Alveolar Superior Médio (ASM) está presente apenas em cerca de 28% da população, limitando, portanto, a utilidade clínica desse bloqueio. Porém, a taxa de sucesso do bloqueio do nervo ASM é alta. - Essa afirmação é verdadeira, mas a taxa de sucesso pode variar e a utilidade clínica é limitada pela sua presença em apenas uma parte da população. B) A injeção lenta de anestésico local é importante em todas as técnicas, não apenas como um aspecto de segurança, mas também como um meio de efetuar uma injeção atraumática. Porém, na técnica de anestesia do palato, devido à densidade dos tecidos moles e à sua aderência firme ao osso subjacente, a velocidade da injeção não influencia. - A afirmação sobre a injeção lenta ser importante é correta, mas a parte que diz que a velocidade da injeção não influencia na anestesia do palato não é verdadeira. C) O Bloqueio Mandibular de Vazirani-Akinosi é uma abordagem realizada com a boca aberta e pode ser usada quando for desejada a anestesia mandibular. Essa técnica abrange as mesmas áreas anestesiadas que o bloqueio do nervo alveolar inferior. - Essa afirmação é verdadeira, pois o bloqueio de Vazirani-Akinosi é uma técnica que pode ser utilizada para anestesiar a mandíbula. D) O bloqueio do nervo alveolar inferior é a segunda técnica de injeção mais frequentemente usada (depois da infiltração) e provavelmente a mais importante na Odontologia. As áreas anestesiadas com essa técnica são todos os dentes mandibulares e membrana mucosa (mucoperiósteo vestibular) até a linha média, corpo da mandíbula, parte inferior do ramo da mandíbula, dois terços anteriores da língua e assoalho da cavidade oral e periósteo e tecidos moles linguais. - Essa afirmação é correta e descreve com precisão a importância e as áreas anestesiadas pelo bloqueio do nervo alveolar inferior. E) A injeção intrapulpar é a primeira opção nos tratamentos endodônticos e extrações de terceiros molares quando houver odontossecção. - Embora a injeção intrapulpar seja uma opção, não é necessariamente a primeira escolha em todos os casos de extrações de terceiros molares. Após a análise, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A assistência ao pré-natal integral busca assegurar o desenvolvimento da gestação e manter a saúde materno-infantil, considerando os aspectos de promoção e prevenção em saúde, rastreio e diagnóstico de doenças. Sabe-se que, implementado oportunamente com práticas baseadas em evidências apropriadas, o pré-natal pode salvar vidas. Em decorrência desse aspecto, a Nota Técnica nº 15/2022-SAPS/MS estabeleceu como um dos Indicadores Previne Brasil para o ano 2022 a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado na Atenção Primária à Saúde. A respeito da atenção à saúde bucal à gestante na Atenção Primária, assinale a alternativa INCORRETA.

A Sempre que possível, deve ser postergada a intervenção odontológica para o segundo trimestre. Realizar profilaxia, tratamento periodontal, eliminar focos infecciosos e tratamentos restauradores.
B As gestações consideradas de alto risco (pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e hipertensão descontrolada) devem ser referenciadas para o CEO ou para a Atenção Especializada Hospitalar.
C A equipe de saúde poderá organizar atividades educativas com a gestante, como grupos operativos. Eles podem auxiliar na desmistificação de alguns mitos quanto ao atendimento odontológico e esclarecer dúvidas, o que pode influenciar uma maior adesão das gestantes à consulta odontológica.
D Anestésicos locais com vasoconstritores são considerados seguros, sendo o mais indicado prilocaína 3% (30 mg/ml) com felipressina 0,03 Ul/mL – limite de 3,6 ml (2 tubetes) por sessão de atendimento.
E O processo de trabalho da equipe deve ser organizado de forma a favorecer o acesso da gestante à consulta odontológica, como a agenda compartilhada ou interconsulta.

Mais conteúdos dessa disciplina