Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
007 ( UNIRIO – 2014) As críticas relativas aos projetos de aquisição de linguagem oral pelos surdos eram de que o trabalho demandava um tempo enorme de treinamento da fala e dos resíduos auditivos, concorrendo com a escolarização formal que ia sendo abandonada pela importância que era dada à expressão pela palavra oral. Os incipientes resultados dessa perspectiva para a educação dos surdos, que demandavam ensino público de massa, estimularam o surgimento, em meados da década de 1990, de um movimento transnacional, contando com acadêmicos, profissionais da área da surdez e dos próprios surdos, no sentido de apontar outros caminhos para a escolarização e socialização dos surdos. Esse movimento defendia escola

A) regular, utilizando a comunicação total.
B) regular, com aquisição de linguagem oral.
C) inclusiva, com foco na linguagem escrita.
D) de surdos, com ensino bilíngue.
E) de surdos, utilizando a comunicação total.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à questão, precisamos considerar o contexto histórico e as críticas mencionadas sobre a educação de surdos. O texto fala sobre a insatisfação com a ênfase na linguagem oral e a necessidade de um movimento que buscasse alternativas para a escolarização e socialização dos surdos. Analisando as alternativas: A) Regular, utilizando a comunicação total - A comunicação total é uma abordagem que combina diferentes formas de comunicação, mas não é o foco principal do movimento mencionado. B) Regular, com aquisição de linguagem oral - Essa opção vai contra as críticas apresentadas, que questionam a ênfase na linguagem oral. C) Inclusiva, com foco na linguagem escrita - Embora a inclusão seja importante, o foco na linguagem escrita não é o principal objetivo do movimento. D) De surdos, com ensino bilíngue - O ensino bilíngue (Libras e Língua Portuguesa) é uma abordagem que se alinha com as necessidades dos surdos e é defendida por muitos no movimento. E) De surdos, utilizando a comunicação total - Embora a comunicação total seja uma abordagem válida, o movimento mencionado busca um ensino mais estruturado e bilíngue. A alternativa que melhor representa o movimento que surgiu para a escolarização e socialização dos surdos é: D) de surdos, com ensino bilíngue.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

001 (UFAL- 2009) O congresso de Milão aconteceu em 1880 e reuniu os intelectuais da época em um evento que teria consequências terríveis para as comunidades surdas do mundo todo. Nessa ocasião ficou demonstrado que os surdos não tinham problemas fisiológicos em relação ao aparelho fonador e emissão de voz, fato esse do qual derivou a premissa básica: os surdos não têm problemas para falar. Baseando-se nessa premissa, a comunidade científica da época impôs que

A) a língua oral fosse utilizada juntamente com a língua de sinais no processo de ensino-aprendizagem dos surdos. Adota-se então o método de Comunicação Total.
B) as línguas de sinais fossem banidas na alfabetização das crianças surdas, sendo substituída pelo método oral. Somente nas séries superiores, os professores poderiam utilizar as línguas de sinais para ensinar os conteúdos escolares.
C) os surdos deveriam ser submetidos a procedimentos cirúrgicos na tentativa de que pudessem ouvir. Apesar da eficácia destas cirurgias em diversos países, muitos surdos não resistiam às inúmeras cirurgias, o que acarretou na proibição destes procedimentos pela ONU.
D) as línguas de sinais fossem definitivamente banidas das práticas educacionais e sociais dos surdos. Adotou-se o método de oralização.
E) as línguas de sinais fossem utilizadas para apoiar o ensino da língua oral, uma vez que a finalidade da educação de surdos, a partir do congresso, passa a ser a normatização da comunidade surda, tornando-os falantes de línguas orais como os ouvintes.

Mais conteúdos dessa disciplina