Logo Passei Direto
Buscar
Acerca do procedimento do Tribunal do Júri, analise as assertivas a seguir: I- Não pode o magistrado, na decisão de pronúncia, deixar de examinar as circunstâncias qualificadoras do delito, observados os limites próprios do ato. II- Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá recurso de apelação. III- O desaforamento do julgamento para outra comarca poderá ocorrer em razão do excesso de serviço, desde que seja comprovado que o julgamento não poderá ser realizado no prazo de 6 (seis) meses, contado do trânsito em julgado da decisão de pronúncia. IV- O Tribunal do Júri é composto por um (1) juiz togado e por 25 (vinte e cinco) jurados. Quais estão corretas?

(A) apenas I e IV
(B) apenas II e IV
(C) apenas I, II e III
(D) apenas I, III e IV
(E) I, II, III e IV
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada assertiva: I- Não pode o magistrado, na decisão de pronúncia, deixar de examinar as circunstâncias qualificadoras do delito, observados os limites próprios do ato. Verdadeiro. O juiz deve considerar as circunstâncias qualificadoras na decisão de pronúncia. II- Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá recurso de apelação. Falso. A sentença de impronúncia não é passível de apelação, mas sim de recurso em sentido estrito. III- O desaforamento do julgamento para outra comarca poderá ocorrer em razão do excesso de serviço, desde que seja comprovado que o julgamento não poderá ser realizado no prazo de 6 (seis) meses, contado do trânsito em julgado da decisão de pronúncia. Verdadeiro. O desaforamento pode ocorrer por excesso de serviço, conforme a legislação. IV- O Tribunal do Júri é composto por um (1) juiz togado e por 25 (vinte e cinco) jurados. Falso. O Tribunal do Júri é composto por um juiz togado e 7 jurados, não 25. Agora, vamos resumir os itens corretos: - I: Verdadeiro - II: Falso - III: Verdadeiro - IV: Falso Portanto, as assertivas corretas são I e III. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) apenas I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em juízo criminal, é correto afirmar (CPP, art. 263): (A) o acusado que é Advogado pode apresentar defesa “em nome próprio”, sem necessidade de constituição de outro profissional. (B) o acusado que não constituir Advogado será obrigatoriamente defendido por Procurador Municipal ou Estadual. (C) o Juiz não pode indicar Advogado de forma compulsória a um acusado, que sempre tem o direito inalienável de articular a própria defesa, ainda que não seja habilitado para tanto. (D) se for indicado um Defensor Público ao acusado, este não pode desconstituí-lo para nomear um profissional de sua confiança. (E) apenas nos crimes mais graves o acusado deve obrigatoriamente ser assistido por Advogado, podendo articular a própria defesa, mesmo sem habilitação, nos casos em que não está em risco sua liberdade.

A) o acusado que é Advogado pode apresentar defesa “em nome próprio”, sem necessidade de constituição de outro profissional.
B) o acusado que não constituir Advogado será obrigatoriamente defendido por Procurador Municipal ou Estadual.
C) o Juiz não pode indicar Advogado de forma compulsória a um acusado, que sempre tem o direito inalienável de articular a própria defesa, ainda que não seja habilitado para tanto.
D) se for indicado um Defensor Público ao acusado, este não pode desconstituí-lo para nomear um profissional de sua confiança.
E) apenas nos crimes mais graves o acusado deve obrigatoriamente ser assistido por Advogado, podendo articular a própria defesa, mesmo sem habilitação, nos casos em que não está em risco sua liberdade.

Mais conteúdos dessa disciplina