Logo Passei Direto
Buscar
(CESPE / SEDUC-CE/2013) A passagem do século XVIII para o século XIX foi acompanhada do que se denomina dupla revolução, a ocorrência concomitante de mudanças radicais no cenário político e da revolução industrial. Com base nessas informações, assinale a opção correta a respeito das mudanças políticas ocorridas nesse período.

As mudanças ocorridas na França não foram tão radicais quanto as ocorridas nos EUA, devido ao fato de a Revolução Francesa não ter resultado na elaboração de uma constituição.
O poder político que se justificava na crença do direito divino dos monarcas passou a fundamentar-se, com a passagem do século XVIII para o XIX, na ideia de soberania popular.
A Revolução Americana caracteriza-se como conservadora, porque instituiu a escravidão e, consequentemente, a guerra civil.
A Inglaterra, com base no pensamento desenvolvido no Iluminismo, concedeu, de imediato, a independência aos EUA.
Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa tiveram influência restrita e não provocaram alterações em outras partes do mundo.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: 1. As mudanças ocorridas na França não foram tão radicais quanto as ocorridas nos EUA, devido ao fato de a Revolução Francesa não ter resultado na elaboração de uma constituição. Falso. A Revolução Francesa resultou na elaboração de várias constituições ao longo de seu processo, e suas mudanças foram consideradas muito mais radicais. 2. O poder político que se justificava na crença do direito divino dos monarcas passou a fundamentar-se, com a passagem do século XVIII para o XIX, na ideia de soberania popular. Verdadeiro. Essa afirmativa reflete a transição do absolutismo para a democracia representativa. 3. A Revolução Americana caracteriza-se como conservadora, porque instituiu a escravidão e, consequentemente, a guerra civil. Falso. Embora a escravidão tenha continuado, a Revolução Americana é geralmente vista como uma luta por liberdade e direitos, não como conservadora. 4. A Inglaterra, com base no pensamento desenvolvido no Iluminismo, concedeu, de imediato, a independência aos EUA. Falso. A independência dos EUA foi conquistada após um longo conflito, e não foi concedida de imediato. 5. Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa tiveram influência restrita e não provocaram alterações em outras partes do mundo. Falso. Ambas as revoluções tiveram grande influência em outros países e movimentos ao redor do mundo. Com base nas análises, a única afirmativa verdadeira é a segunda: "O poder político que se justificava na crença do direito divino dos monarcas passou a fundamentar-se, com a passagem do século XVIII para o XIX, na ideia de soberania popular." Portanto, a alternativa correta é a que contém essa afirmativa verdadeira. Se não houver uma opção que contenha apenas essa afirmativa, a resposta correta não está presente nas opções fornecidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(FCC /SEC-BA/ 2018) A moderna noção de cidadania emergiu do liberalismo do século XVIII e definiu orientações e preceitos que gradualmente permitiriam a incorporação dos direitos civis, políticos e sociais ao cotidiano dos cidadãos, sendo seus marcos jurídicos principais a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e a Constituição Americana (1787). Considere as afirmativas abaixo a respeito desse novo contexto. I. Os direitos políticos que emergiram nesse período relacionam-se com as garantias materiais dos cidadãos, enquanto os direitos civis referem-se às relações entre os indivíduos e o Estado, e os direitos sociais, por sua vez, correspondem às garantias individuais, como a liberdade de culto. II. A obra que sintetizou esse momento de expansão liberal dos direitos dos cidadãos foi o Leviatã de John Locke. III. Surge pela primeira vez a concepção segundo a qual todo cidadão é um sujeito de direitos, ou seja, tem direito a ter direitos, e lhe é assegurada a participação social e política numa dada comunidade. IV. A conquista e extensão dos direitos da cidadania ocorreu aos poucos, estritamente devido às concessões das classes dominantes. V. Ao conceito de cidadania correspondia um conceito de democracia diferente da antiga democracia dos gregos, pois, ao contrário desta, o poder deveria ser exercido indiretamente pelo povo por meio de seus representantes eleitos. Está correto o que se afirma APENAS em:

III e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
I, II, III e V.
I e II.

(UPENET/ Prefeitura de Pombos - PE / 2017) O Iluminismo foi um movimento de ideias, que se desenvolveu no continente europeu entre os séculos XVII e XVIII, cujo valor supremo era a Razão. Para os ilustrados, ou iluministas, só por meio da razão, ou seja, do ato de pensar, é que a humanidade alcançaria o esclarecimento. Assinale a alternativa CORRETA quanto a Rousseau e Montesquieu.

O suíço Jean-Jaques Rousseau escreveu “Cartas Inglesas”, obra na qual elogia a Inglaterra por ser um país onde havia liberdade de expressão, de religião, e o poder do rei era limitado. Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu, autor do “Espírito das Leis”, dizia que “qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele”. Por isso, era necessário evitar que ele se concentrasse nas mãos de uma mesma pessoa ou grupo de notáveis.
A partir de 1751, foi publicada, na França, a “Enciclopédia”, cujo coordenador foi o suíço Jean-Jaques Rousseau. Para ele, o principal objetivo da sua obra era o de tornar os homens mais instruídos. Montesquieu tem como uma de suas principais obras “O contrato Social”, na qual defende a ideia de que o povo é soberano e que deve prevalecer a vontade geral.
Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu, autor do “Espírito das Leis”, dizia que “qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele”. Por isso, era necessário evitar que ele se concentrasse nas mãos de uma mesma pessoa ou grupo de notáveis. O suíço Jean-Jaques Rousseau tem como uma de suas principais obras “O Contrato Social”, na qual defende a ideia de que o povo é soberano e que deve prevalecer a vontade geral.
A partir de 1751, foi publicada, na França, a “Enciclopédia” cujo coordenador foi Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu. Para ele, o principal objetivo da sua obra era o de tornar os homens mais instruídos. O suíço Jean-Jaques Rousseau escreveu “Cartas Inglesas”, obra na qual elogia a Inglaterra por ser um país onde havia liberdade de expressão, de religião, e o poder do rei era limitado.
Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu, escreveu “Cartas Inglesas”, obra na qual defendia os direitos naturais do homem: direito à vida, à liberdade e à propriedade. O suíço Jean-Jaques Rousseau tem como uma de suas principais obras “O contrato Social”, na qual defende a ideia de que o povo é soberano e que deve prevalecer a vontade geral.

Mais conteúdos dessa disciplina