Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a contribuição de Taylor para a Teoria Geral da Administração assinale a alternativa incorreta.

a. Taylor utilizou o conceito-chave da divisão do trabalho, apresentado e descrito por Adam Smith em seu livro seminal “A Riqueza das Nações”.
b. O modelo de gestão da produção desenvolvido por Taylor tinha por propósito a busca de soluções para o desperdício de material, matéria-prima e tempo, e para o baixo nível de produtividade do operário daquela época.
c. Taylor idealizou a especialização por função no processo de produção industrial, o denominado modelo de supervisão funcional – um supervisor para cada função.
d. Taylor concluiu que todo trabalho manual podia ser reduzido a movimentos elementares, as Therbligs, necessários à execução de qualquer tarefa.
e. Taylor desenvolveu o “estudo de tempos e movimentos”, para cada tarefa os movimentos e seus respectivos tempos de execução.
User badge image
Discussões sobre Modelos de Gestão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta sobre a contribuição de Taylor: a) Taylor utilizou o conceito-chave da divisão do trabalho, apresentado e descrito por Adam Smith em seu livro seminal “A Riqueza das Nações”. - Correta, pois Taylor realmente se baseou na divisão do trabalho de Smith. b) O modelo de gestão da produção desenvolvido por Taylor tinha por propósito a busca de soluções para o desperdício de material, matéria-prima e tempo, e para o baixo nível de produtividade do operário daquela época. - Correta, esse era um dos objetivos principais de Taylor. c) Taylor idealizou a especialização por função no processo de produção industrial, o denominado modelo de supervisão funcional – um supervisor para cada função. - Correta, essa é uma característica do modelo de Taylor. d) Taylor concluiu que todo trabalho manual podia ser reduzido a movimentos elementares, as Therbligs, necessários à execução de qualquer tarefa. - Incorreta, pois o termo "Therbligs" foi criado por Frank Gilbreth, não por Taylor. e) Taylor desenvolveu o “estudo de tempos e movimentos”, para cada tarefa os movimentos e seus respectivos tempos de execução. - Correta, isso é uma parte fundamental do trabalho de Taylor. Portanto, a alternativa incorreta é: d) Taylor concluiu que todo trabalho manual podia ser reduzido a movimentos elementares, as Therbligs, necessários à execução de qualquer tarefa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Chiavenato (2014), em Introdução à Teoria Geral da Administração, ao longo da história da humanidade, os prenúncios da administração moderna foram aparecendo aos poucos e com impressionante lentidão. As afirmacoes apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. (V) (F) No livro “O Discurso do Método” René Descartes apresenta o método científico denominado cartesiano, que teve decisiva influência na Teoria Geral da Administração, principalmente nas abordagens normativas e prescritivas, em Taylor, Fayol e seus seguidores. (V) (F) A escala hierárquica, ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade é um aspecto típico da organização militar utilizado em muitas organizações de hoje. (V) (F) Outra contribuição da organização militar para as teorias administrativas é o princípio da dúvida sistemática (ou evidência): não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência – clara e distintamente – aquilo que é realmente verdadeiro. (V) (F) Ao longo dos séculos, a Igreja Católica estruturou sua organização com uma hierarquia de autoridade, um Estado-maior (assessoria) e uma coordenação funcional para assegurar integração. (V) (F) A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para as demais organizações que, ávidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar os princípios e as normas adotadas pela Igreja Católica. V, V, F, V e V.

No período em que predominaram as corporações de ofício, a produção industrial era controlada pelas oficinas, e o comércio estava limitado a associações regionais que administravam a produção e o consumo. Com o surgimento das fábricas, houve necessidade de dividir o ofício, pois os mestres artesãos eram poucos e limitados à produção em pequena escala. Essa divisão social do trabalho criou novas categorias de trabalhadores, e estes foram divididos em setores, em partes da produção. Nesses cenários descritos, existiam dois processos de fabricação: o processo artesanal e a produção em massa. Sendo assim, analise as proposições a seguir: 1 – No modelo de produção em massa, os produtos são feitos um de cada vez de acordo com as especificações do comprador; 2 – No modelo de produção artesanal, o produto é feito por encomenda e sendo produzido um de cada vez, com os trabalhadores fazendo uso de ferramentas manuais; 3 – No modelo de produção em massa o artesão tem o pleno domínio do processo produtivo e o produto é feito em série, em grandes quantidades, de forma padronizada, pois a produção é uma forma de arte. Após analisar as proposições acima descritas (1, 2, 3) assinale a opção correta:

a. as proposições 1 e 2 estão corretas;
b. as proposições 2 e 3 estão corretas;
c. as proposições 1 e 3 estão erradas e a proposição 2 está correta;
d. as proposições 1, 2 e 3 estão corretas;
e. as proposições 1, 2 e 3 estão erradas.
f. as proposição 1 e 3 estão corretas e a proposição 2 está errada.

Mais conteúdos dessa disciplina