Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), a Governança envolve a adoção de três importantes mecanismos: liderança, estratégia e controle. Estes mecanismos são compostos por um conjunto de práticas de governança que tem a finalidade de contribuir para que os objetivos da organização sejam alcançados. O mecanismo de Liderança é composto pelo conjunto de práticas de natureza humana ou comportamental que asseguram que pessoas probas, capacitadas, competentes, responsáveis e motivadas ocupem a alta administração e as principais posições, liderando as pessoas e as funções organizacionais para o alcance dos resultados esperados. É possível identificar elementos do modelo de governança preconizado pelo TCU na Lei de Licitações e Contratos (14.133/2021). Identifique o componente da Lei de Licitações e Contratos que pode ser classificado como um exemplo do mecanismo de liderança do modelo de governança pública.

a. A autoridade máxima do órgão ou da entidade deve designar agentes públicos para o desempenho das funções essenciais que tenham qualificação atestada por certificação profissional emitida por escola de governo.
b. O ordenador de despesas pode pagar antes da entrega do bem, caso tal procedimento represente significativa economia de recursos.
c. O plano de contratações anual deve ser aprovado pela autoridade máxima do órgão ou da entidade, ou a quem as normas de organização administrativa indicarem.
d. Com vistas a assegurar a entrega da obra, o remanescente da licitação pode ser contratado por valor superior ao licitante adjudicado.
e. Para assegurar que os terceirizados recebam suas obrigações trabalhistas, a administração pode estabelecer mecanismos de gestão de riscos das obrigações trabalhistas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar o componente da Lei de Licitações e Contratos que se classifica como um exemplo do mecanismo de liderança do modelo de governança pública, vamos analisar cada alternativa: a) A autoridade máxima do órgão ou da entidade deve designar agentes públicos para o desempenho das funções essenciais que tenham qualificação atestada por certificação profissional emitida por escola de governo. - Esta opção enfatiza a importância de ter pessoas capacitadas e competentes em posições de liderança, alinhando-se ao conceito de liderança. b) O ordenador de despesas pode pagar antes da entrega do bem, caso tal procedimento represente significativa economia de recursos. - Esta opção trata de uma prática financeira, não diretamente relacionada à liderança. c) O plano de contratações anual deve ser aprovado pela autoridade máxima do órgão ou da entidade, ou a quem as normas de organização administrativa indicarem. - Embora envolva a autoridade, não se foca diretamente na liderança de pessoas. d) Com vistas a assegurar a entrega da obra, o remanescente da licitação pode ser contratado por valor superior ao licitante adjudicado. - Esta opção é mais sobre a execução de contratos do que sobre liderança. e) Para assegurar que os terceirizados recebam suas obrigações trabalhistas, a administração pode estabelecer mecanismos de gestão de riscos das obrigações trabalhistas. - Esta opção trata de gestão de riscos, não de liderança. A alternativa que melhor exemplifica o mecanismo de liderança, ao enfatizar a designação de agentes públicos qualificados e competentes, é: a) A autoridade máxima do órgão ou da entidade deve designar agentes públicos para o desempenho das funções essenciais que tenham qualificação atestada por certificação profissional emitida por escola de governo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Segundo os conceitos da Lei nº 14.133/2021, considera-se:

a. Catálogo eletrônico de padronização de compras, serviços e obras: sítio da internet, certificado digitalmente por autoridade certificadora, no qual o ente federativo divulga de forma centralizada as informações e os serviços de governo digital dos seus órgãos e entidades.
b. Superfaturamento: preço orçado para licitação ou contratação em valor expressivamente superior aos preços referenciais de mercado, seja de apenas um item, se a licitação ou a contratação for por preços unitários de serviço, seja do valor global do objeto, se a licitação ou a contratação for por tarefa, empreitada por preço global ou empreitada integral, semi-integrada ou integrada.
c. Sistema de registro de preços: documento vinculativo e obrigacional, com característica de compromisso para futura contratação, no qual são registrados o objeto, os preços, os fornecedores, os órgãos participantes e as condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no edital da licitação, no aviso ou instrumento de contratação direta e nas propostas apresentadas.
d. Agente de contratação: pessoa designada pela autoridade competente, entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração pública, para tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certame até a homologação.
e. Empreitada por preço global: contratação de empreendimento em sua integralidade, compreendida a totalidade das etapas de obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade do contratado até sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, com características adequadas às finalidades para as quais foi contratado e atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização com segurança estrutural e operacional.

Mais conteúdos dessa disciplina