Buscar

O que dizer acerca do ensino da linguagem materna ?

A linguagem materna é altamente discutida desde muito tempo, e o que se pode ter como materialidade ao seu respeito ?

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Essa pesquisa irá ajudar você! 

 

A língua materna também se conhece como idioma materno, língua nativa ou primeira língua. Trata-se do primeiro idioma que aprende uma pessoa ou, por outras palavras, da língua que se fala num país, e que é relativa aos naturais/nativos do mesmo.

A língua materna é, sem dúvida, aquela que se domina melhor, no sentido de uma valorização subjectiva que o individuo realiza relativamente às línguas que conhece. Também se trata da língua adquirida de forma natural, através da interacção com o meio envolvente, sem intervenção pedagógica e sem uma reflexão linguística consciente.

Existem regiões onde um sujeito pode ter mais de uma língua materna. É o caso, por exemplo, daqueles que nascem em Mirando do Douro, os quais aprendem a falar, desde a nascença, mirandês e português. O mesmo é valido para descendentes de emigrantes, em que os filhos aprendem duas línguas ao mesmo tempo: a língua dos pais e a língua falada no país de acolhimento.

Em geral, o idioma materno é aprendido através da família, em casa. A habilidade na língua materna é imprescindível para a aprendizagem posterior, uma vez que constitui a base do pensamento. Por outro lado, uma destreza incompleta na língua materna dificulta a aprendizagem de segundas línguas.

 

http://conceito.de/lingua-materna

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais