Logo Passei Direto
Buscar
O segmento “Mas se pensou que ela tinha desistido, estava enganado” (6° parágrafo) está corretamente reescrito, com a correlação entre as formas verbais preservada, em: Mas se

A) pensou que ela tinha desistido, tinha estado enganado.
B) pensasse que ela tinha desistido, estaria enganado.
C) pensaria que ela tinha desistido, está enganado.
D) pense que ela tinha desistido, estivesse enganado.
E) pensará que ela tinha desistido, teria estado enganado.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar a correlação entre as formas verbais na frase original "Mas se pensou que ela tinha desistido, estava enganado", precisamos observar como as conjunções e os tempos verbais se relacionam. A estrutura original apresenta uma condição no passado ("pensou") e uma consequência também no passado ("estava enganado"). Portanto, a reescrita deve manter essa relação temporal. Vamos analisar as alternativas: A) "pensou que ela tinha desistido, tinha estado enganado." - Mantém a correlação, mas "tinha estado" não é uma forma comum. B) "pensasse que ela tinha desistido, estaria enganado." - Aqui, "pensasse" (pretérito do subjuntivo) e "estaria" (futuro do pretérito) não mantêm a mesma temporalidade. C) "pensaria que ela tinha desistido, está enganado." - "pensaria" (futuro do pretérito) e "está" (presente) não preservam a correlação. D) "pense que ela tinha desistido, estivesse enganado." - "pense" (presente) e "estivesse" (pretérito do subjuntivo) não mantêm a correlação. E) "pensará que ela tinha desistido, teria estado enganado." - "pensará" (futuro) e "teria estado" (futuro do pretérito) não preservam a correlação. A única alternativa que mantém a correlação correta entre as formas verbais, considerando a estrutura original, é a B) "pensasse que ela tinha desistido, estaria enganado." Portanto, a resposta correta é B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As palavras “erro” (l. 01) e “erro” (l. 05), conforme os aspectos semânticos e as regras de ortoepia – “estudo tradicional e normativo que determina os caracteres fônicos, considerados cultos e relevantes, e a boa pronúncia” (HOUAISS, 2009) –, são exemplos de homônimos:

A) homógrafos e homófonos.
B) heterógrafos e homófonos.
C) heterógrafos e heterófonos.
D) homógrafos e heterofônicos.

Mais conteúdos dessa disciplina