Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa incorreta: Não permitiu o Céu que alguns influxos, que devi às águas do Mondego, se prosperassem por muito tempo; e destinado a buscar a Pátria, que por espaço de cinco anos havia de deixado, aqui, entre a grosseria dos seus gênios, que menos pudera eu fazer que entregar-me ao ócio, e sepultar-me na ignorância! Que menos, do que abandonar as fingidas Ninfas destes rios, e no centro deles adorar a preciosidade daqueles metais, que têm atraído a este clima os corações de toda a Europa! Não são estas as venturosas praias da Arcádia, onde o som das águas inspirava a harmonia dos versos. Turva e feia, a corrente destes ribeiros, primeiro que arrebate as idéias de um Poeta, deixa ponderar a ambiciosa fadiga de minerar a terra, que lhes tem pervertido as cores. a. O poeta estabelece uma conexão entre as diferenças ambientais e o seu reflexo na produção literária; b. Cláudio Manuel da Costa manifesta, no texto, a sua formação intelectual européia, mas que deseja exprimir a realidade tosca de seu país; c. depreende-se do texto uma forma de conflito entre o Academicismo Árcade europeu e a realidade brasileira que passaria a ser a nova matéria-prima do poeta; d. apesar dos índices do Arcadismo presentes no texto, há um questionamento do contexto sobre a validade de adotar esse modelo literário no Brasil; e. poeta sofre mediante o fato de não mais poder, na Europa, contemplar as praias da Arcádia de onde retirava suas inspirações poéticas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. a. românticos - parnasianos; b. parnasianos - simbolistas; c. árcades - românticos; d. simbolistas - barrocos; e. barrocos - árcades.
Assinale a alternativa em que aparece uma característica imprópria do Arcadismo. a. Bucolismo. b. Presença de entidades mitológicas. c. Exaltação da natureza. d. Tranqüilidade no relacionamento amoroso. e. Evasão na morte.
Os versos acima, de Tomás Antônio Gonzaga, são expressão de um momento estético em que o poeta: a. buscava expressão para o sentimento religioso associado à natureza, revestindo frequentemente o poema do tom solene da meditação. b. tentava exprimir a insatisfação do mundo contemporâneo, dava grande ênfase à vida sentimental, tornando o coração a medida mais exata de sua existência. c. buscava a 'naturalidade'. O que havia de mais simples, mais 'natural', que a vida dos pastores e a contemplação direta da natureza; d. tinha predileção pelo soneto, exercitando a precisão descritiva e dissertativa, o jogo intelectual, a famosa 'chave de ouro'; e. acentuava a busca da elegância e do requinte formal, perdendo-se na minúcia descritiva dos objetos raros: vasos, taças, leques.
Das afirmacoes abaixo, em torno do Barroco e do Arcadismo no Brasil, são corretas, apenas, I – O Cultismo (jogo de palavras) e o conceptismo (jogo de idéias) são típicos do Arcadismo brasileiro, preso a uma concepção neoclássica de arte. II - Pessimismo, gosto pelo paradoxo e pelas antíteses, culto do contraste são algumas características do estilo barroco. III - Profundamente relacionado com a Contra-Reforma, o estilo barroco procura a síntese entre o teocentrismo e o antropocentrismo. IV - Os poetas Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga e Basílio da Gama são representantes típicos do Arcadismo no Brasil. a. I e II. b. II e III c. III e IV d. I, II e III e. II, III e IV
Entende-se por literatura árcade: a. a linha européia de produção literária com linguagem rebuscada. b. a linha européia de produção literária que volta aos padrões clássicos. c. a produção de poesia lírico-amorosa da geração byroniana. d. a produção de poesia lírica nacional com retórica aprimorada. e. a linha européia que prega a 'arte pela arte'.
O texto refere-se: a. ao século XVI, correspondente ao florescimento da literatura informativa no Brasil. b. ao século XVII, momento em que se cultiva a literatura barroca. c. ao século XVIII, época que se identifica com o Neoclassicismo. d. às primeiras décadas do século XIX, quando se instaura o Realismo na literatura brasileira. e. à última década do século XIX, correspondente à vigência da literatura simbolista.
A pastora Marília, conforme nos é apresentada nas liras de Tomás Antônio Gonzaga, carece de unidade de enfoques; por isso é muito difícil precisar, por exemplo, seu tipo físico. Esta imprecisão da pastora: a) é suficiente para seu autor ser apontado como pré-romântico. b) é fundamental para situar o leitor dentro do drama amoroso do autor. c) reflete o caráter genérico e impessoal que a poesia neoclássica deveria assumir. d) é responsável pela atmosfera de mistério, essencial para a poesia neoclássica. e) mostra a intenção do autor em não revelar o objeto do seu amor.
Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e as Cartas chilenas são, respectivamente: a) altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na literatura do século XVIII. b) exemplos da poesia biográfica e da literatura epistolar cultivadas no século XVII. c) exemplos do lirismo amoroso e da poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada "terceira geração". d) altas expressões do lirismo e da sátira da nossa poesia barroca. e) expressões menores da prosa e da poesia de nosso Arcadismo, cultivadas no interior das Academias.