Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à circulação humana, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta:
I) O sangue venoso, que contém o dióxido de carbono excretado pelas diversas células do organismo, passa pelo coração e, circulando por veias, vai até os pulmões.
II) Substâncias não utilizadas pelas células e que podem prejudicar o organismo quando acumuladas, passam para o sangue e são eliminadas pelos rins e pulmões.
III) A nível dos alvéolos pulmonares, o dióxido de carbono é liberado e o oxigênio absorvido pelo sangue. O sangue arterial volta ao coração circulando por veias e daí é bombeado para todo o corpo via artérias.
a) Todas estão corretas.
b) Apenas a I está correta.
c) Apenas a I é falsa.
d) Estão corretas a I e II.
e) Todas são falsas.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I) O sangue venoso, que contém o dióxido de carbono excretado pelas diversas células do organismo, passa pelo coração e, circulando por veias, vai até os pulmões. Correta. O sangue venoso realmente transporta dióxido de carbono e vai para os pulmões. II) Substâncias não utilizadas pelas células e que podem prejudicar o organismo quando acumuladas, passam para o sangue e são eliminadas pelos rins e pulmões. Correta. Essa afirmativa está correta, pois os rins e os pulmões são responsáveis pela eliminação de substâncias tóxicas. III) A nível dos alvéolos pulmonares, o dióxido de carbono é liberado e o oxigênio absorvido pelo sangue. O sangue arterial volta ao coração circulando por veias e daí é bombeado para todo o corpo via artérias. Falsa. O sangue arterial não volta ao coração por veias; ele é transportado pelas artérias para o corpo. Agora, vamos às opções: a) Todas estão corretas. Falsa. b) Apenas a I está correta. Falsa. c) Apenas a I é falsa. Falsa. d) Estão corretas a I e II. Correta. e) Todas são falsas. Falsa. Portanto, a alternativa correta é: d) Estão corretas a I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O termo hipóxia refere-se à condição na qual a disponibilidade ou a utilização de oxigênio está reduzida. Os indivíduos B, C, D e E, relacionados na tabela a seguir, estão submetidos, a diferentes formas de hipóxia. O indivíduo A tem metabolismo de oxigênio normal. Considere que o peso, o sexo e a idade de todos os indivíduos são os mesmos. a) Qual dos indivíduos está sofrendo as conseqüências de uma dieta pobre em ferro? Qual apresenta insuficiência cardíaca e circulação deficiente? Em que dados você baseou suas conclusões? b) Qual deles está sofrendo de envenenamento que impede suas células de usar o oxigênio? Justifique a resposta. c) Observa-se uma aceleração da freqüência respiratória quando sobe o nível de gás carbônico. Explique como isso acontece.

a) O paciente C porque apresenta hemoglobina abaixo do normal, D porque está com um débito cardíaco baixo.
b) O paciente E porque a taxa de oxigênio no sangue venoso é muito próxima à taxa observada no sangue arterial.
c) O gás carbônico estimula o bulbo raquidiano a aumentar a freqüência respiratória.

Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. Sobre os processos fisiológicos: ( ) a circulação nos peixes é fechada, simples e completa, enquanto nos anfíbios é dupla e incompleta, com mistura de sangue arterial e venoso; no homem, é fechada, dupla e completa; ( ) nos rins, a reabsorção tubular é um processo passivo para todas as substâncias, exceto água, sendo controlada pelo ADH (hormônio antidiurético); ( ) no arco reflexo, a resposta motora a um estímulo não depende da percepção consciente; ( ) a hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares; ( ) o FSH (hormônio folículo estimulante) estimula o amadurecimento do folículo, o qual produz estrógenos, que estimulam a produção de FSH, num exemplo de retroalimentação negativa.

V F V V F

Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. Durante os primeiros 4.700 anos da história escrita da humanidade, desconhecia-se o fato mais elementar sobre o sangue - que ele circula. Foram William Harvey (1578-1657) e Marcello Malpighi (1628-1694) que, no século XVII, demonstraram esse fato. O conhecimento sobre a importância evolutiva dos sistemas circulatórios, sua estrutura e as funções orgânicas a eles relacionadas permite afirmar:
(01) O fato de o sangue circular atende à necessidade de distribuição de substâncias às diversas partes do organismo.
(02) A manutenção da corrente sanguínea dentro de artérias, capilares e veias caracteriza o sistema circulatório fechado.
(04) O sistema circulatório foi fundamental para o sucesso evolutivo dos animais pluricelulares.
(08) As funções exercidas através do sistema circulatório prescindem da presença de células no sangue.
(16) Um sistema circulatório aberto dispensa a presença de uma estrutura propulsora do sangue.
(32) A presença de pigmentos sanguíneos está associada à função protetora do sistema circulatório.

Mais conteúdos dessa disciplina