Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Após ampla mobilização da população, que reconhecia os esforços da Polícia Militar no processo de fortalecimento da segurança pública, foi editada a Lei estadual nº X, que ampliava os instrumentos de atuação funcional da corporação. Apesar do apoio popular, outros grupos de interesse insurgiram-se contra o seu teor, o que levou à prolação de diversas decisões, administrativas e judiciais, em sede de tutela individual e coletiva, que reconheciam incidentalmente a sua inconstitucionalidade, desautorizando a sua aplicação. Ao tomar conhecimento do ocorrido, um legitimado à deflagração do controle concentrado de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou que sua assessoria analisasse a possibilidade de ser ajuizada uma ação, com pedido para o reconhecimento da plena compatibilidade da Lei estadual nº X com a Constituição da República. Foi corretamente esclarecido que esse diploma normativo: (A) somente pode ter sua conformidade constitucional analisada pelo Tribunal de Justiça, não pelo STF; (B) pode ser objeto de arguição de descumprimento de preceito fundamental; (C) pode ser objeto de ação declaratória de constitucionalidade; (D) não pode ter sua constitucionalidade reconhecida pelo STF; (E) pode ser objeto de reclamação constitucional.

(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da questão sobre a possibilidade de controle de constitucionalidade da Lei estadual nº X. (A) somente pode ter sua conformidade constitucional analisada pelo Tribunal de Justiça, não pelo STF - Incorreto. O STF pode analisar a constitucionalidade de leis estaduais, especialmente em ações diretas. (B) pode ser objeto de arguição de descumprimento de preceito fundamental - Incorreto. A ADPF é utilizada para proteger preceitos fundamentais, mas não é o principal meio para analisar a constitucionalidade de uma lei. (C) pode ser objeto de ação declaratória de constitucionalidade - Correto. A Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) é um instrumento adequado para que se declare a compatibilidade de uma lei com a Constituição. (D) não pode ter sua constitucionalidade reconhecida pelo STF - Incorreto. O STF pode sim reconhecer a constitucionalidade de leis estaduais. (E) pode ser objeto de reclamação constitucional - Embora a reclamação constitucional tenha seu uso, não é o principal meio para declarar a constitucionalidade de uma lei. Portanto, a alternativa correta é: (C) pode ser objeto de ação declaratória de constitucionalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nesse cenário, é correto afirmar que estão subordinados ao regime da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) os:

(A) órgãos públicos integrantes da Administração Direta do Poder Executivo, do Poder Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, do Poder Judiciário e do Ministério Público, além das autarquias e das fundações públicas. Por outro lado, a legislação não é aplicável às empresas públicas, às sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios;
(B) órgãos públicos integrantes da Administração Direta do Poder Executivo, do Poder Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, do Poder Judiciário e do Ministério Público, além das autarquias, das fundações públicas e das empresas públicas. Por outro lado, a legislação não é aplicável às sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios;
(C) órgãos públicos integrantes da Administração Direta do Poder Executivo, do Poder Legislativo, salvo as Cortes de Contas, do Poder Judiciário e do Ministério Público, além das autarquias e das fundações públicas. Por outro lado, a legislação não é aplicável às empresas públicas, às sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios;
(D) órgãos públicos integrantes da Administração Direta do Poder Executivo, do Poder Legislativo, salvo as Cortes de Contas, do Poder Judiciário e do Ministério Público, além das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas, das sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios;
(E) órgãos públicos integrantes da Administração Direta do Poder Executivo, do Poder Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, do Poder Judiciário e do Ministério Público, além das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas, das sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

Mais conteúdos dessa disciplina