Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Quando administrados, os medicamentos podem alterar as concentrações fisiológicas dos minerais em razão de diminuição da absorção, aumento da excreção ou alteração do metabolismo de tais micronutrientes. Os resultados de tais interações podem ser clinicamente insignificantes ou graves. Vejamos alguns exemplos de interações envolvendo medicamentos e nutrientes. Analise as assertivas a seguir: I. Há evidências de que suplementos de cálcio podem diminuir a absorção de zinco. Por isso, não se deve tomar suplementos de cálcio com refeições ricas em zinco. II. Um efeito da suplementação de cálcio na diminuição da absorção de ferro é possível; entretanto, tal efeito parece ser pequeno a longo prazo. III. O tratamento prolongado com diuréticos tiazídicos e diuréticos de alça pode levar a deficiências totais de potássio e magnésio. IV. O uso de aspirina, que tem sido associado com menor nível sérico de ferritina em pacientes com quadro clínico de inflamação, infecção ou doença hepática. Assinale a alternativa correta:

a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada assertiva: I. Há evidências de que suplementos de cálcio podem diminuir a absorção de zinco. Por isso, não se deve tomar suplementos de cálcio com refeições ricas em zinco. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois o cálcio pode interferir na absorção do zinco. II. Um efeito da suplementação de cálcio na diminuição da absorção de ferro é possível; entretanto, tal efeito parece ser pequeno a longo prazo. Verdadeira, essa afirmação também está correta, pois a interação existe, mas seu impacto a longo prazo é considerado pequeno. III. O tratamento prolongado com diuréticos tiazídicos e diuréticos de alça pode levar a deficiências totais de potássio e magnésio. Verdadeira, essa afirmação é correta, pois esses diuréticos podem causar perda de potássio e magnésio. IV. O uso de aspirina, que tem sido associado com menor nível sérico de ferritina em pacientes com quadro clínico de inflamação, infecção ou doença hepática. Verdadeira, essa afirmação também está correta, pois a aspirina pode afetar os níveis de ferritina em certas condições clínicas. Com base na análise, todas as assertivas (I, II, III e IV) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: c) I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os efeitos desejáveis de fármacos (ou principal) é o de modificar funções corporais de forma a eliminar os sintomas causados pela doença do paciente. Importante destacarmos, também que o fármaco também pode, entretanto, provocar efeitos indesejados (adversos) que, por sua vez, podem provocar queixas, doença ou até́ mesmo levar à morte (LÜLLMANN; MOHR; HEIN, 2017). Os efeitos adversos causados por medicamentos, pode ser causado em sua maioria por falta de conhecimento, pois são muitos. Analise as assertivas a seguir: I. Dosagem excessiva é quando o fármaco é administrado em dosagem maior do que a necessária para o efeito principal, o que afeta outras funções corporais. II. A diferença entre a dose terapêutica (aquela utilizada para tratamento) e a dose tóxica (aquela que gera consequências ao organismo) é chamada de margem de segurança. III. Todos nós possuímos características particulares do funcionamento do organismo, e devido a alguma hipersensibilidade de função corporal, podem ocorrer efeitos indesejáveis, até mesmo em doses “normais”. IV. O anti-histamínico e neuroléptico prometazina, é capaz de interagir com vários tipos de receptores no organismo, sendo assim, consideramos que a sua ação não é específica nem para um órgão nem para um receptor, podendo então gerar efeitos colaterais, devido a facilidade de conexão em vários recepetores do organismo. Assinale a alternativa correta:

a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas I, III, e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina