Logo Passei Direto
Buscar
Homem de 55 anos com diagnóstico prévio de cirrose associada à hepatite B é trazido à unidade de pronto atendimento com quadro de agitação e confusão mental. Não há relato prévio de febre ou sangramento digestivo. Ao exame físico: tem temperatura axilar = 37,5o C; PA = 100/65mmHg; FC = 110bpm; ictérico; ascite tensa; presença de flapping; ausência de sinais neurológicos focais. O hemograma completo apresenta 9.850 células/mm³. A pesquisa de sangue nas fezes foi negativa. Assinale a opção que apresenta maior probabilidade de identificar a complicação apresentada por este paciente. (A) Paracentese diagnóstica. (B) Endoscopia digestiva alta. (C) Ultrassonografia abdominal. (D) Dosagem das bilirrubinas séricas. (E) Tomografia computadorizada de crânio.

A) Paracentese diagnóstica.
B) Endoscopia digestiva alta.
C) Ultrassonografia abdominal.
D) Dosagem das bilirrubinas séricas.
E) Tomografia computadorizada de crânio.
User badge image
EnfermagemEmFoco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar a situação clínica apresentada, temos um paciente com cirrose e hepatite B, que apresenta agitação, confusão mental, icterícia, ascite tensa e flapping (asterixis). Esses sinais podem indicar a presença de encefalopatia hepática, que é uma complicação comum em pacientes com cirrose. Vamos analisar as opções: A) Paracentese diagnóstica - É um procedimento que pode ser realizado para avaliar o líquido ascítico, ajudando a identificar infecções ou outras complicações, como a ascite bacteriana. B) Endoscopia digestiva alta - Geralmente utilizada para avaliar sangramentos digestivos, não é a prioridade neste caso. C) Ultrassonografia abdominal - Pode ajudar a avaliar a ascite e outras complicações, mas não é tão específica para identificar a encefalopatia hepática. D) Dosagem das bilirrubinas séricas - Embora importante, não é o exame que identificaria diretamente a complicação apresentada. E) Tomografia computadorizada de crânio - Geralmente utilizada para avaliar causas neurológicas, mas não é a prioridade aqui. Diante disso, a opção que apresenta maior probabilidade de identificar a complicação apresentada por este paciente é: A) Paracentese diagnóstica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

À luz da Lei Complementar nº 1/1999, do Município de Salvador, Maria poderia ser cedida, mas exclusivamente para o desempenho de cargo em comissão ou função de confiança, com ônus para o órgão ou em entidade cedente. (A) poderia ser cedida, mas exclusivamente para o desempenho de cargo em comissão ou função de confiança, com ônus para o órgão ou em entidade cedente. (B) não poderia ser cedida para atuar em Município diverso, salvo de fosse oferecida contrapartida financeira ao órgão ou à entidade cedente. (C) poderia ser cedida, ainda que não fosse para o desempenho de cargo em comissão ou função de confiança, sem ônus para o órgão ou a entidade cedente. (D) poderia ser cedida, mas exclusivamente para o desempenho de cargo em comissão ou função de confiança, sem ônus para o órgão ou a entidade cedente. (E) poderia ser cedida, ainda que não fosse para o desempenho de cargo em comissão ou função de confiança, com ônus para o órgão ou a entidade cedente.

A) poderia ser cedida, mas exclusivamente para o desempenho de cargo em comissão ou função de confiança, com ônus para o órgão ou em entidade cedente.
B) não poderia ser cedida para atuar em Município diverso, salvo de fosse oferecida contrapartida financeira ao órgão ou à entidade cedente.
C) poderia ser cedida, ainda que não fosse para o desempenho de cargo em comissão ou função de confiança, sem ônus para o órgão ou a entidade cedente.
D) poderia ser cedida, mas exclusivamente para o desempenho de cargo em comissão ou função de confiança, sem ônus para o órgão ou a entidade cedente.
E) poderia ser cedida, ainda que não fosse para o desempenho de cargo em comissão ou função de confiança, com ônus para o órgão ou a entidade cedente.

Mais conteúdos dessa disciplina