Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Muitas pessoas não acreditam na interação de medicamentos com os alimentos, mas é fato de que os alimentos possuem interferência sim na ação dos medicamentos, visto que quando metabolizados tornam-se substâncias químicas da mesma forma que os princípios ativos medicamentosos. A respeito da interação de medicamentos com alimentos, analise as assertivas abaixo: I. Alimentos ácidos irão causar problemas na absorção de qualquer droga que seja básica e acelerar a absorção de medicamentos com caráter ácido, e vice-versa. II. Os alimentos mais gordurosos como o leite, podem dificultar a absorção de substâncias químicas solúveis em gordura. III. Alguns medicamentos possuem ação de induzir as enzimas, tornando-se indutores enzimáticos, interferindo na absorção de vários princípios ativos. IV. Os mais comuns são relatados como o ácido ascórbico, presente no limão, laranja e todos alimentos de caráter mais ácido. Assinale a alternativa correta:

a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada assertiva: I. Alimentos ácidos irão causar problemas na absorção de qualquer droga que seja básica e acelerar a absorção de medicamentos com caráter ácido, e vice-versa. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a acidez ou basicidade dos alimentos pode afetar a solubilidade e, consequentemente, a absorção dos medicamentos. II. Os alimentos mais gordurosos como o leite, podem dificultar a absorção de substâncias químicas solúveis em gordura. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, já que alimentos gordurosos podem interferir na absorção de medicamentos lipossolúveis. III. Alguns medicamentos possuem ação de induzir as enzimas, tornando-se indutores enzimáticos, interferindo na absorção de vários princípios ativos. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois alguns medicamentos podem induzir enzimas que metabolizam outros fármacos, afetando sua absorção e eficácia. IV. Os mais comuns são relatados como o ácido ascórbico, presente no limão, laranja e todos alimentos de caráter mais ácido. Falso, essa afirmação é um pouco confusa. O ácido ascórbico (vitamina C) é um exemplo de um composto ácido, mas não é correto afirmar que ele é um dos mais comuns em relação à interação com medicamentos de forma geral. Com base nas análises, as assertivas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: b) Apenas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os efeitos desejáveis de fármacos (ou principal) é o de modificar funções corporais de forma a eliminar os sintomas causados pela doença do paciente. Importante destacarmos, também que o fármaco também pode, entretanto, provocar efeitos indesejados (adversos) que, por sua vez, podem provocar queixas, doença ou até́ mesmo levar à morte (LÜLLMANN; MOHR; HEIN, 2017). Os efeitos adversos causados por medicamentos, pode ser causado em sua maioria por falta de conhecimento, pois são muitos. Analise as assertivas a seguir: I. Dosagem excessiva é quando o fármaco é administrado em dosagem maior do que a necessária para o efeito principal, o que afeta outras funções corporais. II. A diferença entre a dose terapêutica (aquela utilizada para tratamento) e a dose tóxica (aquela que gera consequências ao organismo) é chamada de margem de segurança. III. Todos nós possuímos características particulares do funcionamento do organismo, e devido a alguma hipersensibilidade de função corporal, podem ocorrer efeitos indesejáveis, até mesmo em doses “normais”. IV. O anti-histamínico e neuroléptico prometazina, é capaz de interagir com vários tipos de receptores no organismo, sendo assim, consideramos que a sua ação não é específica nem para um órgão nem para um receptor, podendo então gerar efeitos colaterais, devido a facilidade de conexão em vários recepetores do organismo. Assinale a alternativa correta:

a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas I, III, e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina